Vista geral do quarto principal: Quartos  por Arkstudio

Cores de quarto para induzir o sono e relaxar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Tem dificuldade em adormecer ou dormir? Antes de tomar comprimidos para dormir, já pensou em mudar a cor do seu quarto? As cores influenciam fortemente a atmosfera de uma divisão e, portanto, o nosso bem-estar quando estamos nela. A decoração do nosso quarto e especialmente a sua cor dominante podem perturbar, por vezes, o nosso sono… ou, pelo contrário, favorecer! Será que pintar uma parede para dormir melhor é uma solução? 

As cores têm, de facto, um grande poder e causam-nos certos efeitos cognitivos. A cromoterapia, medicina complementar, que vem direto da Índia e da China, consiste em tratar distúrbios do sono e do stresse, expondo as pessoas a certas cores. Estes estudos são hoje tido em conta em escolas, hospitais, etc. Quanto ao quarto, será necessário selecionar em prioridade os chamados tons sedativos, ou seja, que ajudam a encontrar o sono, especialmente no quarto das crianças.

Siga as nossas dicas para tornar o seu quarto um lugar para dormir… em dois tempos!

1. ​Um quarto com tons naturais para um sono imperturbável

Uma casa turística rodeada de serra e mar: Quartos  por alma portuguesa
alma portuguesa

Uma casa turística rodeada de serra e mar

alma portuguesa

Aposte numa paleta de bege, creme, areia ou castanho brilhante para envolver o seu espaço de relaxe.

Elegante no verão e no inverno, este look bem cozy trará uma atmosfera relaxante ao seu quarto. Parede, acessórios decorativos, roupa de cama, tapetes macios, móveis de madeira natural… Esta paleta cromática zen combina subtilmente e declina-se facilmente do chão ao teto. 

Ideal para garantir uma atmosfera romântica e muito acolhedora. Os tons claros serão favorecidos em espaços pequenos onde o brilho é mais escasso. Escolha neste caso um bege claro ou uma cor creme que poderá combinar alguns pequenos toques de cores, muito discretos, como o azul, por exemplo.

​2. Verde para uma atmosfera zen

Quartos  por homify
homify

Apartamento da Glória

homify

O verde está no topo das cores para induzir o sono e relaxar. No entanto, é tudo uma questão de equilíbrio, particularmente num quarto. 

É necessário harmonizar as cores da sua paleta para não obter um resultado que seja muito vibrante. O truque é completar esse tom com uma cor secundária tão suave quanto o azul. O casamento do verde água e azul pastel irá trazer uma doçura real ao seu quarto. 

O verde é uma cor anti-stress e tem o efeito de tranquilizar, trazendo um toque da natureza ao seu quarto. Aposte em alguns acessórios verdes como roupa de cama, almofadas decorativas ou um tapete e não hesite em combiná-los com cores mais naturais. Os mais ousados poderão até mesmo ousar tons mais escuros, que estão muito na moda. A cor verde sálvia também é muito popular no design de interiores. É uma cor suave e subtil que tem a vantagem de se associar facilmente a outras cores suaves, como o rosa pálido ou o azul.

Este exemplo de quarto mostra-nos perfeitamente a associação de cores que deve fazer: verde, azul, branco e tons naturais, trazido pelos materiais. Um quarto verdadeiramente inspirador e relaxante só de olhar para ele. 

​3. Um quarto roxo para uma atmosfera harmoniosa

O roxo é uma cor muito elegante que traz um toque de feminilidade ao ambiente. Este tom tão elegante, como misterioso, envolve o seu quarto num véu de suavidade. 

No entanto, tenha cuidado para dosar adequadamente a cor para evitar a sobrecarga que poderia perturbar o seu descanso. Prefira um roxo profundo ou tons de lilás para obter uma atmosfera relaxante. O roxo trará toda a calma necessária para adormecer pacificamente.

No caso de um roxo escuro, pode pintar uma parede ou duas no máximo será o suficiente. As cores escuras tendem a diminuir visualmente um espaço, fazendo com que perca o seu brilho. Pode ser interessante contrabalançar esse efeito associando-o a uma cor de tinta mais clara e mais macia, como o branco, cinza claro ou o rosa pálido.

Se não quiser pintar nessa cor, tem sempre a alternativa de decorar com apontamentos roxos, como fizeram neste exemplo.

