Como actualizar a sua velha casa de banho

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje damos ênfase a uma divisão que é infelizmente esquecida pela maioria de nós, aquando uns projetos de renovação: a casa de banho. Se nos esforçamos tanto para ter a casa perfeita e dos nossos sonhos, construir uma sala de estar impecável, realizar um projeto de cozinha funcional, porque não investimos numa casa de banho perfeita?! Afinal é neste lugar que passamos uns preciosos minutos e por vezes umas longas horas. Então porque não decorá-lo e torná-lo agradável? Quem não gosta de tomar uma banho de imersão com muita espuma ou arranjar-se para uma festa? Por isso está na hora de transformar este espaço, num lugar onde terá prazer, de se mimar. 

É claro que umas obras na casa de banho são custosas, quer ao nível financeiro, quer pelo comprometimento das atividades diárias, relacionadas com a higiene básica. Mas será que não vale o esforço? Acreditamos que sim, porque a nossa casa e neste caso mais específico a casa de banho deve e tem de estar ao nosso gosto. No artigo de hoje partilhamos consigo pequenos truques que pode pôr em prática nesta divisão mal amada, que só pede a vossa atenção… e a dos seus convidados. Vai ver que a sua casa de banho vai parecer como nova, sem ter por isso gasto fortunas. 

Selecionamos as 6 dicas mais incríveis que vai querer levar para esse catinho da sua casa, de forma a torná-lo a casa de banho dos seus sonhos!

1- Mais branco é melhor

Uma casa de banho branca é sem dúvida sinónimo de frescura  e quanto mais apostar nesta cor melhor será. Tenha em conta também, que neste espaço nem sempre existe uma janela, como tal o branco ajudará a criar luminosidade e brilho. Neste espaço a brancura é perfeição, expande o interior, já que, geralmente, tem sempre de lidar com metros quadrados limitados.

Sabemos ainda, que numa casa de banho, o mais difícil de renovar é o piso. No caso do seu chão não estar danificado e tiver uma boa aparência, todo o resto do interior adaptar-se-á a ele facilmente e se apostar na cor branca mais fácil será de conjugar. Reparem como nesta casa de banho, o piso tem um padrão mais marcante e de cor preta, sendo que optaram a cor branca e na madeira para neutralizar a percepção do interior. E de facto, resultou bastante bem, não se tornou demasiado carregado ou pesado esteticamente. 

Se pretender pode optar por uma versão branco total na sua casa de banho – azulejos, paredes, louças sanitárias, acessórios e toalhas. Uma lufada de ar fresco que trará à sua casa de banho uma decoração higiénica  e limpa. Se quiser quebrar o branco dê um toque natural, com a madeira, o espaço será ainda mais confortável e acolhedor. 

2- Deixar a banheira retro

Aqui está a prova que nem tudo na sua casa de banho tem de ir fora ou ser mudado, pode perfeitamente deixar a banheira que lá tem, já que o retro está na moda, deixemos as tendências entrar para dentro da nossa casa de banho. Vai ver que a sua casa de banho ganhará um estilo bem próprio, não quer dizer com isso que irá suprimir o que tinha em mente, como uma decoração moderna ou talvez industrial. É bem possível aliar os dois estilos, com a promessa de uma casa de banho digna de uma capa de revista. 

As banheiras soltas, sem serem revestidas de azulejos, deixadas exatamente como são, é uma grande sensação no que toca à decoração de interior, e se tiver um ar retro melhor ainda. Uma prova que nem tudo tem de ser comprado, é perfeitamente possível recuperar o que se tem e atualizar outros.

3- Coordenar uns azulejos modernos

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Casas de banho modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Neste processo de criatividade é sempre necessário considerar dois pontos: a forma e o fundo. Neste caso, o fundo comunica com as paredes, o chão e o estilo que escolheu. Enquanto que a forma refere-se aos materiais que quer utilizar e os móveis que irá escolher para o espaço.

