Depois:   por Alma Braguesa Furniture

Projectos de antes e depois de salas de estar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

sala de estar é o coração de uma casa. É lá que as famílias se reúnem, ao fim do dia, para ver televisão, relaxar e partilhar agradáveis momentos de convívio. Além do mais, é um dos espaços de excelência para receber os convidados. Nesse sentido, não deve ser descurada do ponto de vista decorativo. Pelo contrário, importa que ofereça conforto, funcionalidade e, claro está, que surja enquanto extensão da personalidade de quem a utiliza. 

Hoje, partilhamos consigo cinco projectos de antes e depois de salas de estar. São todos portugueses e as diferenças são assoberbantes. Numas, o espaço fica irreconhecível. Noutras, percebemos que, aproveitando móveis já existentes e acrescentando novas peças, se consegue obter uma área muito mais aprazível. 

Se está a pensar alterar a decoração da sua sala de estar, então acompanhe-nos. Estamos certos de que vai conseguir tirar ideias dos projectos que se seguem.

Projecto #1

Renovação sala de estar Tangerinas & Pêssegos:   por Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto
Tangerinas e Pêssegos – Design de Interiores & Decoração no Porto

Renovação sala de estar Tangerinas & Pêssegos

Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto

Começamos o nosso livro de ideias pelo projecto de remodelação das áreas comuns de uma moradia. O desafio consistiu em actualizar e modernizar os espaços, que se encontravam obsoletos, inserindo-lhes, não obstante, alguns elementos decorativos pré-existentes. 

Como se percebe pela imagem, o espaço, antes da intervenção, acomodava móveis escuros e pesados. Eram peças que sobrecarregavam o ambiente e o tornavam pouco convidativo. Os grandes armários precisavam de sair, os sofás de dar lugar a uns mais cómodos e modernos e o chão, em cerâmica, de ser substituído por um revestimento mais aconchegante.

Vamos ver mais em detalhe a fotografia do depois

Sala de estar Tangerinas & Pêssegos: Salas de estar modernas por Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto

A sala de estar está irreconhecível. A eliminação do volumoso móvel com mini-bar integrado teve imenso impacto no ambiente que ganhou espaço e se tornou mais leve e arejado. O recanto, ao fundo, onde estava esse móvel, tem agora uma banqueta moderna coroada por um espelho redondo e um conjunto de quadros que, parece-nos, já pertenciam aos proprietários da casa e foram aproveitados. 

Os sofás verdes foram substituídos por sofás de linhas clean e uma cor mais clara e têm, de um dos lados, uma mesa de apoio com candeeiro e, do outro, um candeeiro de pé. Ao centro, deparamo-nos com uma elegante mesa de centro redonda forrada com um tecido rosa claro, uma cor que é tendência e que empresta suavidade, delicadeza e romantismo aos espaços. A carpete em cinza claro vem rematar a composição a par com as poltronas de estilo retro compradas na IKEA

Renovação sala de estar Tangerinas & Pêssegos:   por Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto
Tangerinas e Pêssegos – Design de Interiores & Decoração no Porto

Renovação sala de estar Tangerinas & Pêssegos

Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto

É oportuno realçar que a sala de estar também beneficiou da pintura das caixilharias – outrora castanhas – em branco e pela da colocação de cortinas semi-transparentes que resguardam o espaço e lhe proporcionam comodidade. Os tectos, com adornos em gesso demasiado rococó foram simplificados, mas os candeeiros de lustre mantiveram-se. Por fim, mas não menos importante, levantou-se a cerâmica para se colocar um piso em madeira cor de mel. 

Projecto #2

Antes. :   por Alma Braguesa Furniture

Prosseguimos para o projecto de remodelação de um apartamento no centro da cidade de Braga. O apartamento foi pensado para o mercado externo de turismo e transformado com vista a proporcionar aos turistas uma estadia inesquecível na cidade dos arcebispos. 

Antes da remodelação, a sala de estar não tinha qualquer laivo de personalidade. Encontrava-se vazia e era fria e impessoal. Porém, o espaço, rasgado por uma janela com uma dimensão interessante, tinha potencial.

Vamos ver como ficou. 

Depois.: Sala de jantar  por Alma Braguesa Furniture

As paredes da sala de estar foram pintadas de fresco e o piso substituído por um piso em madeira. Esta mera alteração fez diferença. A janela, que se desenvolve sob o comprido, aparece coberta por cortinas brancas semi-transparentes. Durante o dia, as cortinas, pela sua transparência, permitem à luz natural invadir o espaço. Repare que as cortinas se estendem ao longo de toda a parede, oferecendo profundidade à sala. Na verdade, se fossem colocadas só a tapar a janela, acabaria por se gerar um enquadramento estranho no que às proporções diz respeito. 

