Sala e Hall | Depois: Corredores e halls de entrada  por MUDA Home Design

Aparadores de corredor – ideias que funcionam

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Os corredores são aqueles espaços complicados de mobilar… Estreitos, muitas vezes pouco iluminados e usados essencialmente como zonas de passagem, os corredores normalmente acabam mesmo vazios e abandonados. Mas não tem de ser assim! 

Há soluções para aproveitar esse espaço ou apenas para lhe dar um toquezinho especial. Das soluções mais modernas às mais clássicas, hoje trazemos-lhe ideias de aparadores de corredor que não vai querer perder.

Junte-se à homify na demanda por espaços cada vez mais bonitos e encontre a inspiração que procura!

1 – Moderno e elegante

Sala e Hall | Depois: Corredores e halls de entrada  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Sala e Hall | Depois

MUDA Home Design

Comçamos esta selecção por uma imagem absolutamente inspiradora que temos a certeza de querer copiar!

Neste espaço planeado pelo MUDA Home Design o hall de entrada liga-se com o corredor através de de um vão de porta aberto, fazendo com que o espaço fique mais amplo. Assim, para manter a coerência visual, o gabinete optou por colocar no corredor um aparador com a frente a condizer com a da consola do hall. Desta forma, a cor delimita as áreas e os móveis estabelecem continuidade.

O design é uma aposta forte nesta escolha de aparador, com a frente em relevo geométrico suave e as pernas em metal cromado a darem um visual único a um recanto que em última instância ficaria abandonado.

2 – Um toque vintage com muita simplicidade

Corredor: Corredores e halls de entrada  por EMME Atelier de Interiores

Este corredor, parte de um projecto comercial da VON HAFF Interior Design, é todo ele um tributo à importância da boa decoração. Apesar de ter uma composição muito simples, as cores fortes acabam por passar uma impressão forte e marcante. 

Num ambiente dominado pela cor o mobiliário precisava de ser simples e delicado para evitar demasiados estímulos visuais que poderiam resultar numa imagem pouco agradável. Assim a escolha do aparador recaiu numa peça de design simples, com influências retro, estreito e discreto mas com presença suficiente para se destacar.

3 – Designs bem escolhidos

Corredores e halls de entrada  por homify

A escolha de um aparador para o corredor tem de ser bem pensada. É importante evitar peças que tornem o espaço ainda mais apertado do que aquilo que a pouca área destas vias de passagem já sugere!

Apostar em peças esguias, altas e estreitas, como esta da imagem, é sempre uma solução de decoração bonita e bem conseguida. Mas esta imagem tem outra ideia para corredores que não podemos deixar de enfatizar: – uma parede espelhada é perfeita para ampliar visualmente o espaço e para o tornar mais luminoso.

4 – A largura é a chave, mas a cor também pode fazer a diferença

CASA HEITOR: Corredores e halls de entrada  por Jesus Correia Arquitecto

A cor também pode ser uma grande aliada na hora de escolher o aparador para um corredor da sua casa. Um aparador da cor da parede onde se encosta vai quase que fundir-se nela, deixando de pesar no espaço, pelo menos visualmente. Essa opção, aliada a dimensões estreitas, pode ser o factor decisivo para ter um aparador bonito sem que este faça o espaço parecer mais estreito.

Veja este inspirador exemplo de um corredor planeado pelo arquitecto JESUS CORREIA: – é fácil perceber o conceito de simplicidade e leveza deste aparador, perfeitamente adequado para o corredor onde está inserido!

5 – Com muito estilo

A exuberância elegante deste corredor fez com que se tornasse um clássico dos artigos da homify um pouco por todo o mundo. Os seus criadores são os profissionais do gabinete de design de interiores Prego Sem Estopa by Ana Cordeiro que estão de parabéns a diversos níveis, mas aqui interessa-nos o aparador.

A sua cor branca destina-se a servir de apoio às cores fortes que marcam o espaço mas, ainda assim, a sua forma tem voz própria. E isso deve-se sobretudo ao intrincado rendilhado das suas pernas de apoio!

6 – Soluções alternativas

Corredores e halls de entrada  por homify

Demasiado estreito para um aparador convencional? Não deixe ao abandono! Há alternativas interessantes que vão ser o apoio ideal para um pouco de personalização no seu corredor. 

Algumas prateleiras, estreitas e simples, são aparadores de corredor muito pouco convencionais, mas suficientes para dar estilo a esse espaço difícil!

7 – Pinceladas de cor

Casa XXS: Corredores e halls de entrada  por Makers Embassy

Num ambiente em branco total como este corredor da imagem pode-se ser ousado na cor dos móveis e acessórios. 

Em primeiro lugar é importante referir a uniformidade entre chão, tecto e paredes, que dá a este corredor um aspecto contínuo e uma profundidade visual que pode até nem ter na realidade das medidas. É essa a base para pinceladas de cor forte, que se destacam e se valorizam ainda mais. 

Neste caso o aparador azul-marinho, que poderia ser demasiado intenso noutro espaço com mais cor e textura, neste corredor ganha grande protagonismo visual, taco a taco com as obras de arte nas paredes.

8 – O clássico dos clássicos

Corredor dos quartos.: Corredor, hall e escadas  por Blossom decoração
Blossom decoração

Corredor dos quartos.

Blossom decoração

Para acabar uma proposta do mais clássico que pode existir! Sabe aquela arca dos enxovais de casa da sua avó? Não a descarte já como aparador para o seu corredor! 

Embora tenham sido conotadas com um estilo demasiado pesado e antiquado, e de poderem ser um pouco volumosas, estas arcas são perfeitas para criar um estilo shabby chic muito na moda. 

Se não gostar das cores escuras que normalmente as caracterizam pode sempre pintá-las na sua cor de eleição, tornando-se óptimos projectos DIY!

Quer descobrir como dar um ar mais moderno a móveis antigos? Então leia também o artigo ’DIY: Como dar um novo aspecto a móveis de madeira antigos’.

Qual destes aparadores ficava mesmo bem em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!