Como melhorar o ambiente do seu escritório em 6 passos!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Um dia, Confúcio disse Escolhe um trabalho que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. Apesar de ser óbvio o que este pensador e filósofo chinês quis dizer com esta célebre frase, é claro que nem todos temos a sorte de encontrar ou de ter a carreira ideal, pelo que há dias em que não nos apetece sair da cama e enfrentar tudo o que temos para fazer. No entanto, quer seja o rei do home office, quer tenha que ir para a empresa onde trabalha, há algumas medidas que pode tomar para melhorar o ambiente! Estando em casa, será mais fácil implementá-las… mas se acreditar que valem a pena, fale com os seus colegas e com os vossos superiores e dêem aquele upgrade ao vosso espaço de trabalho! Em último caso, lembrem-se do argumento mais forte: é pelo bem da produtividade! São 6 dicas super importantes e que podem efectivamente mudar o seu dia-a-dia e a maneira como encara a sua profissão. Tem aí papel e caneta? Então comece a apontá-las já a partir do próximo parágrafo!

Aposte na ventilação

Já que estamos a falar do ambiente, lembre-se de promover a renovação do ar, através da abertura de janelas. É importante que o ar circule para que o ambiente não se torne pesado e para que o seu cérebro continue a ter um aporte suficiente de oxigénio. Melhora a sua concentração, não se sentirá tão cansado e terá melhores resultados!

Evite utilizar mobiliário de massas

Moradia - Viana do Castelo , Portugal: Escritórios e Espaços de trabalho  por MyWay design
MyWay design

Moradia – Viana do Castelo , Portugal

MyWay design

Começamos por lhe deixar esta dica: utilize no seu escritório mobiliário com vida e história, em detrimento de móveis feitos para as massas do mercado. É o seu local de trabalho e para saturar o ambiente já bem bastam os procedimentos e normativas que vêm de superiores. Portanto, se quer tornar o seu espaço de trabalho num sítio bonito e personalizado, procure uma secretária antiga (pode ver se negoceia com o seu avô em relação à sua secretária ou visite lojas de produtos em segunda mão), uma estante com um toque seu ou construa você mesmo o seu mobiliário! Verá que no final, a sua vontade de passar horas no seu escritório será maior do que se tivesse sido tudo mobilado com mais uma secretária igual à de todos os seus amigos. Afinal de contas, a ligação que terá com este espaço será quase familiar!

Exiba obras de arte

Catarina´s house: Escritórios e Espaços de trabalho  por COISAS DA TERRA
COISAS DA TERRA

Catarina´s house

COISAS DA TERRA

Suas, dos seus filhos, de amigos, familiares, de artistas locais ou conhecidos… mas exiba-as! E porquê? Porque elas vai alegrar o ambiente, preenchendo-o sem ser com mais trabalho. Em relação a cores, opte por aquelas que o relaxem ou que o divirtam. Não traga para o seu escritório peças que o façam sentir-se em baixo ou que sejam demasiado pesadas, pois o que pretende com a presença delas é tornar o ambiente mais suave e tranquilo. Peças com história ou da História podem ser bem-vindas, como por exemplo esta escultura do Fernando Pessoa apresentada pelos arquitectos de interiores Coisas da Terra.

Use a luz do sol

Se tem a sorte de ter o seu escritório com uma excelente orientação, aproveite-a e desfrute ao máximo da luz solar que vem lá de fora nos dias bonitos! Deixar que o sol inunde a sua área de trabalho vai, contrariamente ao que pode pensar, animá-lo mais do que deprimi-lo. É certo e sabido que o sol nos alegra o espírito e nos devolve alguma energia, pelo que será mais forte a onda de boa disposição que lhe provocará do que propriamente a depressão de não estar a aproveitar esse dia de sol lá fora. Desta maneira, opte por janelas que permitam a sua abertura e cortinas em tons claros que deixem passar a luz natural. Preferencialmente, coloque a secretária perto dessa janela, aproveitando assim esse sol sempre que estiver a trabalhar.

Traga plantas para o espaço de trabalho

Jardim  por Rowen & Wren
Rowen & Wren

Brent Verdigris Plant Pot

Rowen & Wren

As plantas trazem imensas vantagens com elas. Se não acredita nisso, deixamos-lhe aqui 4 boas razões para as trazer para dentro do seu escritório:

1 – Permitem o aumento do oxigénio dentro do seu local de trabalho (ao consumirem o dióxido de carbono que você produz através da sua respiração e libertando oxigénio para o ar, permitem que haja uma reposição dos níveis deste segundo gás, o que será benéfico para si);

2 – Libertam humidade (a presença de humidade dentro de uma divisão ajuda a reduzir a presença de tosses secas, constipações ou dores de garganta, mantendo o seu sistema respiratório mais saudável);

3 – Purificam o ar (continuando na fotossíntese, as plantas absorvem substâncias como o formaldeído ou o benzeno – presentes em fumo de cigarro, plásticos, tapetes, etc. -, transformando-os na raíz em alimento para a própria planta e deixando o ar mais limpo para si);

4 – Melhoram a concentração (há um estudo que comprova que estudantes em salas de aula com plantas estão mais focados do que sem a presença de plantas – vamos testar?).

Promova momentos de diversão e relaxamento

E porque não é só de trabalho que vive uma pessoa… divirta-se!! Sim, é verdade! Principalmente se o seu trabalho envolver criatividade e raciocínio lógico, procure ter algo no seu escritório que lhe permita ter momentos de ócio criativo! E o que é isso do ócio criativo? Pois bem, é um conceito que várias empresas a nível global já aplicam no dia-a-dia dos seus funcionários e que implica ter à disposição dos funcionários coisas como doces, consolas de jogos, redes para descansar ou mesas de snooker. Sugira a adopção destas medidas ao seu chefe ou então aplique-as no escritório lá de casa. Pode também fazer uma remodelação do espaço, pintando-o com cores fortes que o estimulem! Se tem queda para a música, traga o seu instrumento preferido para junto da secretária. Para além do aumento da sua produtividade, a criatividade cresce nesses pequenos momentos de anti-stresse, o que lhe permitirá obter melhores resultados em menos tempo!

Qual a dica que vai aplicar já a partir de amanhã?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!