Uma casa intimista com um pátio e terraço divinal

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

No artigo de hoje, iremos viajar até à ilha do Pico nos Açores para lhe apresentar uma casa que, apesar de localizada numa ilha tão tradicional, não deixa de ter um caráter extremamente moderno e sofisticado.

Esta casa, desenhada pelos X|A Arquitectos foi pensada com o maior dos cuidados possíveis para ser uma casa virada sobre si mesma ao mesmo tempo que se estende sobre a paisagem. O que queremos dizer com isto é que esta casa é impressionante por ter dois espaços exteriores que, ao mesmo tempo que se conectam entre si através de uma escada de ligação, podem ser usufruídos de duas formas diferentes: através do pátio de uma forma intimista e do terraço de uma forma mais social. Ficou curioso sobre esta descrição? Então fique connosco para uma descrição mais minuciosa já de seguida.

A conjugação perfeita entre matérias

Ao observarmos atentamente a casa, percebemos de imediato que a harmonia entre cores e volumes dominam o lugar. Se por um lado os volumes regrados se impõem neste ambiente, por outro lado é a gama cromática escolhida que tem especial destaque aqui. Um piso térreo em betão à vista é a escolha perfeita para criar grandes contrastes com o relvado. De um certo modo, é como se o pavimento ganhasse forma numa dimensão vertical e trespassasse para as paredes.

E formas.

Já no primeiro piso e para além do domínio dos grandes envidraçados, são os blocos cerâmicos que dominam a fachada enquanto que uma subtração de volumes origina a fachada branca se faz aparecer no lado do terraço. Uma combinação de cores perfeita, contrastante com o verde e azul da natureza envolvente.

O Pátio

O pato é sem duvida um dos elementos chave deste projecto. Sendo esta moradia relativamente de pequenas dimensões, o pátio entra aqui como elemento principal para acolher todo o programa colectivo. Formado a partir da moradia aqui apresentada num dos lados, e nos outros encarcerado pelas habitações pré existentes, o pátio torna-se muito especial devido ao ambiente proporcionado. Assim, este é visto como um lugar acolhedor, um género de um esconderijo. Ideal para as suas festas privadas, almoços de família ou mesmo um jantar de negócios.

Um terraço especial

O terraço desta casa tem uma característica muito especial: é o único lugar exposto ao público. Aqui, a vista sobre o que nos rodeia é notória. Um terraço com estas dimensões é o sonho de cada um. Ao mesmo tempo que serve como cobertura dos espaços públicos localizados no primeiro piso, este terraço é servidor das zonas privadas da casa, mais propriamente os quartos. Este, para além das funções de lazer que lhe podem ser atribuídas, pode servir como um género de playground para os mais novos.

Quando a casa passa a ser maior

É de extrema importância referir que uma das particularidades desta casa é o facto de todos os espaços interiores estarem conectados com os espaços exteriores. Como? Enquanto que os espaços públicos da casa, tais como a cozinha ou sala de estar têm acesso directo para o pátio, os quarto têm acesso directo para o terraço. Esta característica é muito importante nas casas de dimensões relativamente pequenas, já que de repente, aquilo que era considerado uma área pequena, passa a ter o dobro ou o triplo do tamanho quando o pátio ou o famoso terraço começam a ser encarados como parte constituinte da casa.

Gostou deste projecto de habitação? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!