Tipos de sanitas e retretes: veja modelos e saiba como escolher | homify | homify Tipos de sanitas e retretes: veja modelos e saiba como escolher
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Tipos de sanitas e retretes: veja modelos e saiba como escolher

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Casas de banho da Maria e do João Casas de banho escandinavas por Homestories Escandinavo
Loading admin actions …

O assunto hoje é um pouco mais peculiar, mas não por isso menos importante que os outros, já que as sanitas e as retretes são aquelas peças de casa que ninguém prescinde… são indispensáveis e é inconcebível passar sem elas.! Escolher a sua sanita é assim muito importante, porque irá usá-la várias vezes ao dia! Além de ser parte integrante do WC ou casa de banho

A presença obrigatória de sanitas pode não ser a coisa mais glamourosa, mas é possível trazer um pouco de charme com alguns truques. Clássicas ou originais, os diferentes tipos de sanitas adaptam-se à configuração da sua casa (incluindo a renovação quando a sua instalação é muito antiga), como um espaço mais restrito ou não.

Quais são os tipos de sanitas e retretes? O que é uma sanita com lavagem? Qual é o preço das sanitas? Como pode instalar uma sanita sozinho? Quanto custa a instalação de uma sanita?

Hoje, cada vez mais silenciosas e fáceis de manutenção, as sanitas tornam-se também decorativos. Existem 5 tipos principais de sanitas e retretes. Hoje, partilhamos tudo sem tabu!

​Os diferentes tipos de sanitas e os seus preços

Se há um lugar que costumamos esquecer, é o WC. No entanto, esta é a divisão onde os seus convidados estão sozinhos. Eles podem ter tempo para observar a decoração, mas também o material e os cuidados que lhe confere.

Já não pode ver mais a sua antiga sanita? Só se imagine a sentar-se numa sanita com um design contemporâneo ou vintage? Quer dar outra imagem à sua casa de banho? Então está na hora de proceder a umas mudanças, afinal, se há um lugar que deve ser confortável e acolhedor, é bem este!

Delicado ou clássica, aconchegante ou moderna, os sanitários têm o seu estilo e a sua personalidade e soluções não faltam para superar um problema: vaso sanitário de canto para espaços pequenos, suspenso para facilitar a limpeza, seco para os mais ecológicos, triturador ou lavagem, enfim há opção de escolha.

A instalação de uma sanita pode custar em média entre 200 a 1.000 euros, incluindo a sanita. Há que ter em conta a remoção e instalação, bem como a ligação. Lembre-se de escolher uma sanita equipada com uma solução de poupança de água, é uma opção sempre mais fácil quando é integrado e não quando é necessário adicioná-la.

Sanita suspensa, a estética aliada à tendência

Casas de banho modernas por homify Moderno

Estes sanitas ficam suspensas à parede e deixam visível apenas a peça e o autoclismo. O reservatório, os tubos e afins estão  camuflados atrás de uma parede. Deve ser usado o princípio da parede dupla.

Este tipo de sanitas é geralmente usado em casas recentes ou remodeladas, com um estilo mais moderno. As instalações sanitárias suspensas são um pouco mais complexas para serem instaladas, porque exigem que a estrutura que as sustenta seja sólida.

A vantagem é que pode ser adaptado em altura: 30 cm para crianças, 40 cm para adultos, 50 cm para pessoas com mobilidade reduzida.

A sua instalação requer um trabalho substancial, a parede de instalação deve ser coberta por paredes de pladur antes de ser tapada com azulejos ou outro revestimento. A divisória vai até o teto ou pode criar uma espécie de cofragem e, nesse caso, é possível instalar também uma lavagem manual.

Nota: diminui a profundidade de uma sala e, em caso de fuga, é necessário remover as placas (retirá-las).

​O mais clássico – a sanita de pousar

Casas de banho da Maria e do João Casas de banho escandinavas por Homestories Escandinavo
Homestories

Casas de banho da Maria e do João

Homestories

Muito clássico, aliás a mais clássica – a sanita de pousar. O tamanho é a sua principal desvantagem. A chegada da água é pelo lado do reservatório ou por baixo.

A profundidade do vaso sanitário é de cerca de 80 cm, mas há sanitas compactas ou em ângulo para ganhar alguns centímetros. É muito prático para divisões pequenas, como WC's, onde é impossível abrir a porta sem bater os joelhos, se estiver sentado na sanita!

Estas sanitas são fixas ao chão com parafusos. É necessário usar tubos ou mangueiras para ligar a evacuação à sanita.

É mais difícil instalá-las em caso de saída vertical porque o ajuste da cuba não é possível. Pode colocá-las sozinho, mas tenha a certeza de que é capaz!  Se não tiver nenhum conhecimento de saneamento, deverá contactar um profissional, como um canalizador. Encontre contactos diretamente AQUI!

