Todas as divisões da casa com aplicações de madeira | homify Todas as divisões da casa com aplicações de madeira

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Todas as divisões da casa com aplicações de madeira

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Nau Salgados por Staging Factory
Loading admin actions …

A madeira, fruto das suas características naturais e resistência, é um material cada vez mais usado, podendo surgir nos mais diversos espaços como elemento estrutural, peça de mobiliário e decoração, material para pisos e acabamentos. 

Este material, nas suas várias vertentes, é possuidor de características únicas que elevam o interior das casas. A variedade de madeiras disponíveis no mercado, assim como os preços correspondentes a cada uma, ajudam a que seja possível adaptar o material a todas as necessidades e a qualquer orçamento, sem que nunca se perca o toque de charme, classe e conforto que este oferece ao ambiente. 

Apesar de, por norma, ser mais associado ao estilo rústico e clássico, trata-se de um material de extraordinária versatilidade que se adapta na perfeição a qualquer decoração e ambiente mais moderno, minimalista ou industrial. O segredo estará sempre na escolha da madeira e na capacidade de a utilizar de forma correcta e coerente com o espaço.

Ao utilizar a madeira na construção e/ou decoração da casa estará a adquirir um elemento que é uma clara garantia de versatilidade, de resistência, de correcto isolamento térmico e acústico, de durabilidade, de segurança e possibilidade de reutilização. Como é natural, para manter o material saudável durante o máximo de tempo possível, é necessário ter especial atenção à manutenção que cada tipo de madeira exige. 

Apesar de todas as vantagens, este material natural é mais vulnerável à humidade e aos agentes externos e, por isso mesmo, quando não tomadas as devidas medidas de protecção e manutenção pode ver a sua durabilidade comprometida.

1. Sala de estar

Começamos com o exemplo de uma sala de estar onde a madeira desempenha um papel fundamental, quer como elemento decorativo quer como elemento estrutural, dando-nos prova da sua versatilidade e funcionalidade.

Numa sala elegante e confortável, a madeira encaixa na perfeição e desempenha um papel importante no espaço. Neste caso, a sua utilização na parede divisória ajuda, não só a destacar o elemento estrutural tornando-o, ao mesmo tempo, decorativo, como a criar um certo equilíbrio entre o brilho/luminosidade da sala e os tons quentes e aconchegantes que a madeira oferece.  

Numa sala de estar, pode optar pela utilização de madeiras que se destaquem pela beleza do seu tom, assim como pela forma como transmitem conforto, aconchego e sofisticação. O cedro, que apresenta uma tonalidade mais avermelhada, é resistente e fácil de manter; a nogueira evidencia-se pela sua elegância, resistência e tom escuro; o mogno varia em tons de castanho e sobressai pela beleza, versatilidade e preço elevado: todas elas seriam, com certeza, excelentes opções.   

2. Quarto

No caso deste quarto, a madeira foi escolhida como elemento de maior destaque, estando presente no piso, numa das paredes e nas peças de mobiliário, criando um ambiente aconchegante, calmo e confortável ideal para a função do espaço em questão. 

A escolha da madeira mais tosca entra em perfeita harmonia com a decoração mais rústica e o tom dos têxteis utilizados no quarto. A forma como é aplicada sugere-nos o espaço como um todo. A ausência da cabeceira nas camas não é, por isso, uma decisão de acaso, mas antes uma forma de criar essa união entre todos os elementos que compõem o ambiente.   

3. Sala de jantar

Moradia Unifamiliar T3 - Lordelo-Paredes Salas de jantar modernas por Esboçosigma, Lda Moderno
Esboçosigma, Lda

Moradia Unifamiliar T3 – Lordelo-Paredes

Esboçosigma, Lda

Mais do que um material utilizado no fabrico de peças de mobiliário, a madeira é escolhida para pisos e revestimentos de parede. Nesta sala de jantar, a utilização de madeira em dois tons e tipos diferentes oferece à divisão um toque de sofisticação, conforto e aconchego.