O facto de alterar as paredes implica pensar na atmosfera que existirá nesta casa de banho. Não tenha medo de arriscar nas cores, se pretende um estilo mais audacioso, ou então, opte por um estilo mais minimalista. Neste exemplo de casa de banho portuguesa, concebida pelo arquiteto Tiago Patrício Rodrigues, optou pelo branco total, aliado ao material natural: madeira. Os azulejos escolhidos estão bastante em voga, modernidade aliada ao espírito industrial, que nos remete para as paredes das estações de metro. 

4- Um espelho com uma bela moldura (dourada)

Um espelho muda qualquer interior, tornando-o maior do que parece, sendo a sua capacidade refletora, a sua grande qualidade. No entanto, se ele for bonito e decorado com uma moldura interessante, torna-se ainda mais vistoso e atraente. Sendo que num projeto de casa banho, a moldura é importante e se for em tom dourado melhor ainda. A forma poderá variar desde dos redondos grandes, oval, quadrado ou ainda retangular, deverá considerar o espaço que dispõe.  

Se quiser projetar rapidamente numa nova casa de banho, então invista num bom espelho. Este deve ser grande o suficiente para que possa barbear-se, maquilhar-se ou ainda escovar os dentes. Tenha cuidado na hora de o suspender para que sirva para toda a família. Além deste espelho por cima do lavatório, pode colocar um espelho na vertical, numa das paredes da sua casa de banho, ou até na porta. Um espelho que nos dê um reflexo de nós, de corpo inteiro faz sempre falta em casa. Mas lembre-se que o espelho não pode estar um contra o outro, pois provoca uma múltipla reflexão e é bem desagradável.

5- Torneiras brilhantes e acessórios

As torneiras são peças que denotam desgaste e uso, ao longo do tempo, quer pelo calcário, quer pela utilidade diária. Talvez seja umas das peças que deve alterar nesta atualização à sua casa de banho. São pequenos investimentos que são também importantes, veja se a torneira não fecha bem, está a ter um desperdiço de água, logo um gasto desnecessário. São estes pontos que deve analisar com cuidado. Decerto, que a longo prazo compensará.

Pode também pensar dar um upgrade ao interior, alterando uns acessórios que já pedem reforma e atualizar a casa de banho por tendências atuais e sazonais. Por exemplo, agora que estamos na primavera, pode introduzir um pouco de cor, frescura e detalhes brilhantes. Como talhas coloridas, um tapete fantástico para a saída do banho, um prato original para o sabonete ou um espelho com uma bela moldura, pequenos truques que transformarão a sua casa de banho com um aspeto atual. 

A cortina do chuveiro, também pode estar a precisar de ser mudada, é algo que ganha bolor e bactérias, é verdade que pode ser lavada, mas depois de duas lavagens ela já não fica com bom aspeto. É um item tão acessível que não há razões para não o alterar, além disso, dá logo outra imagem à casa de banho. Dê uma vista de olhos a estes cortinados de casa de banho, um show

6- Cobrir apenas o chão com outro material

Se o pavimento da sua casa de banho requer uma nova vida, pode fazê-lo sem ter de entrar em grandes obras. Pode fazê-lo apenas ao recobrir o antigo. A primeira sugestão é a de cobrir o pavimento com um tapete ou uma carpete, aquece o chão da casa de banho e criará um efeito surpreendente. Selecione um modelo que traga cor, contraste e vida ao espaço. Outra opção barata e rápida é a colocação de vinil, é um chão que se cola por cima dos azulejos, é mais agradável e quente ao toque. É claro que são necessário cuidados devido à humidade própria do ambiente. 

Pode ainda, inspirar-se neste projeto português, onde foi colocado um chão flutuante e pedras à volta da banheira, além de ser ideal para os salpicos da água, tornou o ambiente mais zen. Ideal, não acha?

Ficou com vontade de renovar este espaço da sua casa? Gostou das ideias partilhadas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!