Prós e contras do aquecimento central

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Apartamentos Alfama / Lisboa - Apartments in Alfama / Lisbon, Ivo Santos Multimédia Ivo Santos Multimédia Salas de estar modernas
Loading admin actions …

O que distingue o aquecimento central de um radiador elétrico ou bombas de calor? O aquecimento central é geralmente baseado numa caldeira que aquece a água com combustível (que pode ser gás, óleo, madeira, etc.) e depois a distribui de volta para o circuito de aquecimento central, por toda a casa. A água quente é distribuída nos transmissores (geralmente radiadores) e, quando esfria, retorna à caldeira para um novo ciclo de aquecimento.

O aquecimento central existe em muitas casas, tanto individuais, como coletivas. Mas afinal, quais são os prós e contras do aquecimento central. Devemos todos apostar nele? Quais são os custos? Será que vale mesmo a pena? Quem pode ajudá-lo na instalação? Enfim, estas e muito mais outras questões abordadas neste artigo. Não perca e venha tirar a suas dúvidas com a homify. Vamos lá aquecer o ambiente! 

1. ​Os prós do aquecimento central

O aquecimento central tem várias vantagens, sendo que as três mais importantes são: o conforto do calor conforto; a possibilidade de uma excelente eficiência energética e a capacidade de usar com fontes de energia renováveis.

  • Conforto de aquecimento: o circuito contínuo e cíclico do aquecimento central permite uma excelente difusão do calor. Uniformemente distribuídas, o calor é agradável e permanece sempre o mesmo, ao contrário do aquecedor eléctrico que opera sobre a temperatura desejada, alternando ciclos de aquecimento e pausas que podem afetar o conforto.
  • Eficiência energética: o aquecimento central é relativo e fácil de controlar, ideal para controlar o consumo. Mas a fonte de uma verdadeira poupança é a caldeira. A caldeira é cada vez mais e mais eficiente, com rendimentos de até 110% em termos de kWh P.C.I. No final, a instalação de uma caldeira de condensação a gás ou óleo reduz os custos de energia numa média de 35% e, consequentemente, a conta de aquecimento.
  • Energias renováveis para o aquecimento central: esqueça as velhas caldeiras a gás, a óleo, propano, pois agora e existem caldeiras eficientes, que são alimentadas por energias renováveis, incluindo a madeira. A caldeira de madeira é, por exemplo, uma excelente alternativa para o aquecimento da habitação. A madeira é a energia mais barata do mercado e, portanto, permite que a caldeira de madeira opere a um preço muito atraente. 

2. Os contas do aquecimento central

Além das suas muitas vantagens, o sistema de aquecimento central também apresenta algumas desvantagens. As principais são a necessidade de armazenar energia; um investimento inicial relativamente elevado e o espaço que ocupa. 

  • O armazenamento de energia: algumas caldeiras funcionam com madeira ou petróleo, ou GLP, e isso significa que precisa de ter bastante espaço de armazenamento: um tanque com combustível ou para a lenha. E quem diz armazenamento diz reabastecimento, e isso pode incomodar alguns. Obviamente, a questão não se coloca se estiver ligado ao gás da cidade. O aquecimento elétrico ou a bomba de calor de ar também não representam um problema de armazenamento.
  • Um investimento inicial relativamente alto: entre a compra de aquecedores e o investimento num circuito de aquecimento central com uma caldeira de condensação, o investimento inicial é totalmente diferente. Aquecedores elétricos são baratos de comprar, até mesmo os radiadores mais eficientes, como aqueles com inércia, mas permitem economia de energia a partir de então. Além disso, a eletricidade é a energia mais cara do mercado. Por outro lado, a caldeira e o aquecimento central exigem um investimento significativo que só será lucrativo a longo prazo.
  • O espaço que um aquecedor ocupa numa casa pode parecer um detalhe irrelevante à partida, mas que no dia a dia acaba por causar algum transtorno, já que uma parte da parede de uma divisão não pode ser usada. O radiador ocupa um lugar significativo num espaço e, por isso, não poderá colocar uma peça de mobiliário ou ter cuidado com o que coloca por perto, por causa do calor. 