4. ​Cores suaves para um quarto de Feng Shui

Moradia em Barcelos: Quartos  por Atelier Kátia Koelho
Atelier Kátia Koelho

Moradia em Barcelos

Atelier Kátia Koelho

O cor-de-rosa é o cume da delicadeza e irá garantir uma atmosfera relaxante ao seu quarto, e permitirá que durma bem. Pastel ou envelhecido, o cor-de-rosa não só trará um leve toque feminino ao seu quarto, mas dará um efeito reconfortante ao seu quarto. 

Sinónimo de suavidade, esse tom elegante é propício ao devaneio e permitirá que ’caia nos braços de Morfeu’ gradualmente. Combine um rosa pálido com tons cinzentos ou creme para obter uma mistura muito cozy. No entanto, tenha cuidado para não optar por fúcsia ou rosa brilhante, o efeito vibrante dessas cores irão dificultar o seu sono e descanso.

Para um quarto Feng Shui, certifique-se de escolher uma cor dominante suave, que pode então associar a alguns toques de cores mais escuras para trazer um pouco de profundidade à decoração do seu quarto. Outra vantagem do cor-de-rosa  é de ser uma cor alegre que o ajudará a começar bem o dia!

Se gosta de da filosofia Feng Shui não hesite em dar uma vista de olhos a este artigo: Feng Shui no quarto: 7 truques para um melhor descanso.

5. Branco para um espaço cheio de luz

Vista geral do quarto principal: Quartos  por Arkstudio
Arkstudio

Vista geral do quarto principal

Arkstudio

Independentemente do que possamos dizer ou pensar, o branco é – A  – aposta segura para decorar o quarto. Esta cor neutra reflete a serenidade e a tranquilidade para um sono inabalável. É, no entanto, fácil cair rapidamente num efeito clínico estéril e bastante impessoal. Para evitar esse resultado, o truque é adicionar diferentes acessórios decorativos coloridos. Aposte numa paleta de cores pastel como verde água, rosa claro, laranja pêssego ou azul celeste, especialmente em apontamentos, como almofadas e roupa de cama para manter toda a frescura desta atmosfera de decoração. Os tons mais escuros, como o verde, trarão profundidade ao seu quarto, dando aquele toque mais quente. Neste caso, sinta-se à vontade para escolher a cor complementar escolhida em diferentes tonalidades para criar uma transição suave entre o branco e o tom mais escuro.

Um quarto todo branco pode ser acolhedor desde que jogue na mistura de materiais com a roupa de cama, um tapete macio, uma cobertor em linho, etc.

6. ​Azul para um quarto relaxante

Céu, turquesa, índigo ou pálido… O azul é a cor que convida à evasão e ao relaxe. Um tom ideal para o quarto graças à serenidade que transmite.

Use por exemplo um conjunto de azul pastel para acentuar a doçura da sua decoração. Combine esta cor, com outros tons suaves e delicados, afim de evitar alguma tristeza no seu quarto. Por exemplo, associe essa cor a uma paleta cinza. O resultado não será apenas moderno, mas irá influenciar positivamente o seu sono. 

Se o seu quarto tiver naturalmente uma boa luz, pode apostar num azul noite ou outras tonalidades mais escuras. Estes tons darão um caráter forte ao seu quarto e serão suficientes para fazer toda a decoração do espaço. Ao contrário dos tons claros, as cores escuras permitirão o descanso da vista, por simbolizarem a escuridão da noite, que o levará suavemente a descansar… (shiuuubons sonhos!).

Que cor escolher?

Quartos  por homify

Seja qual for a cor escolhida, tenha em mente a regra de três: a primeira cor, a cor dominante, deve ocupar cerca de 80% da superfície colorida, enquanto a segunda cor ocupa 15%. Os restantes 5% são reservados a uma terceira cor frequentemente disponível em acessórios, como almofadas, molduras, mantas ou vasos.

Iluminar o quarto

Apartamento T1 - Martim Moniz: Quartos  por Sizz Design
Sizz Design

Apartamento T1 – Martim Moniz

Sizz Design

Não poderíamos abordar este tema de cores de quarto, sem vos falar da importância do projeto luminotécnico. Este é fundamental para induzir o sono e relaxar. Leia este artigo e aprenda a iluminar corretamente o seu quarto: Decoração de quartos: ideias de iluminação.

Se precisar de ajuda profissional, tal como um decorador ou designer de interiores, não hesite em consultar os contactos da homify. Aceda ao separador profissionais e afunile a sua pesquisa pela sua área de residência ou código postal. 

Qual destas cores gosta mais? Qual é a cor do seu quarto?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!