Decoração de quartos: ideias de iluminação Decoração de quartos: ideias de iluminação

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Decoração de quartos: ideias de iluminação

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa em Braga: Quartos  por CASA MARQUES INTERIORES
Loading admin actions …

Uma iluminação bem conseguida e equilibrada é essencial para a decoração de qualquer quarto. Porém, no que toca ao projecto lumínico desta divisão, pecar por excesso ou por insuficiência é o mais comum, o que afecta, de forma determinante, o conforto e a funcionalidade do ambiente. 

Ao planear a iluminação do quarto, seja qual for o estilo da decoração do mesmo, devem sempre ser tidos em conta o lado estético e prático. Considerando o espaço em questão, uma sugestão interessante passa pela aposta numa luminosidade mais quente, indirecta e uniforme ou na utilização de um controlador de intensidade que permita jogar com as necessidades de cada momento. 

Favoreça a entrada de luz natural, mantendo o quarto aberto aberto a essa fonte, e utilize a luz artificial apenas como forma de pontuar detalhes ou facilitar tarefas: luzes de leitura instaladas na cabeceira da cama são um bom exemplo. O propósito deverá ser conseguir uma atmosfera acolhedora, confortável, funcional e relaxante.

No artigo de hoje, convidamo-lo a vir conhecer algumas ideias de iluminação para quartos. Ora veja!

1. Candeeiros de leitura instalados na cabeceira da cama

O aproveitamento da cabeceira da cama para a instalação de candeeiros de leitura é uma excelente opção quer em termos estéticos, quer funcionais. A escolha acertada do candeeiro fará com que este se transforme num elemento decorativo importante que sobressairá no quarto. No que diz respeito a este tipo de candeeiro, extremamente funcional para quem gosta de ler antes de dormir, é importante ter em atenção a intensidade de luz e a direcção do foco da mesma. A iluminação por ele oferecida deve ser forte o suficiente para tornar o momento de leitura possível e agradável, mas não em demasia visto que, em quartos de casal, pode incomodar quem descansa do outro lado da cama. Assim sendo, a escolha ideal passa pela instalação de um candeeiro de cada lado da cama, se possível com braço flexível, com vista a tornar o dia-a-dia mais funcional e a decoração mais simétrica.  

2. Escolher os abajures

Na imagem acima, em termos de iluminação, destacam-se os elegantes candeeiros sobre as mesas de cabeceira e o candeeiro de pé em frente à cama, todos eles com abajures plissados. A escolha do abajur é importante não só pela forma como vai contribuir para a decoração do quarto, mas também pelo modo como a luz por ele passa. A cor, o tecido e o material influem nesse sentido e devem ser escolhidos criteriosamente. Um abajur com um tecido muito escuro, por exemplo, deixará passar uma luz ténue que é, por exemplo, muito pouco funcional para quem quer ler. Reflicta sobre os usos que dá ao seu quarto e escolha os candeeiros e abajures em função deles. 

3. Candeeiros de cabeceira suspensos

Em espaços reduzidos, onde a cabeceira da cama é embutida ou onde não há espaço para as mesas de cabeceira convencionais, a instalação de candeeiros suspensos pode ser uma opção muito interessante e versátil. Desta forma, não só se criam as condições necessárias para momentos de leitura agradáveis, como também se gera um novo foco de atenção na divisão. 

Tal como se vê pela imagem, o espaço da cabeceira da cama pode ser utilizado como mais um elemento decorativo relevante que a escolha certa do candeeiro e da intensidade da luz vem reforçar e engrandecer. Neste caso, a utilização de um regulador de intensidade pode ajudar a tornar o tipo de iluminação escolhida mais versátil e prática, permitindo ajustá-la ao momento e às circunstâncias. Assim, o mesmo candeeiro pode servir como auxiliar de leitura, luz de destaque da decoração ou até luz de referência do quarto.  

4. LEDs embutidas

House by River side: Quartos  por Matos Architects
Matos Architects

House by River side

Matos Architects

Iluminar a casa com LEDs é simples e conveniente. Contrariamente às lâmpadas incandescentes tradicionais, as LEDs oferecem mais vantagens que incluem durabilidade, uma redução significativa do consumo energético, resistência e um reduzido impacto ambiental. O investimento inicial é maior, mas as mais-valias compensam-no largamente. Pode usar LEDs em qualquer espaço da casa e o quarto não é excepção, sobretudo se o que pretende é uma atmosfera mais clean e moderna. Neste quarto, com aconchegantes superfícies em madeira, surgem LEDs embutidas no tecto e uma luz embutida difusa que se prolonga, sob o comprido, no topo da parede por detrás da cabeceira. Os candeeiros modernos, sobre as mesas de cabeceira, vêm rematar a composição e dar ainda mais opções aos utilizadores do quarto.

5. Apliques

Há uma miríade de opções no que à iluminação para o quarto concerne. Já vimos candeeiros suspensos, para as mesas de cabeceira, colocados na cabeceira da cama e LEDs embutidas. Mostramos-lhe, agora, uma escolha clássica que assenta em qualquer quarto: os apliques de parede. Os apliques da imagem evidenciam-se pelo design sofisticado. No entanto, há apliques de diversos estilos e formatos. Os apliques permitem libertar espaço na mesa de cabeceira e no próprio quarto, contribuindo, nesse sentido, para a criação de um ambiente mais leve e arejado, para além de repousante. 

6. Assimetrias

Quarto da Maria | Depois: Quartos  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto da Maria | Depois

MUDA Home Design

E porque nem tudo tem que ser direitinho, por que não colocar um candeeiro de pé de um lado da cama e um candeeiro de parede do outro? Assim se cria uma composição mais dinâmica e despojada que contraria a norma. Para conseguir, ainda assim, manter a harmonia da decoração, escolha os candeeiros dentro da mesma cor ou estilo, tal como se vê na imagem deste colorido quarto juvenil.

7. Uma cabeceira iluminada

Remodelação de Sala e Quarto: Quartos  por Donna - Exclusividade e Design
Donna – Exclusividade e Design

Remodelação de Sala e Quarto

Donna - Exclusividade e Design

A cabeceira de cama é um elemento que pode fazer toda a diferença dentro um quarto, por mais simples que ele seja. A cabeceira da imagem não passa, por certo, despercebida. Para além do design arrojado, tem fitas LEDs embutidas que emitem uma luminosidade difusa e aprazível. Neste particular, escolheram-se luzes esbranquiçadas – e não amareladas como é mais comum nesta divisão – que dialogam com o estilo de decoração do quarto em branco quase total. O espaço conta, ainda, com generosos fluxos de luz natural.

8. Espaço de trabalho no quarto

Suite | Depois: Quartos  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Suite | Depois

MUDA Home Design

Como lhe dizíamos na introdução, os pontos de luz, no quarto, devem pontuar detalhes ou facilitar tarefas. Não raros são os quartos que acomodam um espaço de trabalho que deve, como é óbvio, estar bem iluminado. O quarto da imagem tem como que uma unidade de arrumação embutida que inclui secretária devidamente iluminada por um candeeiro de mesa com braço flexível. Ao projectar o seu quarto, analise todos os recantos e ilumine-os em função da utilização que lhes vai dar.

9. Grinalda de luz

Quarto da Maria | Depois: Quartos  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto da Maria | Depois

MUDA Home Design

As grinaldas de luz emprestam aos espaços uma atmosfera acolhedora e são extremamente decorativas. Pode colocar a sua num escadote, tal como se vê na imagem, em torno da janela ou da cabeceira de cama ou até sobre um espelho. Opções não faltam. Dê um toque de magia e de romantismo ao seu quarto por pouco dinheiro. Na IKEA, por exemplo, encontra grinaldas a partir dos 5€. 

10. Luz de tecto

Outra casa fora de série, decorada com Velharias de Janas: Quartos  por Pedro Queiroga | Fotógrafo
Pedro Queiroga | Fotógrafo

Outra casa fora de série, decorada com Velharias de Janas

Pedro Queiroga | Fotógrafo

É conveniente incluir no quarto um ponto de luz no tecto que ilumine integralmente e intensamente o espaço. O candeeiro de tecto não deve existir sozinho, mas sim complementado pelos demais pontos de luz já aqui sugeridos. Para todos os efeitos, o seu candeeiro de tecto pode ter um regulador de intensidade.  


Recomendado:
- 10 fabulosas ideias de iluminação para a sua casa

- Um decorador ajudá-lo-á a escolher o melhor tipo de iluminação para o seu quarto!

De que candeeiro mais gostou? Deixe-nos o seu feedback em relação a este artigo! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!