3. ​Como funciona o aquecimento central?

Este sistema inclui um gerador (caldeira, bomba de calor, coletores solares) que produz calor a partir de óleo combustível, gás, energia renovável ou eletricidade. Este calor é transferido para um fluido de transferência de calor que é a água de distribuição aquecida entre 30 e 80°C, que difundirá o calor que recebeu para os transmissores que são os aquecedores ou os pavimentos aquecidos antes de regressarem frios à caldeira. 

4. Como funciona o piso radiante elétrico aquecido?

Conhecido também sob o termo de piso aquecido, o piso radiante elétrico aquecido é uma solução mais recente e muito procurada nos dias de hoje. Mas porquê? Existem de facto inúmeras vantagens e que têm conquistado cada vez mais. 

Mas afinal como funciona o piso radiante elétrico aquecido?

O modo de funcionamento do piso radiante é bastante simples. Imagine que um grande aquecimento está instalado sob os seus pés, em toda a casa. O calor é difundido e transmitido através de uma rede de cabos ou tubos hidráulicos. Os tubos e cabos são cobertos com uma espécie de argamassa. Isso garantirá uma distribuição regular e homogênea do calor. O sistema é cuidadosamente isolado.

Quais são as vantagens do piso radiante elétrico aquecido?

Este modo de aquecimento tem várias vantagens. Funciona tanto como com um sistema elétrico ou um sistema de aquecimento a gás, óleo ou bomba de calor. De facto, um tubo de distribuição regula todo o fluxo de água no sistema, conectado aos dispositivos.

Os prós do piso radiante:

  • Assegura conforto térmico em toda a habitação;
  • É confortável de usar: a temperatura é de 28° no máximo. Não há, portanto, nenhum risco de ter problemas de circulação relacionados a uma superfície muito quente. Esse era o principal problema nos primeiros sistemas de piso radiante.
  • Poupança de energia: na verdade, ter uma superfície de piso a 18 graus cria a mesma impressão de conforto térmico que outro tipo de aquecimento a 20 ou 21!
  • Funciona a baixa temperatura geralmente: todo o circuito de aquecimento anda a 40° no máximo, em vez de 60/70°, necessário para aquecedores, por exemplo.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens do aquecimento de piso radiante neste artigo: Piso radiante eléctrico a solução que vai querer na sua casa.

Aquecedores de toalhas é possível?

Existem 3 tipos de aquecedores de toalha:

  • aquecedores de água ou óleo que estão ligados ao aquecimento central 
  • aquecedores elétricos que operam de forma independente
  • aquecedores mistos que usam o sistema sob demanda 

Em todos os casos, o calor produzido é suave e homogêneo.

Os radiadores de toalha estão desenhados na forma de uma escada. Estes tubos cruzados planos ou arredondados fornecem aquecimento e servem como suporte para toalhas. Os radiadores com fluído contêm um líquido de transferência de calor aquecido por elementos de aquecimento ou por aquecimento central. Os radiadores sem líquido contêm elementos de aquecimento internos.

A maioria dos modelos são feitos de aço. Alguns têm um design muito original que os transformam num elemento decorativo por si só. 

Os modelos de alumínio têm um aquecimento mais rápido e são mais leves.

Os preços de os aquecedores de toalhas andam por volta dos 70 a 1000€, mediante o modelo, a potência, o design, os recursos de programação, a função de ventilador e o número de tubos.

Como instalar o aquecimento central?

A instalação do aquecimento central deve ser realizada por um profissional experiente. Se não souber não se deve aventurar, já que estamos a falar de algo que põe em causa a segurança da sua casa e, consequentemente, a sua. 

Se precisar de contactos profissionais, aceda aos contactos da nossa plataforma. Clique diretamente aqui. Não hesite em pedir um orçamento gratuito, pois cada é relativo (o tipo de instalação, o número de divisões, as ligações, etc.). 

Leia também: Como poupar no aquecimento e ter uma casa quentinha?

Gostava de instalar aquecimento central em sua casa? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista