Cozinhas  por 一級建築士事務所 iie design

9 soluções de arrumação para casas pequenas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Quem diz casa pequena, diz provavelmente falta de espaço para arrumar. A boa notícia é que não tem de ser uma  fatalidade! Neste artigo, descobrirá ideias de armazenamento simples e eficazes para espaços pequenos.

Da cozinha à casa de banho, passando pelo quarto e pela sala, as nossas soluções de arrumação não irão aumentar a superfície disponível ou empurrar as paredes, mas ajudarão a ganhar espaço para arrumar as suas coisas mais facilmente. 

Lembre-se que um apartamento arrumado tenderá a parecer bem maior, além de ser uma excelente estratégia para valorizar o design de interiores da sua casa. 

Se apesar de todas essas dicas continua a não ter espaço suficiente, então pode optar por soluções externas, como o aluguer de uma garagem ou exportar algumas coisas para casa dos pais ou avós! A estratégia do desapego também é sempre uma grande ajuda, ponha-a em prática.

1. Tirar partido das paredes

Apartamento Terraços da Ponte: Quartos  por Estúdio AMATAM
Estúdio AMATAM

Apartamento Terraços da Ponte

Estúdio AMATAM

Tire partido das paredes e crie arrumações embutidas. Esta opção mais compacta permite aproveitar cada centímetro e fica bem mais leve em termos decorativos, comparativamente a grandes móveis. 

Repare como à volta da janela construíram todo um móvel à medida, onde acabaram por criar um nicho com sofá, excelente ideia para um canto de leitura ou de relaxe. 

Esta solução deverá ser realizada por um profissional como um carpinteiro ou designer de interiores

2. Arrumar a biicleta

Estante com arrumação: Salas de estar  por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Estante com arrumação

Casa do Páteo

Não sabe onde arrumar a sua bicicleta na sua pequena casa? Então veja este exemplo tão inspirador. Coloque um suporte de parede e insira a bicicleta na sua própria decoração. É uma forma de dar um estilo único e pessoal à sua casa. 

Esta solução pode ser posta em prática na sala, no hall de entrada ou num corredor. 

3. Arrumar debaixo da cama

Há muitas camas com arrumação por baixo, com gavetas ou grandes baús. Adquira uma cama assim e vai ver que irá conseguir armazenar muitas roupas de casa e pessoais. 

Esta solução é prática e discreta. 

4. Apostar num móvel multifuncional

Cama oculta em escritório : Escritório e loja  por GenesisDecor
GenesisDecor

Cama oculta em escritório

GenesisDecor

Esta ideia vai ao encontro da opção anterior, mas é ainda mais rebuscada. Se viver ou alugar uma casa bem pequena, como um pequeno estúdio ou T1, invista num móvel multifuncional como este do exemplo. 

Vai conseguir arrumar imensos itens pessoais, graças às várias estantes e gavetas embutidas. Além da cama esconder-se quando precisa do espaço da divisão.

5. Crie um pequeno closet ou armários à medida

Closet: Closets  por ORCHIDS LOFT

Uma despensa que não se consegue aproveitar ou um quarto que se pode subdividir para receber um pequeno closet poderá ser uma solução para colmatar a falta de espaço. 

A ideia consiste em criar arrumação à medida do local, quer em altura, comprimento ou largura. A obra será analisada pelo profissional, de modo a tirar um máximo partido do espaço, para que possa armazenar roupas ou outros itens de casa, mediante onde for inserida.

6. Use cestos

Sala de estar : Salas de jantar  por Rima Design
Rima Design

Sala de estar

Rima Design

Não nos cansamos de falar deles, porque são de facto práticos e baratos. Permitem arrumar, de forma discreta e bonita a nossa casa. 

Use e abuse dos cestos pela casa toda: cozinha, casa de banho, sala de estar, quarto, hall de entrada… Encaixam-se em todo o lado, por baixo ou por cima de um móvel, numa prateleira ou estante, numa mesa ou num nicho de parede. 

7. Organização

A organização é a palavra-chave num espaço pequeno. Mantenha tudo em ordem, o mais que puder. Coloque tudo dentro de caixas e cestos. Principalmente na cozinha e no quarto. 

  • Cozinha: separe as massas, o arroz, as leguminosas, os talheres, as batatas, as cebolas, os detergentes… em caixas. Até no frigorífico. Vai ver que tudo ficará bem mais prático, clean e até ganhará espaço. 
  • Quarto: as meias, a roupa interior, a maquilhagem, os cremes, etc. Tudo dentro de caixas e cestos também! 

8. Muito mais do que escadas…

Boy´s Room: Quartos  por No Place Like Home ®

Se a sua pequena casa tiver um vão de escadas deve tirar proveito dele para criar arrumação. Contrate um profissional que lhe criará uma solução à medida das suas escadas e das suas necessidades. Vai ver que vai ganhar muito espaço para arrumar muitos dos seus bens pessoais. 

Leia ainda: Escadas interiores – muito mais do que acessos!

9. Prateleiras

Uma das grandes estratégias na organização de um pequeno espaço é o aproveitamento vertical. Por isso, suspenda prateleiras aos muros para arrumar uns quantos acessórios e deixar o seu espaço bem decorado. Um dois em um fácil, barato e super tendência.


Leitura recomendada: 10 soluções úteis para arrumação

Qual destas soluções vai querer fazer em sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!