Habitação moderna e sofisticada

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

A arquitectura moderna tem vindo a proporcionar novas abordagens conceptuais face aos programas habitacionais. A forma e o estilo são determinantes para a concepção de determinado modelo espacial. A casa que hoje lhe iremos mostrar é uma habitação moderna onde a forma rectangular e rectilínea criam o molde para o que será um exercício arquitectónicamente distinto e moderno.

Os profissionais da empresa GMAISNV  conceberam este projecto que realça a linha recta e as formas geométricas enquanto princípio conceptual para o desenvolvimento do projecto. Esta empresa de arquitectura efectua trabalhos nas mais diversas áreas desde a arquitectura, ao design, passando também pela certificação energética. Um dos principais objectivos deste atelier é o de oferecer a cada cliente um experiência única e personalizada.

Fique desse lado e descubra uma habitação moderna e minimalista repleta de detalhes incríveis. As próximas imagens irão impressioná-lo!

Fachada moderna

Casas Beiriz: Casas minimalistas por GMAISNV, LDA
GMAISNV, LDA

Casas Beiriz

GMAISNV, LDA

A fachada da habitação apresenta uma forma rectangular distinta sobre a qual assentam diversas materialidades. Apesar da grande e aparente simplicidade arquitectónica este volume possui uma grande complexidade que se revela em todos os pequenos detalhes.

O vidro é aqui um dos principais materiais que conforma e distingue esta fachada, revelando e abrindo espaços intermédios entre o interior e o exterior da habitação. Estes espaços são as varandas que podemos observar no piso superior da habitação. Na cobertura existe ainda um grande terraço que se estende sobre toda a sua extensão.

Interiores confortáveis

Casas Beiriz: Corredores e halls de entrada  por GMAISNV, LDA
GMAISNV, LDA

Casas Beiriz

GMAISNV, LDA

No interior encontramos um espaço minimalista e luminoso em que o detalhe faz toda a diferença. A materialidade é um dos pormenores que mais vida e sofisticação atribuem a este espaço.

Nesta imagem é possível verificarmos como a união entre materialidades distintas proporciona a criação de um ambiente equilibrado e harmonioso. 

O pavimento em madeira possui um acabamento envernizado que combina com o acabamento polido das escadas em pedra.

Percursos internos

Casas Beiriz: Corredores e halls de entrada  por GMAISNV, LDA
GMAISNV, LDA

Casas Beiriz

GMAISNV, LDA

O percurso é fundamental na arquitectura. É através dele que o visitante absorve a experiência espacial à medida em que percorre os espaços. Esta é uma experiência tridimensional que é absorvida de maneiras diferentes por cada um de nós. 

No interior de uma habitação, o percurso limita a experiência e a vivência espacial do ser humano, sugerindo assim uma aproximação ao edifício. 

Outro detalhe que esta imagem nos revela é a grande parede revestida com arrumação embutida. O que aparentemente parece apenas uma parede branca, é na verdade um grande espaço de arrumação acessível através de diversas portas de abrir.

Perspectivas e enquadramentos

Casas Beiriz: Corredores e halls de entrada  por GMAISNV, LDA
GMAISNV, LDA

Casas Beiriz

GMAISNV, LDA

A casa apresenta-se das mais diversas formas, ora ampla, ora reservada e labiríntica, tudo isto graças à grande diversidade espacial proporcionada pela arquitectura do edifício. 

As divisões encerram-se sobre si próprias através de portas, abrindo o ou fechando os espaços e delimitando assim, todo o percurso do utilizador.

A disposição das tábuas de madeira sobre o pavimento também contribuem para a conformação de uma perspectiva visual alongada ilusoriamente através do olhar.

Um cubo misterioso

Casas Beiriz: Salas de estar minimalistas por GMAISNV, LDA
GMAISNV, LDA

Casas Beiriz

GMAISNV, LDA

Esta imagem é realmente magnífica e mostra-nos como os grandes vãos influenciam a vivência espacial dos ambientes anteriores da habitação.

A grande janela ilumina toda esta divisão criando uma enorme dinâmica espacial que se vai alterando ao longo do dia consoante a própria luz solar.

Volume distinto

Casas Beiriz: Casas minimalistas por GMAISNV, LDA
GMAISNV, LDA

Casas Beiriz

GMAISNV, LDA

Voltamos ao exterior da habitação onde podemos visualizar a fachada posterior. O design da fachada é simétrico demonstrando assim uma atitude arquitectónica  puramente modernista.

O volume recto e quadrangular ergue-se perante o pavimento exterior em pedra demarcando assim a sua posição sobre o terreno.

Ao cair da noite

Casas Beiriz: Casas minimalistas por GMAISNV, LDA
GMAISNV, LDA

Casas Beiriz

GMAISNV, LDA

A noite cai e a casa permanece serena e estática. À sua volta destaca-se uma iluminação exterior e pontual que delimita o percurso que envolve a habitação.

Gostou deste exemplo de arquitectura moderna? Se sim tem mesmo de verificar este livro de ideias com uma magnífica habitação moderna e transparente!

O que achou deste projecto irreverente e sofisticado? Queremos saber a sua opinião, deixe-nos um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!