MASTER SUITE: Quartos  por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores

Iluminação de tecto: ideias para todos os espaços da casa!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

O projecto de iluminação de uma casa é essencial para o bom funcionamento, a beleza e o conforto da mesma. Assim, deve ser delineado de forma criteriosa, sendo que cada divisão tem necessidades específicas mediante o uso que lhe damos. No quarto, por exemplo, é preferível ter uma luminosidade suave que nos convide ao repouso. Já na cozinha, são necessárias luzes mais intensas que nos permitam levar a cabo tarefas como a preparação de alimentos. 

Independentemente da divisão, uma coisa é certa: a iluminação de tecto dá sempre jeito porque ilumina uniformemente e com intensidade os espaços. À noite, por exemplo, é provável que estejamos na sala com os candeeiros de mesa ou de pé ligados, envolvidos numa atmosfera suave e repousante. Porém, se quisermos entrar e sair rapidamente da divisão, procurar alguma coisa ou trabalhar dentro dela, pode ser útil ter uma luz que a ilumine de modo mais abrangente. Fazemo-nos entender? 

Neste livro de ideias, vamos percorrer as principais divisões da casa e ver algumas propostas de iluminação. Ora, tome nota. 

1. Iluminação de tecto para a sala de jantar

Se gosta de receber os seus amigos e família aí em casa e tem uma bela mesa na sala de jantar, então não deixe de a complementar com uma iluminação de tecto à altura. Neste espaço de refeições, é quase impossível parar de olhar para o tecto onde encontramos um conjunto de candeeiros modernos em cinza claro com vários tamanhos, mas com o mesmo estilo e formato. É um pormaior de design deveras interessante que torna, por certo, a atmosfera mais acolhedora, intimista e prática. 


Mais sobre o assunto: 
- Iluminando uma sala de jantar

2. Iluminação de tecto para o quarto

Como lhe dizíamos na introdução, a iluminação de tecto é fundamental, mas há divisões que pedem uma luminosidade mais orientada para tarefa ou para necessidades específicas. Este quarto conta com uma tira LED embutida sobre a cabeceira de cama, mas o elemento que remata a decoração é o espectacular candeeiro de tecto em dourado com linhas clean e sofisticadas. Esta peça requintada eleva o quarto e torna-se no ponto focal do mesma.

3. Iluminação de tecto para a sala de estar

E porque a iluminação de tecto não tem, necessariamente, que se materializar em candeeiros de encher o olho, não queríamos deixar de incluir a opção dos spots LEDs embutidos que, compactos e discretos, iluminam na perfeição qualquer ambiente. Invista num regulador para poder regular os spots em termos de intensidade e tornar a iluminação mais ténue ou intensa consoante o que precisar. Para a sala de estar, esta é uma excelente opção. 

4. Iluminação de tecto para a cozinha

Casa em Braga: Cozinhas  por CASA MARQUES INTERIORES

Cozinha | Depois: Cozinhas  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Cozinha | Depois

MUDA Home Design

Na cozinha, deve apostar em sistemas de iluminação independentes para que um interruptor não acenda todas as luzes ao mesmo tempo. Para além das luzes sobre as bancadas, por norma embutidas sob os armários superiores, coloque luzes de tecto suspensas sobre a zona de refeições, seja ela uma mesa, uma ilha, um balcão tipo bar ou uma península. As imagens acima são um bom exemplo de como pode introduzir candeeiros de tecto na cozinha.

5. Iluminação de tecto para a casa de banho

Terminamos com uma casa de banho super moderna onde os spots LED aparecem combinados com candeeiros suspensos sobre a zona do lavatório. O recurso a dois tipos de iluminação cria uma segmentação na casa de banho e define zonas com usos diferentes. A zona do lavatório fica especialmente evidenciada pelos candeeiros finos e compridos que o espelho reflecte, criando uma ilusão de óptica intrigante. 


- Veja as empresas na área da iluminação registadas na homify.

Gostou de algum destes projectos em particular? Diga-nos qual! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!