Uma casa extremamente moderna

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Quando pensamos numa casa moderna, a primeira imagem que nos ocorre é a de volumes simples, discretos e minimalistas. O projecto que hoje lhe vamos mostrar será talvez o que melhor caracteriza esse estilo arquitetónico. Uma casa de sonho, cuja harmonia entre volumes deixa qualquer um estupefacto. Este projecto da autoria dos Trama Arquitectos, recolhe todas as características necessárias para atender todas as suas necessidades de conforto adaptado ao lugar onde este mesmo se insere proporcionando-lhe a maior variedade de sensações tanto a nível funcional, como a nível intencional e emocional.

Um jogo entre volumes

Para além da perfeita distribuição de todo o programa funcional da casa, o que mais nos fascina acerca deste projecto é a sua forma. Na casa, o primeiro piso é caracterizado pela repartição de um sólido para a criação das aberturas tanto a nível de varandas, como para a abertura dos vãos. Em baixo, um volume único que suporta o restante programa. É como se o primeiro piso, de materiais leves e grande envidraçados fosse suportado por este outro, definido por uma grelha metálica de tom preto que dá caráter e personalidade a este edifício.

Uma sonho tornado realidade

Esta magnífica moradia, localizada em Stª Lucrécia de Algeriz no distrito de Braga, cuja obra foi finalizada em 2010 possui dois pisos por onde se distribui o programa habitacional. No piso térreo situam-se todos os espaços públicos e de lazer, que para além da perfeita convivência com a paisagem proporcionada pelos generosos vãos projectados pelos arquitectos, possuem a particularidade de estarem em contacto com a piscina localizada no jardim da casa, e da qual iremos falar mais tarde. 

Já no primeiro piso localiza-se o programa mais privado, onde se distribuem três quartos duplos entre os quais um deles é uma suite, as instalações sanitárias e um pequeno ginásio particular.

Um olhar sobre a paisagem

Como já foi mencionado anteriormente, os grandes vãos projectados são uma das imagens de marca deste projecto. Se por um lado permitem um abundante iluminação natural no interior e permitem uma mais rápida ventilação natural, por outro lado, são estes mesmos vãos, colocados de forma estratégica, que irão proporcionar vistas únicas sobre a paisagem de Stª Lucrécia.

Uma piscina moderna

Outra característica muito peculiar desta moradia é a piscina localizada no jardim da casa. Apesar de ter uma forma tradicional rectangular, destaca-se imenso por entre o deck em madeira. É como se fosse uma subtração de uma das fachadas da casa, mas num plano diferente. Ainda que muito subtil, muitas das vezes, é a piscina que acrescenta um toque especial à casa. Mais ainda, num país como é o caso de Portugal, onde o sol é o nosso melhor amigo no verão, ter uma piscina em casa é o sonho de qualquer um. E se for uma piscina tão incrível como esta?!

Os contrastes

Sem margem para dúvidas, este projecto deixou-nos completamente sem palavras. Desde a forma como se enquadra na paisagem, passando pela moderna fachada, grandes vãos e impressionante jardim com piscina, esta moradia é a representação perfeita daquilo que é a casa de sonho de alguém com uma atitude extremamente moderna. De excelentes enquadramentos e belíssimo contraste entre a textura e cor dos materiais e, apesar de não ter-mos mostrado fotos do interior deste edifício, através do exterior, prevê-se uma atitude extremamente elegante, requintada e sofisticada no interior.

Ficou espantado com esta solução arquitectónica? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!