Ideias para incorporar uma televisão na cozinha

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Ideias para incorporar uma televisão na cozinha

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Armários de cozinha  por homify
Loading admin actions …

Qualquer pessoa que tenha por hábito cozinhar em casa, sobretudo para a família, sabe do longo tempo passado na cozinha, entre tachos e panelas, a cozinhar ou a limpar. 

Por vezes, após as várias horas passadas entre a confecção dos alimentos e as limpezas necessárias, pouco tempo sobra para ver um pouco de televisão. E não nos podemos esquecer dos horários dos programas favoritos, que tantas vezes acabam por coincidir com o tempo passado na cozinha… Depois das refeições e das arrumações a telenovela já acabou!

O que fazer? Colocar uma televisão na cozinha e ir dando um olhinho enquanto se trabalha! Há várias maneiras de fazer isto, podendo acrescentar à cozinha já construída ou planear a inclusão do ecrã e respectivos cabos no design planeado. 

Se não quer perder pitada do enredo da sua série favorita, mas também não sabe bem como fazer a incorporação de um ecrã de televisão na sua cozinha, este artigo é para si. Junte o útil ao agradável com a homify!

1 – Num suporte ao canto

Armários de cozinha  por homify
homify

Cozinha

homify

Incorporar um ecrã de televisão na sua cozinha tem tudo a ver com posicionamento e com aquilo que pretende fazer com ele. É importante que a visualização do ecrã seja boa a partir de vários ângulos do espaço, inclusivamente da área de refeições, se for esse o seu desejo

A sugestão de posicionamento da imagem acima não é uma ideia inovadora, mas é uma ideia que continua a funcionar hoje e continuará a funcionar no futuro. Colocar o ecrã num canto, num plano elevado em relação ao plano de trabalho vai permitir ver televisão em quase todo o espaço sem grandes esforços posturais.

2 – Por cima do frigorífico

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho: Cozinhas  por Amplitude - Mobiliário lda
Amplitude – Mobiliário lda

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho

Amplitude - Mobiliário lda

Em muitas casas, onde o frigorífico é um item independente dos armários (em que não é embutido), a parede por cima dele não é utilizada para finalidades funcionais, acabando por ficar vazia. Se a sua posição permitir uma boa visualização do ecrã essa parede pode ser uma boa opção para colocar o televisor pois não vai estorvar no normal funcionamento da cozinha. 

Mas não é só a localização do ecrã que interessa para uma boa visualização. Não se esqueça de adquirir um ecrã com as medidas suficientes para ser visível sem esforço a partir da posição mais afasada do aparelho.

3 – Em grande

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho: Cozinhas  por Amplitude - Mobiliário lda
Amplitude – Mobiliário lda

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho

Amplitude - Mobiliário lda

Na cozinha da imagem acima o ecrã foi inserido numa localização privilegiada em relação à bancada de trabalho, especialmente seleccionada para comodidade de quem está a trabalhar nas áreas funcionais do espaço. Mas as suas dimensões bem generosas permitem que as imagens sejam correctamente visualizadas a uma boa distância, servindo também uma eventual área de refeições anexa.

4 – Posicionamento abrangente

Uma cozinha ampla e luminosa onde apetece ficar a preparar iguarias por muito tempo… É assim a cozinha desta imagem! E para que isso não implique abdicar dos programas favoritos colocou-se uma televisão, cuja imagem pode ser vista tanto da bancada de refeições rápidas como a partir da bancada de trabalho ao fogão.

A inclusão deste equipamento na cozinha tem outro senão, que deve ser acautelado. Se reparou com atenção nas imagens anteriores deverá ter reparado que em nenhuma há cabos à vista. Esta deve ser uma precaução estética e de segurança a ter, mesmo que seja uma inclusão após projecto. Se não consegue incluir os cabos por dentro da parede coloque-os em calhas pintadas da cor da parede para uma melhor uniformidade visual.

5 – Posicionamento no open space

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto: Cozinhas  por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design
SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

Já todos sabemos do sucesso dos espaços multifuncionais nos designs de interiores modernos. As cozinhas e salas de estar integradas são uma realidade muito comum nos nossos dias, e no caso da televisão pode ser uma grande vantagem. Basta colocar o aparelho numa posição mais abrangente, onde possa ser visualizado tanto da cozinha como da sala de estar ou da zona de refeições, e tem o problema resolvido! 

Inspire-se neste trabalho do SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design!

6 – Incorporado no mobiliário, por cima do exaustor

Luxo e Imponência | Fotografia de Arquitectura: Cozinhas  por Pedro Queiroga | Fotógrafo
Pedro Queiroga | Fotógrafo

Luxo e Imponência | Fotografia de Arquitectura

Pedro Queiroga | Fotógrafo

Nesta maravilhosa cozinha onde a madeira é rainha e senhora, o ecrã de televisão foi tratado como outro electrodoméstico e embutido nos móveis!

7 – Na parede por trás da bancada

Apartamento Paço de Arcos: Cozinhas  por DV Arquitecto
DV Arquitecto

Apartamento Paço de Arcos

DV Arquitecto

Para acabar queremos deixar uma ideia: a posição do seu ecrã de televisão na cozinha vai sempre depender do layout desta e por isso é importante avaliar factores como a visualização e a distância, mas também a interferência com a funcionalidade do espaço. Seja para instalação posterior, ou para inclusão no projecto de design da sua cozinha é sempre importante fazer uma avaliação rigorosa do impacto que o aparelho de televisão terá no espaço e das vantagens que cada localização pode oferecer.

Para ver muitas ideias de cozinhas modernas, com ou sem televisão, não pode perder o artigo ’Cozinhas modernas: ideias e inspirações’.

Tem televisão na cozinha? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!