Gosta de mezzanines? Então, vai ficar de boca aberta!

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

E quem não gostava de ter um mezzanine em casa? Aproveitar as águas furtadas seria a cereja no topo do bolo! Sabemos bem o que gostávamos de lá ter, mas vamos deixando o tempo passar… Depois de ver as próximas imagens, vai passar dos pensamentos à prática.

O conceito de loft ou mezzanine consagrou-se mundialmente a partir de filmes de Hollywood, como Flashdance e Ghost, que mostravam antigos e grandes espaços industriais convertidos para uso residencial. Dê também ao seu espaço, aquele que está lá no topo vazio só com artigos que não usa, uma cara renovada. 

Para que seja mais fácil avançar, deixamos-lhe imagens inspiradoras e encantadoras. Veja a que melhor se adapta à sua área e comece já a projetar ideias.

Espaços no mezzanine (área de estar, biblioteca, quarto)

Salas de estar modernas por Fables de murs
Fables de murs

Loft avec mezzanine

Fables de murs

Num mezzanine pode estar o coração da casa. Dê a devida importância este espaço. Repare que nesta área aberta está o quarto. Numa construção como esta, em open space, os cuidados com a arrumação têm que ser redobrados, porque praticamente tudo está à vista de todos. 

O uso de mezzanines dá um ar de modernidade e sofisticação aos lares. Na habitação que lhe trazemos, optou-se, além do quarto, para criar uma espécie de biblioteca. Se é apaixonado por livros, aproveite o seu mezzanine para criar uma área, em especial, para estes senhores com quem se dão a volta ao universo. Pode criar também estúdios e salas de estar. Boas leituras e descanso!

O que acrescentar: escadas, proteção, tomadas e interruptores

Apartamento na Lapa: Salas de estar modernas por RRJ Arquitectos
RRJ Arquitectos

Apartamento na Lapa

RRJ Arquitectos

Aquele cantinho é o espaço ideal para os dias, tardes e noites de trabalho. Foi a pensar nessa necessidade que se construiu este mezzanine, um projeto dos arquitetos RRJ. Por vezes, o trabalho do escritório prolonga-se até casa e, porque não gostamos de misturar ambientes no mesmo piso, opta-se por este tipo de área.

Já há outras em que o trabalho é, diariamente, em casa. Assim, sendo mais do que um luxo é uma necessidade avançar com um mezzanine como este. Além de belo a quem o vê, é útil para o seu dia a dia. Se precisa de um espaço como este, não se esqueça da devida proteção, tomadas e interruptores, já que escadas é lógico! 

Altura do mezzanine

Remodelação Calçada do Combro: Salas de estar modernas por Arqui3 Arquitectos Associados
Arqui3 Arquitectos Associados

Remodelação Calçada do Combro

Arqui3 Arquitectos Associados

Nem sempre é possível dar ao mezzanine, a altura que desejamos, porque não há pé direito de parede para tal. Assim sendo, aproveite por pôr nas partes mais baixas, que seguem a estrutura do telhado, peças de mobiliário e decorativas que se ajustem.

Independentemente da altura do seu mezzanine, aproveite para torná-lo no espaço dos seus sonhos, nunca esquecendo a premissa para o qual foi criado. Um loft deve ter vida, ser usado, para justificar o investimento efetuado. Pode ser também o espaço ideal para os seus filhos brincarem.

Mezzanine em diferentes materiais (madeira, ferro, vidro ou betão armado)

Salas de estar ecléticas por bilune studio
bilune studio

studio nella zona soppalcata

bilune studio

E se lá de cima, do mezzanine, desse para ver o que se passa cá em baixo? Bem, fantástico! Tudo isso é possível, tendo em conta os materiais que pode encontrar no mercado. Neste exemplo, trazemos um mezzanine que ainda chama mais atenção pelo material aplicado no chão: vidro! Sim, leu bem, é vidro. E que bem que fica. Aqui tem-se, literalmente, a sala de estar aos pés.

A base do mezzanine deve ser forte para suportar todo o peso que desejar colocar. Atenção ao material usado, para não ter surpresas no futuro. Informa-se com especialistas na área da construção para que a qualidade nunca seja colocada em causa. Pode optar por ferro, madeira ou betão armado, além da vidro.

Alternativas para mezzanine

Apesar de todas as criações recentes de mezzanines, a verdade é que os lofts continuam a ter inspiração em Nova Iorque, onde nasceram no ano de 1970. Por lá, os velhos galpões e armazéns de edifícios foram reformados para servir de moradia a artistas, profissionais liberais e criativos. 

A base da inspiração mantém-se: a maioria não tem paredes a dividir os ambientes. Um espaço no qual se vive intensamente o que se lá põe. Certamente, vemos pessoas criativas a viver nestes espaços, porque são de mente e de espírito aberto.

Entre o clássico e o moderno

Vista da sala de estar (mezzanine) para o pátio: Salas de estar rústicas por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Vista da sala de estar (mezzanine) para o pátio

Casa do Páteo

A madeira fica sempre tão bem. Um espaço moderno que respira a qualidade do passado. Dois estilos que convivem perfeitamente juntos. Os revestimentos mais usados nos lofts pelo mundo são a madeira, o tijolo e o cimento, lembrando, este último, a sua génese industrial.

Se tiver espaço e dinheiro para investir, transforme o seu sótão num loft ou, se estiver em fase de planeamento de construção, lembre-se de acrescentar um mezzanine. Neste momento, e nas grandes cidades, são vários os novos casais que procuram por este tipo de casa.

Qual o mezzanine que gostava de ter em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!