Design de interiores de apartamentos turísticos em Lisboa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Apartamentos Turísticos em Lisboa, IN PACTO IN PACTO Espaços comerciais
Loading admin actions …

O crescimento exponencial do turismo em Portugal é uma realidade cada vez mais visível e Lisboa é mesmo a segunda cidade europeia com maior crescimento turístico do último ano com quase cinco milhões de turistas a pernoitar na capital. 

Esta nova forma de viver as cidades acaba por transformar por completo a forma de encarar a arquitectura e o design de interiores. Os proprietários começam a ver os seus imóveis como um investimento e sentem, neste turbilhão de novas gentes que chegam, uma oportunidade de fazer valer as suas ideias. Neste sentido, a recuperação de casas e até a construção de raiz de casas têm vindo numa curva ascendente que não dá sinais de abrandar. Com aspecto cada vez mais moderno e direccionado aos utilizadores – maioritariamente estrangeiros -, estes novos proprietários/investidores apostam em espaços essencialmente centrados no bem receber.

No artigo de hoje, vamos conhecer um projecto de design de interiores de um apartamento lisboeta levado a cabo pelo estúdio In Pacto. Estes profissionais, especializados fundamentalmente no design e arquitectura de interiores, realizam trabalhos de projecto completos – do estudo à execução – e procuram, através de um equilíbrio entre a atitude, a experiência e a paixão, dar resposta às necessidades dos clientes, apostando num trabalho focado nas várias tipologias de espaços, assim como na reabilitação.

Curioso? Continue connosco.

1. Um quarto luminoso e pleno de conforto

A decoração dos novos apartamentos para alojamento local é de carácter essencialmente moderno e funcional. Como podemos ver na imagem, o ambiente sobressai pelo estilo moderno e pelo aproveitamento da luz natural que perpassa as cortinas semi-transparentes e oferece uma sensação de limpeza e de elegância que apaixonam à primeira vista. 

No caso do quarto, aquilo que vemos é o essencial a uma estadia confortável e agradável. Uma cama cómoda, uma pequena arca para arrumação/decoração e, suspensa a partir do tecto, uma original estrutura de cabides. A aposta cromática assenta, fundamentalmente, no branco que surge intervalado pelo expressivo vermelho da manta. A madeira clara empresta aconchego ao ambiente que é simples, mas não simplista!

2. Zona de estar

Através da porta do quarto, conseguimos ver a sala de estar. A decoração vai beber inspiração à estética escandinava. 
Tal como no quarto, a luz natural, que entra de forma abundante pela janela, tem um papel fundamental. Destacamos o candeeiro de pé com braço flexível que, colocado ao lado do sofá, cria um agradável recanto de leitura. O vermelho volta a ser a cor eleita para quebrar a preponderância dos neutros. 

3. Pormenores que fazem a diferença

Os pormenores e a atenção dispensada aos hóspedes são dois factores fundamentais para o sucesso de um apartamento que se destina ao alojamento local. É pela forma como tratamos as pessoas e as fazemos sentir em casa que conseguimos que elas regressem ao sítio onde foram felizes. O pequeno gesto de oferecer frutas frescas e deixar à disposição dos hóspedes um livro de receitas pode fazer toda a diferença na forma como as pessoas encaram e usufruem da sua estadia. 

4. Cozinha equipada

Os utensílios de cozinha à disposição dos hóspedes devem também eles ser escolhidos de forma cuidada e de acordo com o estilo da casa. Neste caso, a escolha recaiu nas louças totalmente brancas, nos utensílios de madeira e nos frascos de vidro com rolha de cortiça portuguesa. Trata-se de uma escolha que entra em perfeita harmonia com a paleta cromática da casa, com o ambiente criado e até com a multiplicidade de materiais utilizados. 

5. A cozinha

A cozinha é, também, um espaço onde a funcionalidade deve imperar. A instalação de uma ilha elevada e que serve de balcão para as refeições ajuda a tirar partido do espaço disponível. A multiplicidade de materiais volta-se a fazer notar, tendo a madeira um papel primordial. A grande novidade está na paleta cromática à qual foi acrescentado um tom escuro que define a cozinha.

À esquerda da cozinha, surge, ainda, como que uma pequena secretária criada por um plano de madeira suspenso na parede, complementada por um banco de cortiça e um moderno candeeiro suspenso. Uma área de passagem transformada numa zona perfeita para que os hóspedes possam traçar os seus planos de viagem. 

6. Mais quartos

O estilo moderno mantém-se em ambos os quartos. Aquilo que os separa é a cor dos têxteis e das cabeceiras escolhidas. Ao lado das camas, uma pequena mesa de cabeceira serve de apoio para os objectos pessoais dos hóspedes e, uma pequena luz de leitura – parte integrante da cabeceira – remata a composição. Destaque, ainda, para as mantas verdes aos pés da cama que são o detalhe de cor e frescura dentro do quarto.

A pequena caixa de pertences colocada sobre a mesa de cabeceira é um daqueles detalhes que apaixona qualquer hóspede. É um pormenor que revela atenção e demonstra o cuidado de quem decorou e gere o apartamento em relação aos hóspedes. 

7. Quarto com banheira independente

Para o fim, guardamos o quarto mais especial do apartamento. Já imaginou ficar hospedado em plena cidade de Lisboa e poder usufruir de um quarto como este? Tal como diz a mensagem escrita na parede: tire um momento para relaxar e um quarto destes é mesmo isso que pede. O destaque está, claramente, na banheira negra de design vintage instalada no quarto e que oferece ao ambiente uma certa elegância e romantismo à moda antiga que vem contrastar com o ambiente moderno. Um toque de requinte que mostra, uma vez mais, que o projecto da casa foi concebido a pensar exclusivamente no bem-estar e no conforto de quem dela usufrui. 


Recomendado:
- Como preparar a casa para o Airbnb?

Deixe-nos a sua opinião sobre o projecto. De que pormenor mais gostou?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista