Ideias para conseguir sentar mais pessoas à mesa!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
AM 2014 - Fão, INAIN Interior Design INAIN Interior Design Salas de jantar modernas
Loading admin actions …

Aproxima-se um jantar de família ou uma ocasião especial, como o Natal ou um aniversário, e não sabe onde vai sentar toda a gente? Por mais ampla que seja a sala, este problema pode surgir. Com boa vontade, arranjamos sempre lugar para sentar mais pessoas, mas sermos engenhosos e criativos é fundamental. 

Se tem este problema sempre que recebe, então não se preocupe. Hoje, trazemos-lhe nove soluções para contornar a questão e estamos em crer que, entre elas, encontrará uma – ou mais – que se adequa às suas circunstâncias. Uma coisa é certa: vale tudo menos deixar de organizar um momento especial em sua casa só por falta de espaço. Certo? 

Acompanhe-nos e, lembre-se, todos os projectos incluídos neste livro de ideias são portugueses e sob cada fotografia está o nome do profissional responsável pela decoração, design ou arquitectura do espaço.

Vamos a isso? 

1. Banco de um dos lados ou de ambos

Uma boa opção para mitigar o problema da falta de espaço à mesa passa pela colocação de um banco comprido de um dos lados da mesa ou até de ambos. Enquanto as cadeiras só sentam uma pessoa e ocupam mais espaço, num banco cabe sempre mais alguém mesmo que, no fim, as pessoas fiquem um bocadinho mais apertadas. No fim, o que interessa realmente é que estejam presentes, não é? 

2. Mesa redonda com um pé

As mesas redondas com um pé – e até mesmo as mesas rectangulares ou quadradas que, em vez de quatro pés, têm apenas um, mais robusto, no centro – são mais flexíveis para encaixar as cadeiras. Quantas vezes já quis colocar mais cadeiras e as pernas da mesa não o permitiram ou tornaram o lugar demasiado desconfortável? Pois é. Já todos passámos por isso. Se gosta de receber e organizar almoços, jantares ou qualquer outra ocasião que envolva muitas pessoas, então considere estas mesas em vez das que têm um design mais tradicional.

3. Cadeiras sem braços

As cadeiras de braços são bonitas e extremamente confortáveis, mas ocupam muito mais espaço do que as cadeiras sem braços e, claro está, os bancos. Neste sentido, aconselhamo-lo a privilegiar cadeiras sem braços para conseguir encaixar mais e, por conseguinte, sentar mais pessoas. No entanto, se gosta mesmo da ideia de ter cadeiras de braços à volta da mesa, coloque-as só à cabeceira. 

4. Mesa posicionada ao centro

Se a sua mesa estiver posicionada contra uma parede ou num espaço estreito ou exíguo, perde margem de manobra para acrescentar lugares à mesa. Como é óbvio, pode não ter outra alternativa a não ser colocar a mesa num espaço com essas características, mas vale a pena olhar bem para a configuração da sala e tentar perceber se há forma de pôr a mesa num ponto em torno do qual seja fácil circular.

5. Evitar individuais de mesa

Bem sabemos que usar individuais ou corredores de mesa é uma forma diferente de pôr a mesa para receber os seus amigos e família, mas se o seu objectivo é fazer render o espaço, a toalha é uma solução mais eficaz porque não delimita o espaço individual. 

6. Optar por decorações pequenas

Quando pomos a mesa para uma ocasião especial, podemos querer acrescentar-lhe um toque diferenciador como velas ou arranjos de flores. Porém, estes elementos ocupam espaço. Se vai realmente receber muitas pessoas, aposte em peças pequenas ou dispense-as por completo. Para a mesa não ficar demasiado impessoal, pode comprar uns guardanapos diferentes (tem na H&M Home, Zara Home, IKEA, entre outras lojas) e usar aquela louça que tem reservada para estes momentos.

7. Ter um aparador ou outro móvel de apoio

O aparador é um móvel elegante que aparece, com frequência, na sala de jantar: e não é por acaso! Para além de decorativo, o aparador serve como apoio à mesa, o que significa que pode pousar sobre ele uma série de coisas que ocupam espaço desnecessário na mesa, impedindo que se coloquem nela mais lugares.  

8. Escolher louça pequena

Se organiza frequentemente almoços ou jantares com muitas pessoas, então, em vez de pratos em grande escala, opte por um serviço com pratos de pequena dimensão. Eles ocupar-lhe-ão menos espaço sobre a mesa. 

9. Uma mesa extensível

Não podíamos deixar de incluir neste artigo as mesas extensíveis. Pequenas quando fechadas, mas capazes de acomodar um exército quando abertas, são as mesas ideais para espaços não muito grandes que, de quando em vez, são usados por muitas pessoas. 

10. E se nenhuma destas soluções funcionar?

Se nenhuma destas soluções funcionar para o seu espaço, pode organizar um estilo de jantar diferente: usa a mesa e/ou o aparador como suporte para as comidas e bebidas – tipo buffet – e cria um recanto só para os pratos, copos, talheres, guardanapos e assim por diante. Desta forma, cada convidado se serve e circula no espaço, sentando-se onde quiser. Para uma festa desta natureza, escolha uma ementa que inclua pratos fáceis de comer ou opte por finger food


Recomendado:
- Os melhores móveis de sala de jantar!

Estas ideias foram-lhe úteis? Deixe-nos o seu feedback! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista