Tipos de cercas e muros para delimitar o seu terreno com estilo | homify | homify Tipos de cercas e muros para delimitar o seu terreno com estilo
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Tipos de cercas e muros para delimitar o seu terreno com estilo

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Moradia MPM Casas modernas por Arquihom, Lda Moderno
Loading admin actions …

Possui uma casa e esta não está delimitada por uma cerca? Ora bem, para demarcar a sua propriedade e garantir o seu acesso, tem várias soluções: uma cerca feita de madeira, PVC, ferro forjado, vegetal, ou simplesmente erguer um muro de tijolo e cimento. Esta última solução é a mais durável e robusta. Mas como construir uma parede com bloco de cimento? Quanto custa? Qual é o procedimento? Quais são as dimensões (altura máxima)? Qual é a regulamentação?

De facto, fechar a nossa casa é um investimento que raramente nos arrependemos, que compensa a longo prazo. É uma proteção e valoriza a habitação.

Para ajudá-lo neste processo, a homify reuniu toda a informação para avançar com a separação do seu terreno. Descubra os nossos exemplos de cercas e muros e leia o conteúdo informativo. 

A cerca vegetal

Algumas plantas, arbustos e espécies de árvores são usadas, por vezes, para construir uma parede compacta, densa, mas de fácil manutenção. Pode construir a sua parede de plantas com ciprestes, louros, murta, camélia ou faias.

Deve ter em conta que uma cerca vegetal requer uma manutenção regular, para não se tornar invasiva. Em geral, as estacas de flores ou plantas são plantadas no perímetro da cerca. 

Pode consultar um profissional, como um jardineiro ou arquiteto paisagista para a plantação das cercas vegetais, para delimitar o seu terreno. Os preços são relativos ao trabalho e exigência do terreno, mas pode contar mais ou menos com 70 a 90 euros por metro linear.

A cerca de madeira

Jardins coloniais por GREENERIA Colonial

Ao mesmo tempo estética e robusta, a madeira é um material quente e acolhedor que permite fabricar cercas em lâminas ou painéis. As espécies utilizadas para delimitar são variadas: espécies exóticas, pinheiro, etc. O orçamento da cerca deve ter em conta o preço da manutenção. De facto, a madeira é um material que nem sempre suporta as diferentes condições climatéricas.

A longo prazo pode ficar bastante caro. Note que quanto menos nobre for a essência da madeira, menor será o preço do material e a instalação. Quanto mais preciso for, maior será o preço. Conte mais ou menos com 50 a 200 euros/metro linear para uma parede de vedação deste tipo.

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha por RUSTICASA Rústico Madeira maciça Multicolor
RUSTICASA

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha

RUSTICASA

Cerca feita de arame

Casas modernas por ze|arquitectura Moderno

Este material é um dos mais atrativos em termos de preço e para instalar ou remover. Pode ser encontrado com acabamentos em alumínio, plastificado ou galvanizado. A instalação é rápida e a manutenção custará quase nada. No entanto, nem sempre é apropriado para uma boa proteção ou evitar os olhares dos habitantes mais curiosos.

O custo do material, mais a instalação não deverá exceder os 50€. Para arame com acabamentos em aço inoxidável, é possível chegar a 60 euro/metro. A instalação poderá ser feita por si. 

Cerca de PVC

Jardins escandinavos por homify Escandinavo

É mais forte que o arame e dura muito mais tempo. A manutenção é muito fácil e protege muito bem da aparência externa ou do vento. Todavia, um muro de PVC envelhece muito mal e não pode ser pintado de novo. Por isso, deve ser substituído após alguns anos. O preço do metro linear pode chegar a 100 euros. 

Muro em blocos

O muro em blocos é dos mais usados em Portugal. Custa mais caro, mas dura toda uma vida. Pode ser pintado vezes sem conta e é muito resistente. Se quiser proteger e delimitar o seu terreno, os blocos de tijolo (ou betão) serão a melhor solução. No entanto, é um projeto que, provavelmente, não conseguirá realizar sozinho.

Muitas vezes, será necessário um pedreiro que pede até 200 euros/metro linear, desde que a parede não exceda 1,50 metros. Além de 2 metros de altura com as fundações, uma parede de cerca de betão pode chegar a 250 ou mais de 300 euros/metro linear.

Muro de pedra

por homify

A pedra é outro material muito resistente, dura uma vida toda. Não precisa de ser pintado, apenas lavado a pressão, de quanto em quanto tempo. 

O muro em pedra enquadra-se em qualquer estilo de casa e não apenas no estilo rústico. 

Embora seja das opções mais caras é a que compensa mais a longo prazo. 

O muro em pedra pode ser cominado com outros materiais acima mencionados.

Grade em ferro forjado

O ferro forjado é um clássico para delimitar terrenos. Conforme o design da cerca, este apresenta-se bastante seguro. Para filtrar os olhares indiscretos, este pode ser combinado com madeira ou arbustos. 

Há todos os tipos de design, do mais simples ou mais rebuscado, para um acabamento mais clássico. 

Que leis existem e o que deve saber sobre delimitar um terreno?

CASA CM_PÓVOA DE VARZIM_2015 Casas minimalistas por PFS-arquitectura Minimalista
PFS-arquitectura

CASA CM_PÓVOA DE VARZIM_2015

PFS-arquitectura

 Delimitação do prédio, Artigo 19º – Vedações:

  • 1. Os muros de vedação do interior dos quarteirões não podem exceder 2,00 m de altura, a contar da cotado terreno, admitindo-se um máximo de 3,00 metros se forem enquadrados por eventuais anexos, sendo, em casos devidamente justificados e avaliados, permitidas vedações com altura superior em rede de arame ou material que se considere adequado, na apreciação.
  • 2. Nos casos em que o muro de vedação separe terrenos com cotas diferentes, as alturas máximas admitidas no número anterior serão contadas a partir da cota mais elevada.
  • 3. Os muros de vedação confinantes com o espaço público não poderão exceder a altura máxima de 1,00m quando edificados com material de construção opaco, altura essa que poderá atingir o 1,5 m quando se trate de muros de divisão de propriedade.
  • 4. Sem prejuízo do disposto no número anterior, os muros confinantes com a via pública, poderão ser encimados por gradeamento ou superfície similar, atingindo a altura máxima de 2,5 m na totalidade.
  • 5. Sem prejuízo dos números anteriores, poderão ser exigidas outras dimensões de modo a evitar soluções dissonantes relativamente à envolvente existente.

Deve também consultar as leis vigentes no seu conselho. Procure mais informações junto da sua Câmara Municipal.

Deve contactar um profissional para instalar a sua cerca ou construir um muro?

Moradia MPM Casas modernas por Arquihom, Lda Moderno
Arquihom, Lda

Moradia MPM

Arquihom, Lda

Muitas vezes, a cercas são realizadas por profissionais. A menos que tenha as habilidades necessárias em alvenaria ou paisagismo, não tente fazer as coisas por si mesmo. Um muro de betão, por exemplo, pode ser perigoso para os seus animais de estimação e crianças, especialmente se não for bem construído. Por isso, não vale a pena aventurar-se, contacte um profissional.

Esteja ciente de que muitos fornecedores que definem o preço da cerca não incluem o preço da instalação. Deve questionar sobre isso. Às vezes, eles tendem a baixar os preços quando fornecem alguns dos materiais.

Se precisar de contactos de profissionais pode fazê-lo diretamente na plataforma homify. Aceda ao separador profissionais e afunile a sua pesquisa pelo especialista em questão. Filtre-os pela sua área de residência ou código postal. 

​A manutenção da separação

Se a cerca ou muro que delimita o seu terreno estiver na área do seu vizinho, os custos devem, portanto, ser divididos. Mas atenção se o trabalho já tenha sido feito por si, o novo vizinho não tem que pagar a parte dele. 

A manutenção é dos dois? 

Caso, este recusa-se participar na manutenção regular, será o único proprietário do muro. Poderá tomar todas as decisões sozinho sobre esse muro. Para tal, precisa de ir ao notário para que o seu vizinho assina um ato de abandono de propriedade conjunta.

Conclusão

O preço de uma cerca depende, geralmente, da profundidade das fundações, do perímetro a ser cercado e da altura da parede. Os acabamentos também afetam o preço total. Em média, poderá pagar 8.000 euros por uma parede com 40 cm de fundações e uma altura de 1.30 metros. Este preço é apenas uma estimativa.

Em geral, as paredes construídas em grandes espaços são mais caras do que as construídas em terrenos menores. Por outro lado, um muro com uma cerca de mais de 2 metros, mesmo num espaço pequeno, pode ser tão cara quanto outra menos de um metro em uma superfície relativamente grande. É por isso que recomendamos que peça vários orçamentos antes de fazer a sua escolha.

Leia ainda: Que cerca escolher para o seu jardim?

Qual destes materiais prefere para delimitar o seu terreno?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!