7 dicas para aproveitar ao máximo a sua sala de estar pequena

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Alguém falou em sala de estar pequena, hum?! Pensamos ter ouvidos uns alertas aí desse lado e nós como bons ouvintes e conselheiros que somos, demos toda a importância às vossas preces e trouxemos todo um artigo dedicado a um dos lugares mais importantes da nossa casa. Sim é verdade, é na sala de estar que passamos umas boas horas à procura do sossego, do descanso e do conforto do lar.

Não será por ser pequena, com uns metros quadrados limitados, que esta divisão não será uma grande sala de estar. Nós comprovamos tudo com sete maravilhosas inspirações, mas também com sete sugestões, as tais que deve tomar em conta para dar um olhar maior à sua sala. De facto, há sempre forma de contornarmos a situação, os tais truques usados pelos arquitetos de interior estão no artigo de hoje. Apostamos que não vai querer perder nem uma dica. É melhor tomarem nota e partilhar com os vossos amigos, de certeza que vão querer saber.

1 – Preencher aquele canto

Se defendemos espaços abertos e arejados, também somos da opinião que em espaços pequenos a área deve ser bem aproveitada. É claro que não queremos dizer com isso, que deve atulhar tudo, em busca de espaço, em qualquer canto e de qualquer modo, não. Uma decoração tem de ter sentido, ser luminosa, apostando em cores mais claras, procurar pontos de luz (natural e artificial), tudo em busca de criar um lugar maior, em aparência, pelo menos. 

Num dos cantos da sua pequena sala de estar, pelo menos, pode tentar tirar partido, não desperdiçando aqueles metros ou centímetros que fazem diferença, quando a área é mesmo limitada. Existem várias opções para preencher aquele canto, como um candeeiro de chão, que recai delicadamente para a frente. Um peça de mobiliário, uma planta ou inspirar-se neste fantástico exemplo. Criando um cantinho de leitura, se não tiver espaço, para a chaise longue e poltrona, escolha um deles e disponha uma pequena mesa de apoio. Simplesmente soberbo e uma fantástica fonte de inspiração.

2- Escolha móveis pequenos

Sala de estar  por Harvink
Harvink

New Jazz bank

Harvink

Se falamos em sala de estar pequena, não queira pôr o maior sofá que a loja tiver ou um armário que esteja em toda a longitudinal da parede. É mesmo para esquecer, promete-nos? 

Prefira sim móveis de porte mais pequeno, que tenham a ver com o ambiente no qual estão inseridos. É uma forma de não ocupar toda a área, de não abafar o ambiente e da sala de estar parecer maior. Se nada for demasiado grande, nada parecerá pequeno, é como uma balança que procura equilíbrio. Vale mais apostar em várias peças e combiná-las entre si. Diferentes peças mais pequenas são mais fáceis de mover ou de encaixar numa pequena área, como a sala. 

3- Construa uma arrumação

E como nem tudo o que temos em casa tem ou deve ser comprado, deixamos-vos esta sugestão DIY, que é sempre bem-vinda por si. Além de termos uma peça diferente, irreverente e única, é também low-cost, o dinheiro investido nela é quase nada ou zero. Não querendo dizer por isso, que a peça que irá construir não seja tão bonita com uma que tenha comprado. São duas coisas distintas e cada uma com o seu valor. 

Outra vantagem em ser você a construir a sua arrumação é que pode projeta-la com as medidas e outras variações que precisa, para poder encaixá-la na sua pequena sala. É feita às suas medidas!

Porque não sermos carpinteiro da nossa própria mobília? 

4- Coloque assentos baixos em frente à lareira

Ter uma sala de estar pequena, não quererá dizer que não dispõe de uma bela e calorosa lareira. Sem dúvida uma grande vantagem, além do calor que se recebe dela, a lareira confere um visual sofisticado, na decoração de um espaço. Como tal, se tiver esse cantinho de casa coloque uns assentos perto dele, cria um visual ainda mais aconchegante, além de ter mais lugares para sentar. 

Nesta situação sugerimos-lhe que escolha assentos mais baixos para não tapar o campo de visão e criar um efeito ótico de amplitude. Estes puff da Loaf são perfeitos para aqueles serões em que ver a lareira crepitar é a sessão cinema da noite, acompanhando o momento com um copo de vinho e uma deliciosa conversa. 

5- Adicione plantas

As flores são sempre bem-vindas, independentemente do lugar, da decoração, do espaço, do ambiente ou do estilo. A natureza mexe de forma única e positiva com o ambiente onde for colocada. Sejam plantas em casos ou flores cortadas num jarro

E mesmo que a sua sala seja pequena as plantas não poderão faltar e veja como há sempre formas de introduzi-las. Se no chão já não tiver um lugar, nem nos móveis, então faça jus do teto, porque esta imagem denota a capacidade que existe, pois quando há vontade, há resultado!

Se quiser ficar mais surpreendido tem de ver então os nossos jardins verticais dentro de casa.

6- Tente diferentes layouts

Sala de estar  por Green Apple Home Style
Green Apple Home Style

Camilla Living Room

Green Apple Home Style

Se não for à primeira, será à segunda ou talvez… a terceira é que é de vez?! 

Tendo em conta que a sua sala de estar é pequena, talvez não esteja a tirar o melhor partido dela. O sofá não está no lugar ideal, o móvel está encostado àquela parede ocupando mais espaço e nada dá com nada. Por isso, deve mover os móveis, aqui e acolá, até encontrar a melhor posição para eles estarem, pelo menos por agora. 

Sem dúvida que há uma forma de estarem melhor, tirando partido do espaço e também da luminosidade, tão importante e mais ainda em lugares mais reduzidos. 

7- Use papel de parede e espelhos

Parede e piso  por Creativespace
Creativespace

mod Stairs

Creativespace

A última dica que vos apresentamos neste artigo remete-nos para o papel de parede e/ou para os espelhos, que são irrepreensíveis no seu poder de iludir o nosso olhar, dando uma perspetiva maior da realidade. O espelho irá refletir o que tem à frente, criando mais luz e a sala parecer-se-á o dobro do tamanho.

Quanto ao papel de parede, pode encontrar hoje em dia em diferentes empresas, papéis que criam verdadeiros cenários reais, com um design que leva a uma grande profundidade, como é o caso desta imagem. Ao colocar este papel de parede, numa das paredes da sua sala de estar, criará a sensação de um longo caminho, como uma sala sem fim ou talvez com uma porta secreta para ir à descoberta…

A sua sala de estar é pequena? Gostou das nossas super dicas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!