O espaço desenvolve-se numa lógica de plano aberto com sala de estar, a sala de jantar e a cozinha integradas. A atmosfera é iluminada por luzes suaves e acolhedoras que convidam a ficar e a desfrutar ao máximo do ambiente agradável que se conseguiu criar. 

Venha ver mais de perto a sala de estar que, na imagem acima, está em segundo plano. 

Sala de estar.: Sala de estar  por Alma Braguesa Furniture

Na sala de estar, sobressai a paleta cromática que tem o amarelo como protagonista. Trata-se de uma cor alegre que enche de energia o espaço e nos faz sorrir. As almofadas levaram cor, textura e conforto ao ambiente, assim como o candeeiro de pé e o tapete cinza de pêlo longo. A mesa de apoio surge como uma explosão de cor na divisão. Os quadros, sob o sofá, completam a área. 

Projecto #3

Continuamos por Braga para lhe mostrar mais uma sala de estar que foi intervencionada. Desta vez, confrontamo-nos com um espaço estéril mobilado por um conjunto de sofás pretos, em pele, e peças de mobiliário modernas, também elas em preto. As paredes estavam despidas, não havia pormenores de decoração diferenciadores ou contrastes cromáticos e faltavam têxteis confortáveis, como uma carpete, para tornar o ambiente mais acolhedor. 

Depois:   por Alma Braguesa Furniture

Agora sim! A proposta para a sala de estar prevê a incorporação de uma salamandra e de um papel de parede que imita a textura da madeira. O papel de parede, por estar por detrás do móvel de televisão, gera um ponto focal no espaço. Além do mais, a cor a imitar a da madeira torna o ambiente mais intimista. O sofá com chaise-longue contrasta com as poltronas modernas em amarelo mostarda e pé metálico. A carpete vem trazer a nota de conforto que faltava e segmentar o open space que a sala de estar integra. 

Projecto #4

Reabilitação interior :   por Fabio Pereira & João Fraga, Arquitetos

Reabilitação interior :   por Fabio Pereira & João Fraga, Arquitetos

Esta sala de estar mais não era do que um amontoado aleatório de objectos que geravam ruído visual. Brinquedos, documentos, sapatos e até um estendal se misturavam no mesmo espaço. A cozinha prolongava-se até um balcão em L com superfície em granito que roubava espaço útil à sala. O espaço estava em muito bom estado, mas, em termos de estilo, algo ultrapassado. As poucas peças de mobiliário existentes na sala eram pouco apelativas.

Reabilitação interior : Salas de estar modernas por Fabio Pereira & João Fraga, Arquitetos

Sim, é o mesmo espaço, mas a abordagem decorativa não podia ser mais diferente. A área caótica e pobremente iluminada que vimos acomoda agora um espectacular open space onde não faltam pormenores de design. A bancada em granito desapareceu e a cozinha é agora circunscrita por uma península branca e compacta. Isso permitiu a adição de uma sala de jantar. 

Adjacente a esta área de refeições está a sala de estar com um moderno sofá cinza pontuado de cor pelas almofadas amarelas e verdes (verde esse que se repete nas cadeiras que ladeiam a mesa, o que torna a decoração mais coesa e harmoniosa). A lareira com moldura de pedra foi substituída por uma lareira embutida num volume de madeira de traça minimalista. O tecto tem spots LED que iluminam uniformemente o ambiente.


Recomendado:
- 15 lareiras espectaculares que não pode perder!

Projecto #5

Casalfama - apartamento T0: Casa  por YS PROJECT DESIGN
YS PROJECT DESIGN

Casalfama – apartamento T0

YS PROJECT DESIGN

Terminamos com um projecto que nos mostra que não precisamos de muito para transformar a decoração da sala de estar – ou de qualquer outro espaço. Nesta sala de estar, mantiveram-se muitos elementos. Repare: o sofá é o mesmo, mas foi valorizado por novas almofadas com padrões modernos em diferentes tons de azul; sobre o sofá, em vez da fotografia com uma cor apagada, aparece uma tela com uma pintura abstracta que faz uso de cores vibrantes; no centro, não existia nada, pelo que se acrescentou um tapete e uma mesa de centro que completam o espaço e tornam-no mais funcional; o móvel, que antes servia como suporte para a televisão, é agora móvel de apoio para o sofá, estando a televisão suspensa. Ao fundo, ainda se aproveitou para pôr uma mesa. A janela, antes despida, está agora decorada por cortinas brancas e leves. Xeque-mate. 


Veja mais trabalhos levados a cabo pelos decoradores registados na homify.

Qual destas transformações mais o impressionou? Conte-nos tudo! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!