​Solução alternativa – sanita trituradora

Casas de banho - Smile Bath Casas de banho campestres por Smile Bath S.A. Campestre
Smile Bath S.A.

Casas de banho – Smile Bath

Smile Bath S.A.

O triturador de sanita não é reservado apenas para auto-caravanas, casa móvel ou outro tipo de casa. Também pode ser instalada nas casas mais clássicas, desde que o diâmetro seja inferior a 100mm, com inclinação insuficiente ou, no caso de uma remoção de águas residuais.

O vaso sanitário triturador tem um motor elétrico, que esmaga os materiais antes de enviá-los para a rede de águas residuais.

É possível ter um triturador embutido ou independente que possa ser instalado numa cuva tradicional. Atenção, este tipo de sanita depende da eletricidade. Em caso de falha de energia, não será possível usar. O som é relativamente importante e pode incomodar os seus vizinhos. 

Não pode colocar papel higiénico (nem lenços). A sua manutenção é similar a uma sanita tradicional. 

​Os mais eco-friendly! Os sanitários secos

RUSTICASA | Pine Cottage | Zambujeira do Mar Casas de banho campestres por RUSTICASA Campestre Madeira maciça Multicolor
RUSTICASA

RUSTICASA | Pine Cottage | Zambujeira do Mar

RUSTICASA

O seu princípio é baseado na ideia da compostagem (técnica aplicada para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios). Uma opção ecológica e económica, que não precisa de água. A compostagem é feita com resíduos vegetais secos (madeira, palha, terra, cinza) e matéria orgânica. É fácil de instalar. 

O composto resultante pode ser usado para o seu jardim, por exemplo.

Evitam a instalação de fossas sépticas e colocam-se em qualquer lugar/espaço de casa ou até no exterior. Não há necessidade de canalização ou de abastecimento de água. A poupança de água é muito importante, pois um fluxo normal consome de 3 a 6 litros! 

Têm muitas vantagens, mas ainda requerem o uso de uma grande quantidade de plantas esmagadas ou cinzas para cobrir os excrementos, se quisermos evitar o aparecimento de odores desagradáveis. Deve também esvaziar regularmente o balde e saber o destino do composto!

Leia ainda como pode poupar água: 10 dicas para poupar em casa.

​A opção alternativa – as sanitas químicas

As sanitas químicas funcionam como as outras sanitas, à excepção que tem de adicionar aditivos químicos para dissolver a matéria orgânica e reduzir os odores.

Estas retretes são reservadas principalmente para uso ao ar livre, como para caravanas ou locais de obras. Algumas casas isoladas ou extensões de casas (abrigos de jardim) que não tenham evacuação também podem ser equipadas com elas.

Os volumes dos tanques devem ser escolhidos com cuidado, por exemplo, um tanque de 20 litros é adequado para uma autonomia completa de 2 dias de uma família de 4 pessoas. Um indicador de nível também pode ser muito conveniente. Uma opção económica, são fáceis de usar, alguns aditivos podem estar disponíveis em pequenos sacos, prático para deslocações. 

A sanita com lavagem – uma opção higiénica

Casas de banho - Smile Bath Casas de banho modernas por Smile Bath S.A. Moderno
Smile Bath S.A.

Casas de banho – Smile Bath

Smile Bath S.A.

As sanitas com lavagem ou com chuveiro de mão são frequentemente encontradas na Ásia. Basta pressionar um botão para um chuveiro aparecer e acionar um jato de água para limpar suavemente.

Alguns modelos estão equipados com um controle remoto, para regular a intensidade do fluxo do chuveiro de mão, ou para iniciar a função de secagem (ar quente ou frio), o aquecimento do assento ou a purificação do ar. 

Este tipo de sanita apresenta um custo elevado ainda. 

O que deve saber mais?

  • Entre os critérios de escolha, certifique-se do nível de som do autoclismo, a sua capacidade e o tipo de conexão com a evacuação. Leve o seu tempo para escolher porque uma sanita confortável é importante!
  • Antes de comprar a sua sanita, certifique-se das medidas do seu WC ou casa de banho.
  • Embora os modelos económicos sejam mais caros serão sempre os melhores, porque irão compensar imenso a longo prazo. vai ver que as faturas de água irão diminuir. 
  • Pode comprar sanitas com um design único em diversas lojas de bricolage, como também através dos profissionais homify. Tem por exemplo, a Smile Bath S.A., uma marca portuguesa de grande qualidade e de design irrepreensível, como pode constatar nas peças da imagem, Clique diretamente em pedir cotação, para mais informações.
  • Leitura recomendada: Louças Sanitárias de estilo moderno no Seixal.
Qual destas sanitas gosta mais? Qual é que tem em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!