A parede de madeira acaba por criar um ponto focal na divisão e coloca em evidência o aparador que se destaca como elemento decorativo. Além disso, a sala de jantar é um local de convívio por excelência onde nos reunimos, à volta da mesa, com amigos e família. A presença de uma material que garante um bom isolamento acústico – como é o caso da madeira – ajuda a tornar o ambiente mais confortável e evita a propagação do som para outras divisões da casa e casas/apartamentos adjacentes. 

4. Casa de banho

Deixada de parte por muito tempo, a madeira começa a surgir como material cada vez mais comum as casas de banho. Com a escolha certa de uma madeira que se adapte às características do espaço, este material pode ajudar a mudar por completo a forma como o encaramos e como nos sentimos quando o utilizamos, tornando-o mais confortável e até mais personalizado.

Na imagem, deixamos-lhe uma sugestão para utilizar a madeira de forma criativa e funcional num espaço de casa de banho. A bancada de madeira empresta um toque especial ao ambiente, funcionando como plano de corte entre a louça do lavatório e a pedra do chão. Mas, na verdade, aquilo que salta à vista é a forma inteligente como se decidiu prolongar a bancada num plano vertical ripado que cria uma parede divisória entre lavatórios e vaso sanitário. 

5. Cozinha

Beleza intemporal Cozinhas ecléticas por FABRI Eclético
FABRI

Beleza intemporal

FABRI

Considerando as características do espaço em causa, sempre existiu a ideia de que se deve evitar utilizar madeira na cozinha. Nada mais errado. Não só a madeira, quando bem escolhida e tratada, pode ser utilizada na cozinha como será uma boa aliada para a tornar mais acolhedora. 

A cozinha acima é disso exemplo e a forma como é usada, no revestimento dos armários e com os seus nós e veios mais escuros, ajuda a elevar a beleza do espaço. A madeira escolhida é de enorme importância em ambas as zonas desta cozinha: combina na perfeição com o chão em mosaico hidráulico do espaço de trabalho e entra em contraste com as paredes brancas e o chão negro da zona ao fundo.

6. Escritório

Escritório para ele Escritórios modernos por Areabranca Moderno
Areabranca

Escritório para ele

Areabranca

O escritório é um espaço de trabalho e, por esse motivo, somos muitas vezes levados a torná-lo austero e impessoal, o que é um erro. No projecto 3D deste escritório, percebemos como a utilização da madeira, de forma pontual e em detalhes decorativos e/ou de mobiliário, pode ajudar a mudar por completo a percepção de um espaço e a forma como nos sentimos dentro dele. 

A presença do material ajuda a tornar o ambiente mais confortável, nunca tomando conta dele por completo, o que resulta numa decoração moderna, suave e aprazível.

7. Escadas

Corredores, halls e escadas modernos por homify Moderno

As escadas interiores de uma casa são muito mais do que um elemento de ligação e passagem. A escolha das escadas certas pode fazer toda a diferença na estética do ambiente. Para estas escadas, a escolha recaiu na instalação de degraus flutuantes em madeira que, ao invés do que poderia acontecer com uma escadaria convencional, criam um espaço de transição aberto e delicado cuja beleza é reforçada pela ténue iluminação.

Mas o destaque não está apenas na escada. É impossível não reparar no marcante volume de madeira que, num aproveitamento do espaço vazio e do pé direito alto, surge como plano multifuncional de separação de espaços e apresenta nichos de arrumação que podem acomodar objectos decorativos e/ou livros, entre outros,  

8. Entrada

Hall de entrada Corredores, halls e escadas modernos por homify Moderno
homify

Hall de entrada

homify

Costuma-se dizer que não há segundas oportunidades para criar uma boa primeira impressão e isso aplica-se totalmente à entrada de uma casa. Este é o primeiro contacto que temos com ela, é onde recebemos as nossas visitas e, por isso mesmo, deve transmitir de forma inequívoca as boas vibrações do espaço.

A utilização da madeira nesta divisão torna a atmosfera, na entrada, mais calorosa e transmite, logo à partida, uma sensação de aconchego e familiaridade. 


Recomendado: 
- 9 casas de sonho com preços acessíveis

- Um designer de interiores ajudá-lo-á a integrar a madeira nos interiores da sua casa. Consulte a nossa lista de profissionais e afunile a sua pesquisa através da adição do código postal e nome da área servida. 

Em que divisão mais gostou de ver aplicada a madeira? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!