Esta casa de madeira é fenomenal!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A madeira é um dos mais antigos materiais de construção utilizados pelo homem. A par com a pedra esteve presente nas primeiras construções, ainda muito rudimentares e primárias, que pretegeram os nossos antepassados de predadores, intempéries e outros medos .

Com o dealbar dos materiais sintéticos e dos minerais manufaturados o uso da madeira perdeu algum impeto. Estes materiais eram mais baratos e mais fáceis de conseguir, mas a madeira nunca deixou de ser um material de excelência para a contrução ou decoração, fosse qual fosse a época. Na verdade apenas passou de ser o material de base para as contruções a ser utilizada mais como um dos elementos destas.

Atualmente a madeira voltou a estar nas luzes da ribalta como estrela na arquitetura! As casas de madeira voltaram para ficar e os profissionais do gabinete MIGUEL VISEU COELHO ARQUITECTOS ASSOCIADOS LDA. sabem disso. A prova é a linda moradia em madeira que hoje lhe mostramos.

Situada no Cadaval, numa zona campestre de geografia suave, esta casa é um hino às árvores que estiveram na sua génese. Venha conhecê-la!

Fachada posterior

A implantação desta casa é interessante… Esta fachada incrivelmente bonita é a fachada posterior! A casa está implantada na extremidade de um terreno ligeiramente côncavo, sendo que a entrada na propriedade se dá pela outra extremidade do terreno e a entrada na moradia se dá pela outra fachada, como veremos mais à frente.

Com a estrutura totalmente em madeira, a habitação está ainda assim assente numa fundação em betão que garante que a base da casa vai ser plana e simultaneamente faz o isolamento da humidade do solo.

A casa compõe-se de dois corpos idênticos e simétricos unidos por um eixo central para onde se entra.

Fachada principal em pormenor

Nesta foto vemos a fachada principal, diametralmente oposta à fachada da imagem anterior, e podemos apreciar o bonito trabalho da madeira das vigas que suportam os beirais, assim como os acabamentos e encaixes perfeitos das peças que compõem as paredes e as molduras das janelas. A pequena pala em betão e o enquadramento em pedra da porta dão um tom mais sofisticado à fachada da casa, destacando-a.

Uma visão de fazer inveja!

Esta é uma visão de babar, confessemos!

Numa disposição um pouco invulgar, como já referimos, a casa está afastada da entrada do terreno e da estrada. Mas ainda mais invulgar é o facto de a casa ter a piscina à frente da fachada principal! Esta lida foto mostra a fachada principal da casa, com a sua envolvente verde, os seus exteriores bem cuidados e a sua piscina, simples e convidativa.

Os telhados inclinados e a madeira tornam esta casa numa visão mais típica dos países nórdicos do que do nosso Portugal, trazendo à memória chalés de montanha, mas isso só lhe dá carisma. E um charme irresistível, dizemos nós…

Um aconchego incomparável

Agora entramos devagarinho e espreitamos os interiores para ficarmos a saber se a casa é tão bonita por dentro como por fora. E o que vemos na fotografia acima não desilude!

Esta é uma imagem que nos transporta de imediato para noites frias e longas à lareira. Mas nesta casa é muito mais… O estilo está entre o rústico e o moderno, misturando peças modernas como a poltrona e o candeeiro, com acessório mais rústicos, como o jarrão em barro. A lareira e a chaminé são revestidas a pedra calcária bege, polida num estilo moderno contrastando com os tijolos e a madeira com os nós à vista.

Mas não há qualquer duvida: – O abraço quente da madeira em todas as superfícies cria uma atmosfera de lar melhor do que qualquer outro material!

A madeira é moderna

Uma sala de jantar simples, muito elegante e requintada, alternando entre o moderno e o clássico.

A decoração é despretensiosa mas está muito bem conseguida. A imponente mesa em madeira maciça domina o espaço com as suas linhas direitas e muito modernas, que são amenizadas pelos frisos do aparador clássico. O abstrato tríptico na parede tem um tom atual e moderno bem como o candeeiro do teto.

A primazia dada aos materiais naturais que abunda nesta casa estende-se ao tapete de juta, com a sua cor de terra, prático e perfeitamente enquadrado. 

Conforto e sofisticação em harmonia

E com muita pena nossa estamos a chegar ao fim deste artigo e das imagens deliciosas desta casa tão bonita

Aqui temos uma perspetiva da sala de estar e não temos dúvidas. O seu estilo é definitivamente moderno!

As cores dos vários componentes da decoração conjugam-se na perfeição entre si e integram-se naturalmente nos tons da madeira. O mobiliário é muito clean, de linhas puras e direitas com design moderno. As luzes embutidas no teto e a iluminação acessória dos candeeiros criam uma atmosfera de comodidade, conforto e podemos mesmo dizer, de lar!

As espessas cortinas encerram o interior ao calor e ao frio, preservando a intimidade e o bem-estar dos moradores. 

O uso da madeira como material principal garante um conforto e uma qualidade ímpar, no entanto os autores do projeto não descartaram a utilização de outros materiais, texturas e influências na decoração de cada espaço, tornando esta casa ainda melhor.

Agradou-lhe esta casa em madeira? Gostava de ver outras? Então continue connosco lendo este artigo.

Já era adepto da madeira ou ficou ao ver esta casa? Deixe a sua opinião na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!