Ideias de iluminação de caminhos de entrada em casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
homify Jardins modernos
Loading admin actions …

Se demos tanta importância ao projeto luminotécnico do interior da nossa casa, por que não haveríamos de cuidá-la no exterior? Além de que iluminar corretamente um jardim, permite tirar um maior partido dele e tê-lo mais seguro, nomeadamente se falarmos do caminho da entrada de casa. 

Neste sentido, deve procurar soluções que iluminem da melhor forma o caminho da sua casa, para que possa passar com toda a segurança, nomeadamente agora que os dias são bem mais curtos e as noites mais longas. Por outro lado, uma bonita iluminação enaltecerá a beleza do seu jardim  e cada recanto ficará sobressaído. 

Existem várias soluções e a homify apresenta-lhe as mais tendências neste artigo. Por isso, inspire-se e trate já de iluminar o caminho de entrada de casa. 

Venha connosco porque o nosso caminho está bem iluminado!

1. Iluminar as escadas

Se o caminho da sua casa tiver escadas é extremamente importante iluminar cada degrau, para evitar quedas quando as subir e as descer à noite. Além disso, cria um efeito bastante decorativo no jardim. Pode projetar a iluminação diretamente para a escada para criar este efeito refletido, que suaviza o ambiente. 

2. Spots embutidos

Para o caminho da sua casa pode colocar spots luminosos dentro do próprio terreno, de modo a que desenham o caminho de casa, tal como vemos na imagem. Neste caso alternaram um spot em cada lado da pedra, ora à esquerda, ora à direita. 

Por outro lado, vemos que o fundo do jardim foi iluminado com luzes projetadas na parede. Este pormenor permite não encadear ninguém com a intensidade de luz.

3. Iluminação programável

Graças ao constante progresso do controle automatizado, as luminárias externas podem responder aos seus pedidos. Graças às aplicações de smartphones e tablets, agora é possível controlar a intensidade da iluminação externa sem sair de casa. Uma tecnologia que permite a todos controlar o ambiente do seu jardim.

Os candeeiros de hoje são ultra-programáveis e muitas vezes vêm com controles remotos, têm níveis de intensidade para tantas várias diferentes. 

Os LEDs multicolores também estão a tornar-se mais famosos, o que facilita a variação dos tons mediante a nossa vontade e desejo. 

4. Esferas luminosas

Para um efeito mais moderno e de maior destaque pode optar por comprar umas esferas luminosas para jardim. Estas poderão ser colocadas ao longo do caminho, de forma alternada. 

A sua transparência permite a difusão da luz de uma forma harmoniosa e o resultado é muito design e único. Quanto ao ponto vista técnico, o plástico rotomoldado utilizado para a fabricação destas esferas tem a vantagem de ser leve e muito resistente aos choques, aos UV, ao gelo e ao calor.

5. Ao longo do caminho

Para um efeito mais extravagante pode optar por iluminar o caminho do seu jardim ao longo de todo o pavimento. Quando ficar de noite cerrada o efeito será incrível. 

Recomendado: Projetos de jardinagem no Algarve.

6. Iluminação solar

Talvez a solução mais económica e prática entre todas: a iluminação solar. Esta permitirá iluminar o caminho da sua casa sem precisar de recorrer a uma fonte elétrica ou ter que partir o chão do seu jardim. 

Se o espaço tiver acesso à luz solar direta nessa lâmpada, só irá gastar cerca de 15 segundos para a instalar. Estas lâmpadas são quase como um mini-gerador elétrico. Funcionam através de um painel que converte a luz do sol em energia elétrica, que carrega a sua bateria interna durante o dia. Ao anoitecer, um sensor fotossensível acende automaticamente a lâmpada para que ela ilumine o local onde foi instalada. 

Funcionam com lâmpadas LED.

7. Velas

Optar por iluminar o caminho de casa com velas é uma ideia romântica, mas talvez não tão prática no dia a dia. A menos que compre velas eléctricas.  

Esta solução será prática para remediar, por exemplo. 

Se quiser descobrir mais ideias para decorar o seu jardim, veja este artigo:16 ideias para decorar o seu jardim: vai ficar fantástico!

Por outro lado, se precisar de ajuda para planear a iluminação pode contactar um eletricista da nossa plataforma. 

Qual destas soluções preferiu?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!