Não cometa mais erros na decoração! BASTA!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

É mais do que claro que de volta e meia precisa-se de umas luzes para decorar a nossa casa. Cometem-se erros e existem dúvidas, que nos deixam com os nervos à flor da pele. Mas tenha calma porque no artigo de hoje partilhamos 6 dicas ou melhor mostramos 6 erros que muitos já cometeram na casa deles, assim não terá de os fazer também. É caso para dizer aprende-se com erros (dos outros neste caso)! 

Decorar uma casa pode ser fácil para uns, mas para outros será um verdadeiro trabalho titanesco. Nem todos temos a mesma queda para os mesmos gostos, cada um com a sua área predileta. Mas com esforço e umas boas leituras dos nossos artigos homify, nós acreditamos que será capaz, afinal todos conseguimos desenvolver e aprender uma área, basta confiar em nós mesmos! Primeiro leia o que não deve fazer, inspirando-se nestes fantásticos exemplos que denotam uma grande sensibilidade de bom gosto dos nossos profissionais e depois leia mais, descubra mais… e quiça que não descubra aí uma veia decorativa. Vamos a isso? 

Então aprenda e inspire-se…  

1- Colocar tudo o que ama na sala de estar

Quantas e quantas vezes nos acontece ver casas museus?! Esqueça e não faça delas um exemplo. Por mais que possamos ser colecionadores ou amemos determinados objetos ou móveis, não os podemos enfiar todos na sala de estar, é demais. O ambiente tornar-se-á demasiado pesado e sem nexo. Tudo o que amamos não quererá dizer que tudo ficará bem, tem de existir coerência decorativa, os objetos devem ter uma ligação, tudo deve encaixar-se, um pouco como se contasse uma história. É caso para dizer que devemos fazer uma seleção, analisar a área, isto é, se tem ou não muito espaço, tentar procurar vários layouts possíveis e organizar a sala de estar com o seu gosto e estilo. 

Veja este projeto de sala de estar, há vários objetos, mas todos com coerência, sem ter deixado por isso o espaço demasiado carregado ou com falta de gosto. É verdade que por vezes é difícil escolher entre este e aquele objeto e apetece-nos ter tudo e todos, mas nunca irá resultar bem. É importante saber projetar e optar por aquele que melhor ficará.

2- Escolher móveis que não combinam com outras peças

SOFA RPH BY FABIO NOVEMBRE  @ ALOTOFBRASIL: Casa  por A LOT OF BRASIL
A LOT OF BRASIL

SOFA RPH BY FABIO NOVEMBRE @ ALOTOFBRASIL

A LOT OF BRASIL

Na hora de escolher os vossos móveis ou as peças decorativas tenham sempre em mente o verbo – combinar. É mais do que primordial, ter um espaço harmonioso, em que tudo esteja em sintonia, principalmente em relação ao tamanho e às proporções. Quanto às cores, é claro que pode combinar várias entre si, desde que existe um amor fusional entre elas. No que diz respeito ao estilo, este não tem de ser necessariamente um, pode brincar com o melhor de cada. Se tiver medo de arriscar, opte por um do seu gosto. 

Trouxemos para si este perfeito exemplo de sala de estar, em que existem muitas diferenças, quer em cores ou em estilos, mas que combinam na perfeição. Pelo cuidado que houve em optar cores que se cruzam e por ter respeitado o espaço e os tamanhos das diferentes peças, está tudo bastante proporcional. 

3- Usar muito papel de parede

O papel de parede confere uma bonita decoração ao espaço, independentemente da divisão em causa. Está bastante em voga no mundo do interior e nós prezámo-lo imenso na homify, em diversos artigos da nossa revista. Porém, como tudo o que for colocado em demasia correrá o risco de perder interesse e beleza. Uma casa onde o papel de parede estiver em todas as paredes de casa, com padrões demasiados marcantes, a decoração tornar-se-á demasiada forte e a longo prazo tornar-se-á enfadonha e aborrecida. 

Se optar por papel de parede em toda a divisão escolha um que seja mais discreto, para não sobrecarregar demasiado o espaço. Se escolher um mais atrativo ou com um padrão mais saliente, prefira uma parede, como a cabeceira da cama no quarto ou a parede do sofá na sala de estar. 

4- Ignorar o clima

Na hora de decorar a sua casa tenha em consideração o clima, quer da estação em causa (primaveraverãooutono ou inverno), como também da região onde vive. É como estender o ambiente exterior para o interior da sua casa, ganha sentido e vida. 

Por exemplo, num clima mais quente não deve ter medo de deixar os espaços um pouco vazios, isto é mais arejados. Num ambiente mais frio, o ambiente deve ficar bem cozy.

5- Pensar que tudo tem de combinar

Não contrariando a terceira dica, em que deve ter o cuidado de harmonizar o seu ambiente. Aqui falamos em deixar-se levar e arriscar numa ou outra peça mais extravagante, destacando-se do padrão decorativo escolhido.

Pense em decorar a sua casa da mesma forma que escolhe uma roupa fabulosa: selecione  os tecidos, os acabamentos e as peças de mobiliário, que trabalham em conjunto de forma a criar uma coleção unificada e interessante, sendo uma reflexão honesta do seu estilo pessoal. 

Reparem nesta sala de estar, do atelier de arquitetura de interior Pureza Magalhães Decorações Lda, em que existe uniformidade, bom gosto, com peças distintas de diferentes estilos e feitios. Poltronas de estilo mais clássico, com uma mesas de centro mais extravagantes pelos seus pés com roda. Nem tudo é igual, mas o resultado final é sem dúvida surpreendente. 

6- Fazer apenas uma paragem numa loja

Será uma verdadeiro erro se optar por comprar tudo, desde dos móveis às decorações na mesma loja ou fornecedor. Os espaços mais bonitos e de revista, são decorados com diferentes peças, antigas ou novas, de lojas variadas, de diferentes artesãos e até mesmo de diferentes regiões.

Queiram levar o vosso tempo, já diz o ditado Roma não foi construída num dia, por isso tenha calma, faça várias procuras e pesquisas, aqui e acolá, veja e reveja, com tempo. A sua casa ficará mais rica com peças e modelos de diferentes fabricantes. Descubra os mais diversos produtos e profissionais homify e a partir daí faça do seu lar, um espaço único e digno destas tão belas inspirações.

Irá ter estes erros em consideração da próxima vez?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!