Quarto unissexo: decoração neutra para quarto de criança | homify Quarto unissexo: decoração neutra para quarto de criança

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Quarto unissexo: decoração neutra para quarto de criança

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradia em Braga Quartos de criança modernos por NOZ-MOSCADA INTERIORES Moderno
Loading admin actions …

Tem um casal de filhos e eles partilham o quarto, tem um filho que prefere um quarto com uma decoração neutra em termos de género ou pretende, pura e simplesmente, fugir ao estereótipo do rosa para meninas e azul para meninos? Então, este artigo é para si. Quando vemos um quarto infantil cor-de-rosa, associamo-lo, de imediato, a uma menina. O mesmo acontece com o azul. Estas cores podem ser usadas não obstante o género da criança, mas também se pode fugir à tradição e abraçar outras paletas cromáticas.

Hoje, trazemos-lhe alguns projectos, todos eles portugueses, para o inspirar nesse sentido. São quartos que não gritam, de forma categórica, sou o quarto de uma menina ou sou um quarto de um menino. Pelo contrário, são espaços versáteis e pejados de pormenores originais. 

Está curioso? Então, acompanhe-nos. 

1. Escolher um tema

Projecto Residencial - Alto dos Moinhos, Lisboa Quartos de criança modernos por TRAÇO 8 INTERIORES Moderno
TRAÇO 8 INTERIORES

Projecto Residencial – Alto dos Moinhos, Lisboa

TRAÇO 8 INTERIORES

Um bom ponto de partida para qualquer projecto de decoração passa pela escolha de um tema. Depois de definido o tema, é muito mais fácil escolher as cores, os móveis e os objectos de decoração. Neste quarto, por exemplo, os decoradores inspiraram-se nos tons alegres dos lápis de cor para trabalhar a decoração. O papel de parede lembra-nos uma caixa de lápis de cor acabada de abrir e a decoração segue-lhe o mote com mantas coloridas aos pés da cama, cortinas às riscas dentro dos mesmos tons e cabeceiras de cama com um debrum verde água. Repare, no entanto, que a base do quarto é branca, o que o torna mais fácil a inclusão das cores. 

Há muitos temas neutros que podem servir como tema: florestas, oceanos, o Espaço, riscas, as personagens dos desenhos animados, e assim por diante. 

2. O cinza não compromete

O cinza é a cor neutra por excelência e é ela que impera neste quarto que não sabemos se pertence a um rapaz ou a uma rapariga. O elemento mais infantil é a tenda, mas nem ela nos dá essa informação. O resto do espaço surge decorado de forma sóbria com uma generosa cama de casal e têxteis que exibem um padrão clássico às riscas. É o quarto perfeito para a transição entre a tenra idade e a adolescência e a neutralidade e simplicidade da decoração consentem que se façam alterações à medida que o/a jovem cresce e muda os gostos. 

3. Personalizar

Quarto do Diogo Quartos de criança escandinavos por Homestories Escandinavo
Homestories

Quarto do Diogo

Homestories

O quarto de uma criança merece sempre um toque único que seja capaz de lhe despertar a imaginação e de a fazer sentir protegida e amada. A imagem acima mostra-nos o delicioso pormenor de uma frase que personaliza o ambiente e lhe empresta uma nota original e diferenciadora. 

Pode ir buscar uma frase para o quarto do seu filho a um poema, a um conto para crianças ou até à letra de uma música. Uma coisa é certa: ficará bem em qualquer que seja o quarto. 

4. Verde água

Quartos de criança escandinavos por homify Escandinavo

Quarto Infantil Quartos de criança modernos por Areabranca Moderno
Areabranca

Quarto Infantil

Areabranca

Como se percebe pelas duas imagens anteriores, o verde água é uma cor tendência. Com a sua frescura, doçura e leveza, trata-se de uma tonalidade que se adequa na perfeição a um quarto de bebé, de criança ou de jovem, independentemente do género. O verde água fica particularmente bem quando combinado com madeiras claras, branco e com apontamentos em preto como é o caso do papel de parede às bolinhas do quarto com beliche. O que lhe parece? 

5. Ainda os neutros

O quarto do João e do Henrique Quartos de criança escandinavos por Homestories Escandinavo
Homestories

O quarto do João e do Henrique

Homestories

O quarto do João e do Henrique Quartos de criança escandinavos por Homestories Escandinavo
Homestories

O quarto do João e do Henrique

Homestories

A escolha de cores é, sem dúvida, fundamental quando se trata de decorar um quarto unissexo. O quarto acima destina-se a dois meninos, mas podia perfeitamente ser para duas meninas ou para um menino e uma menina. Porquê? Porque nele preponderam os tons neutros como o branco, o preto e o cinza. O espaço é moderno, despojado e jovial e mostra-nos uma mão cheia de ideias para aplicar em quartos de criança/juvenis. Temos as casinhas de madeira a servir de prateleira, o vinil com um anjo num baloiço, os quadros com imagens a preto e branco e uma área de trabalho muito bem planeada para que nenhum dos irmãos se atropele enquanto estuda e faz os trabalhos de casa. 

6. Quarto de bebé

Quarto de Criança Quartos de criança clássicos por Stoc Casa Interiores Clássico
Stoc Casa Interiores

Quarto de Criança

Stoc Casa Interiores

Decorar o quarto de um bebé é uma tarefa divertida e ternurenta. Se é o primeiro filho, e sobretudo se pensa ter mais, privilegie uma decoração neutra que funcione para um segundo ou terceiro bebé. Se abraçar em pleno o cor-de-rosa ou o azul, pode, mais tarde, sentir-se tentado a mudar tudo, o que implica mais gastos. Para evitar que isso aconteça, visite tons como o bege ou os outros já acima mencionados e uma decoração clássica que se adeque a menino e a menina. Mais tarde, os seus filhos vão revelar as suas preferências e, nessa altura, pode ser mais específico no que toca à decoração do quarto.


Recomendado: 
- Ideias irresistíveis para o quarto do seu bebé

7. Cores mais arrojadas

por homify Escandinavo

Se os espaços com tons claros e neutros não são para si, então arrisque em cores vibrantes como o amarelo ou o coral. O amarelo harmoniza-se com o branco e o preto e interrompe-os energeticamente, transformando, por completo, a decoração. O coral é uma cor quente e elegante que, para além de ficar bem com o amarelo, também pode ser combinada com o cinza, o branco, o verde água, entre outras. A nossa sugestão é que introduza estas cores com cautela, sob pena de, mais tarde, se acabar por cansar. Se, em vez de as usar nas paredes, as incluir em detalhes, a probabilidade de se saturar delas e de sobrecarregar o ambiente é menor. 

De qual destes quartos mais gostou? Qual é o mais original? Vai tirar daqui ideias para o quarto dos seus filhos?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!