Suite | Depois: Quartos modernos por MUDA Home Design

Como adicionar um escritório/zona de trabalho ao seu quarto

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Quantas e quantas vezes o dia de trabalho acaba no escritório ou na empresa, mas continua (muito contra a nossa vontade) em casa? Quantos projectos ou encomendas já finalizou ao computador no sofá?

Para quem costuma levar trabalho para casa é fundamental ter um espaço para o realizar nas melhores condições. Obviamente que a cama ou o sofá podem ser a solução provisória para casos raros, mas quando a situação se repete com regularidade, não oferecem grande apoio ou funcionalidade. 

A solução óbvia é criar um escritório, mas o que fazer quando não há nenhum quarto a sobrar na casa? Neste caso a única solução é incluir o escritório ou a zona de trabalho no local possível. 

O quarto acaba muitas vezes por ser a solução mais simples e cómodas, por isso hoje a homify traz alguma ideias brilhantes para criar uma nova área funcional no seu quarto – o escritório. Não perca!

1 – O revestimento projecta-se

Quartos modernos por homify

A localização da sua área de trabalho vai depender de vários factores, mas em especial da incidência luminosa e do espaço disponível. Para que a criação do seu escritório no quarto seja um sucesso de layout e não um fracasso que lhe rouba toda a funcionalidade do espaço é muito importante fazer vários desenhos de teste.

Para conseguir uma solução perfeitamente integrada e harmoniosa, como esta da imagem, é preciso um bom planeamento e profissionais competentes. A melhor decisão para ter exactamente aquilo que precisa é contratar um designer de interiores que conte com os profissionais certos para concretizar os seus desenhos.

2 – Aproveitando o vão da janela

A criatividade é a mãe de todas as soluções! Neste quarto o gabinete BL Design Arquitectura e Interiores utilizou o vão da janela para colocar uma simples bancada que serve de secretária de trabalho no quarto num aproveitamento muito bem conseguido das condições existentes. Vendo soluções onde outros veriam problemas.

3 – Embutida no armário

: Quartos modernos por Grupo Norma

O estilo minimalista é uma tendência marcante nos designs de interiores actuais. E manter o ambiente livre de desordem, eliminando os acessórios supérfluos no quarto pode ser a chave para um sono descansado. 

Os móveis desenhados e construídos à medida são uma das maneiras mais eficazes de o conseguir, por isso, se gosta de ambientes minimalistas e precisa de um escritório no quarto, pondere incluí-lo num armário polivalente. 

Inspire-se nesta solução criada pelo Grupo Norma!

4 – Uma secretária, uma consola

Quarto Masculino: Quartos modernos por  Rita Salgueiro - Full Ideas

Por vezes as soluções mais simples e evidentes são também as mais acertadas. Uma secretária simples e estreita, à semelhança de uma consola, será suficiente para guardar alguns materiais de escritório e para lhe servir de base de trabalho. 

Aproveite o espaço que tem, seja aos pés da cama, lateralmente à cabeceira ou num recanto, e não se esqueça de uma cadeira confortável, para ter o devido apoio lombar.

5 – Para um jovem

Quarto do Manel | Depois: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto do Manel | Depois

MUDA Home Design

As zonas de trabalho no quarto são muito comuns em quartos de crianças e adolescentes. Pode parecer uma contradição porque muitos adultos não trazem trabalho para casa, mas a maior parte das crianças sim, mas é a realidade que todos conhecemos. Por este motivo não podíamos fazer um artigo sobre zonas de trabalho no quarto sem referir boas ideias para quartos de jovens.

Na imagem acima vemos como a área de trabalho, sóbria e discreta, complementa naturalmente a cama. A sua posição lateral cria um espaço vazio que pode e deve ser utilizado para brincar.

Neste quarto do Traço Magenta – Design de Interiores a secretária de trabalho ficou em frente à cama, mas de costas para ela, evitando assim os intensos estímulos visuaisd gerados pela parede de fotos, que poderiam dispersar a concentração.

6 – Escritório e toucador

Suite | Depois: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Suite | Depois

MUDA Home Design

Por vezes a falta de espaço exige polivalência das áreas funcionais. Isto significa que um móvel pode actuar em duas actividades distintas. 

Na imagem acima, e nas duas abaixo temos casos em que a mesma área é escritório e toucador, sem com isso perder fucnionalidade ou beleza!

Um grande espelho torna o ambiente mais luminoso para o trabalho e auxilia na hora de fazer a maquilhagem. Tudo isto nos mesmos tons e estilo da cama e das mesas-de-cabeceira, para não haver disrupção da harmonia planeada

Quarto Rapariga : Quartos modernos por Areabranca
Areabranca

Quarto Rapariga

Areabranca

Este design feminino e delicado consegue juntar magistralmente as funções de secretária de trabalho, de toucador e de cómoda, sem que se gerem confusões ou equívocos entre as diferentes tarefas.

Se as nossas ideias para quartos de crianças lhe despertaram a vontade de remodelar o quarto dos seus filhos veja como o pode fazer com beliches no artigo ’8 beliches para fazer a alegria das suas crianças’.

Costuma levar trabalho para casa? Onde o faz?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!