As regras de sala de estar que precisam de ser quebradas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje queremos fugir ao padrão, aquilo que é supostamente normal e usado em todas as salas de estar. Afinal é bom sermos diferentes, marcar a irreverência e mostrar personalidade, um pouco como uma assinatura nossa. Na verdade não existe nenhuma regra que nos leva a ter esta ou aquela peça, na nossa sala de estar. De facto, este modelo padrão está tão impregnado na nossa mente, que automaticamente deixamo-nos levar na hora da decoração, mas não tem necessariamente de o ser…  

Porquê ter uma televisão na sala de estar? Ou cortinas nas janelas da sala? E as plantas são assim tão vitais para decorar? Estas são algumas das questões que são debatidas neste artigo, esperamos com elas vos levar à reflexão da necessidade ou não de alguns elementos, partilhando convosco ideias e inspirações que poderá substituir, de forma a fugir ao padrão. A regra de ouro deste artigo é que não existem regras!

Quer ser rebelde e fugir ao padrão? Então este é o caminho a seguir…  

Use o braco – nunca se irá cansar de uma sala de estar desta cor

Quando decidimos pintar a nossa sala de estar, pensamos que é dessa vez que a vamos pintar de uma cor mais vibrante e forte, pensamos ganhar coragem… mas depois fica-se indeciso, sem certezas se ficará bem ou não, se se gostará ou não do resultado e se a longo prazo não se irá cansar. Na sombra das dúvidas aconselhámos a não avançar e a manter-se na cor branca, é claramente a mais certa, é aquela que irá sempre resultar bem, independentemente do estilo ou das cores da decoração. A longo prazo é a cor que melhor funciona, além de favorecer a luz.

É claro, que não existem regras para pintar a sua sala de estar, pode até mesmo colocar papel de parede se pretender, mas faço-o com certeza, de modo a não errar e a não ter uma sala de estar fracassada por causa de uma má escolha, como uma parede, que marca tão bem o espaço. 

Não há nenhuma regra que diz que a TV deve ser a estrela da sala de estar

Sala de estar significa para a maioria da população mundial: ter uma televisão. Mas será este equipamento tecnológico tão fundamental, ao ponto de colocá-lo imprescindivelmente no tal móvel da sala ou fixá-la à parede?! Arriscamos e dizemo-lhe que não! 

Não existem regras ou obrigações que nos levam a ter uma televisão na sala de estar. É verdade este espaço é a zona do descanso, do relaxe e do bem-estar, mas esta procura de sensações não se fazem obrigatoriamente a ver televisão. Deixamos para trás momentos de convívios importantes, de conversas em família, de jogos de sociedade, a leitura de um bom livro… Quando foi a última vez que esteve na sua sala de estar a desfrutar da vida na sua pura essência, sem ser a ver televisão? Talvez remonta há muito tempo… então poderá estar na hora de esquecer um pouco a televisão e desfrutar de outras coisas tão boas e importantes. Vai ver que a sua sala de estar e você vão ganhar outro estado de alma.

Ok pode ignorar o sofá – Não há nenhuma regra que diga que se deve ter um sofá

E o sofá? Será que ele tem mesmo de estar naquele canto da sala de estar?! Não, é claro. Podemos substituir esta peça tão imponente por outras, o que é bastante positivo para mudar facilmente os layouts, assim que se cansar. Por exemplo, poderá optar por cadeiras, poltronas, puffs ou ainda almofadas, muito ao mood japonês, não prescindindo por isso do conforto da sua sala de estar. Uma ideia para tirarem nota, tendo em conta que poderá ficar bem mais em conta do que a compra de um sofá.

Veja como nesta sala colocaram diferentes tipos de assentos, bem confortáveis e bonitos, sem retirar por isso o lado cozy que se espera neste lugar.

Não é verdade que uma sala sem plantas é um espaço morto. Pode refrescar com pedras, galhos, areia…

Casa  por bSquary Designs
bSquary Designs

Regal bTokyu 4u

bSquary Designs

Não vamos negar, é claro que a Mãe Natureza tem um poder decorativo enorme, o ambiente fica com vida, preenche um espaço que se pensava morto. Porém, não existem regras e podemos quebrar aquilo que nos parece tão visto. Existem opções bastante interessantes e que tornam também o ambiente com vida, usando elementos naturais, tais como as pedras, os galhos, a areia, as conchas…  

Aproveite agora o bom tempo primaveril, para trazer estes elementos de um passeio de fim-de-semana e dê-lhes oportunidade de brilhar na vossa decoração de sala de estar. Dentro de vasos, pratos, espalhadas num móvel, enfim escolha uma nova finalidade para eles. 

Com esta ideia, já quebrou uma outra 'regra'!! 

Não tenha medo de misturar estilos de mobiliário. As suas cadeiras não têm de ser todas iguais

Pode gostar mais de um estilo que de outro ou então gostar mais do que um, e não saber qual levar para a sua sala de estar. Não se preocupe que ninguém lhe dirá que só pode usar um, pelo contrário, pode levar até à sua sala o melhor de cada estilo, combinando assim peças de mobiliário e elementos decorativos diferenciados, que no fundo trarão uma riqueza inigualável ao ambiente. 

Tenha o cuidado de misturar com bom gosto, de forma a que haja harmonia e estilo neste espaço de lazer e de descanso. Tome nota deste belo exemplo, em que combinaram diferentes cores, peças e  até mesmo os assentos, existem quatro tipos diferentes, é que eles seguiram a regra de ouro deste artigo!

As suas janelas podem ser bonitas sem cortinas

Se por um lado defendemos o uso das cortinas, por filtrar a luz e a vida por detrás das janelas, por outro lado apetece-nos ser rebeldes e dizer que hoje não há cortinas na sala de estar! É que nada é obrigatório na decoração, ela é simplesmente aquilo que cada proprietário idealizar. E se quiser não colocar cortinas na sua sala de estar, terá o privilégio de estender o exterior para dentro da sua casa, receber mais luz e ver o luar, numa noite estrelada. 

A arquiteta portuguesa Pureza Magalhães optou por não seguir regras, deixando as janelas despidas de tecidos, sem por isso perder encanto, em cada recanto deste espaço!

Quer fugir às regras? Então siga as dicas!!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!