Remodelação de casa no Lazarim

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Remodelação Casa no Lazarim, CVZ Construcoes CVZ Construcoes Armários de cozinha
Loading admin actions …

Hoje, vamos a Lazarim, uma freguesia no concelho de Lamego, para lhe dar a conhecer o projecto de remodelação de uma casa. A intervenção foi levada a cabo pela CVZ Construções, uma empresa com gabinete em Lisboa. A CVZ presta serviços nas áreas da construção, reabilitação urbana, concepção e construção de projectos e debruça-se sobre projectos gerais de arquitectura e engenharia.

O cliente tinha um orçamento fixo que não podia ser ultrapassado e a CVZ ganhou adjudicação da obra graças ao preço competitivo que apresentou com projecto incluído. O projecto propõe a alteração da zona social que se transforma num open space com a demolição da parede da sala e a remoção da lareira. A sala de estar e a cozinha passam, assim, a estar integradas num espaço amplo e funcional. As redes de infraestruturas, instalações sanitárias e revestimentos de pavimentos e tectos foram alterados. A casa possui uma dimensão total de 134 m².

Prossigamos para as imagens.

1. Cozinha: antes e depois

A cozinha é, hoje em dia, um espaço de extrema importância no contexto habitacional. As cozinhas modernas não mais são áreas isoladas entre quatro paredes, mas sim espaços que se abrem para os adjacentes, formando excelentes zonas de socialização. 

A cozinha desta casa, como se pode ver no canto inferior direito da imagem, era ainda utilizável, mas bastante antiquada e pouco funcional. Os armários estavam obsoletos, assim como a cerâmica que revestia as paredes e as cortinas não eram apropriadas para a área, dada a natureza da mesma. 

Após a intervenção da CVZ, o espaço ficou absolutamente irreconhecível. Venha vê-lo de perto. 

Cozinha: depois

Deparamo-nos, agora, com um espaço minimalista onde o branco prepondera. No ambiente, sobressai a iluminação esbranquiçada que surge embutida no tecto e na península na qual chamam a atenção as estreitas riscas verticais que deixam a luz passar e fazem com que o volume tenha um ar glaciar. Mas serão estas aberturas na superfície da própria península? Hmmm, já vamos saber! 

Os armários exibem uma superfície lisa que dispensa ornamentos desnecessários. São bonitos, modernos e fáceis de limpar. Os electrodomésticos aparecem engastados a um nível mais acessível para quem usa a cozinha. Com o forno mais alto, é escusado os proprietários terem que se estar sempre a baixar para usar o forno. Para quem tem problemas de costas, este aspecto pode ser fundamental. 

Cozinha: depois

Ah pois é! Estas quatro cadeiras, quando arrumadas, passam totalmente despercebidas, parecendo fazer parte da estrutura da península. Criou-se, aqui, uma ilusão de óptica intrigante que, além do mais, é inteligente para optimizar o espaço e torná-lo mais prático. O que lhe parece? 

Cozinha: depois

A intervalar o branco está a bancada preta, onde encontramos uma placa de fogão, e a parede backsplash coberta com um material que mimetiza a superfície da madeira. O contraste criado pela bancada e o material de que se cobre a parede backsplash são bem-vindos neste espaço que, de outra forma, poder-se-ia tornar demasiado frio.

Cozinha: depois

Esta é uma cozinha que dá que falar. O ângulo muda e vemos que há ainda mais áreas de arrumação que se distribuem em torno do frigorífico. A cozinha tem, também, ligação directa ao exterior através de uma porta dupla. 

Sala de estar: antes e depois

Como lhe explicávamos na introdução, a cozinha e a sala de estar, outrora apartadas, estão agora unidas. A parede que as separava foi demolida, mas a península e os volumes no tecto segmentam e organizam o espaço. A sala de estar, à semelhança da cozinha antiga, tinha um desconfortável piso em cerâmica e uma decoração impessoal. O espaço, agora com piso corrido em madeira, é moderno e está preparado para receber uma decoração à altura. 

Casa de banho: antes e depois

Do open space passamos para a casa de banho. O espaço exíguo tinha azulejos demasiado escuros que o fechavam e tornavam umbroso. Os arquitectos optaram por cores mais claras: os azulejos de parede e o piso em cinza escuro deram lugar a superfícies brancas e a um elegante chão em mármore. O móvel do lavatório, de linhas depuradas, tem uma frente escura que se opõe à hegemonia do branco. 

Casa de banho II: antes e depois

As casas de banho eram, ainda assim, mais modernas que o resto da casa. Porém, e especialmente no caso da casa de banho que vemos acima, continham algum ruído visual e móveis que pediam substitutos mais contemporâneos. Nesta casa de banho, para se rentabilizar o espaço, optou-se por um lavatório em vez de dois e por um móvel que, por ser suspenso, empresta leveza à divisão.


Recomendado:
24 fotografias de open spaces para casas de 60 a 100 m²

O que achou desta transformação? Identifica-se com o estilo minimalista?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista