6 formas de limpar a sua cozinha antes de uma festa especial

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Ficou assustado ao ler a palavras festa especial no título do nosso artigo? Relaxe não há razões para isso! Hoje queremos falar-lhe de limpeza, mas com um propósito específico, o de ser extremamente rápido e eficaz. Está a ver quando está cheio de pressa para ter a casa impecável para reunir a família? Pois lá está, é mesmo isso! Festas são quando o homem quiser, como também a eficácia das suas limpezas deve acontecer no seu dia-a-dia. Já sabemos que a cozinha é uma divisão que se suja bastante e por isso há que ter a situação sobre controlo. Dicas preciosas são os nossos nomes do meio e este artigo, para não ser excepção, está cheio delas! Já lhe aguçamos o suficiente a curiosidade para seguir connosco? Então venha daí!

Água e sabão no dia-a-dia

Começamos pelos básicos do básico: a água e o sabão. Se há coisa que não pode faltar numa cozinha são estes dois elementos, pois são eles que garantem uma limpeza também ela básica mas muito importante. Somos defensores de que limpeza se mantém com limpeza, isto é, se for limpando todos os dias um bocadinho, nem que seja só a passar um pano húmido pelas superfícies, a sua cozinha vai ter sempre um aspecto mais limpo e organizado. Se o fizer de forma regular evitará passar longos dias a esfregar a sujidade que é mais fácil de eliminar. O próprio ambiente da sua cozinha será outro, já que desta forma impossibilitará os cheiros de ficarem entranhados – o que é muitas vezes um problema já que depois parece impossível livrarmo-nos deles! – e por isso não só o espaço como você ficarão a ganhar, não custa nada e a eficácia é garantida!

Todos os tipos de produtos de limpeza

Como lhe escrevemos no parágrafo anterior, a água e o sabão satisfazem necessidades básicas, contudo é necessário termos produtos mais fortes para que a limpeza seja profunda – já se sabe que existem sempre aqueles dias em que não nos escapamos destas tarefas – assim, tendo detergentes para todos os fins e propósitos, guarde-os num sítio super acessível de forma a que os veja recorrentemente e os use da mesma forma. Desengane-se se pensa que estes produtos são apenas para situações SOS, eles são para serem usados sempre que quiser limpar um bocadinho melhor qualquer zona ou superfície da cozinha.

Despeje todos os talheres e pratos no lava-loiça

Para alguns lavar a loiça pode ser uma tarefa muito relaxante, para outros, nem por isso, ainda assim como é actividade que não podemos deixar de lado, temos uma sugestão para fazer que lhe irá poupar algum tempo e energia. Quando tem de lavar a fundo a sua loiça – se tiver uma máquina de lavar acreditamos que não acontecerá muitas vezes! – esta regra poderá ter algumas variantes, contudo se o seu objectivo é mais o de passar a loiça por água porque, por exemplo, já a tem arrumada há muito tempo, é tão simples quanto isto: despeje todos os talheres e pratos em água quente e com detergente, deixe-os estar um bocadinho de molho e depois lave-os tranquilamente. Se tiver a sorte, como na imagem, de ter duas pias ainda melhor, em menos de nada tem tudo lavado.

Use produtos de limpeza nos móveis com electrodomésticos de cima para baixo

Laranja mecânica: Cozinhas minimalistas por FABRI
FABRI

Laranja mecânica

FABRI

Ora aqui temos outro truque para si, quando tiver que limpar os móveis onde estão os seus eletrodomésticos. Para que esta tarefa não seja tão aborrecida – acreditamos que existam muito poucas pessoas que a achem relaxante – use o método que lhe vamos apesentar, vai ver que mais rapidamente terá tudo a brilhar. A nossa sugestão é que comece de de cima para baixo, em primeiro lugar porque é sempre mais complicado chegar a zonas mais altas e depois porque ao ser um movimento mais orgânico, os resultados serão ainda melhores. Experimente, vai ver como temos razão! Ter um móvel que brilha com a mesma intensidade daquele que vê na imagem é possível, siga o nosso conselho e depois diga-nos como foi!

Limpe a mesa

T3 Lisbon Luxury Apartment: Cozinhas modernas por EU LISBOA
EU LISBOA

T3 Lisbon Luxury Apartment

EU LISBOA

mesa da nossa cozinha determina em grande parte o aspecto da divisão. Isto porque está normalmente posicionada num sítio muito central para o qual é impossível não olhar cada vez que nela entramos. Por esta razão deve dar uma atenção redobrada a esta peça e certificar-se que está sempre a brilhar e com uma superfície limpa de sujidade e de tralha também! Olhe para o exemplo que escolhemos para ilustrar este parágrafo, não acha que se entrasse numa cozinha com uma mesa igual a esta iria ficar desde logo super bem impressionado? Lá está! É precisamente isto que lhe queremos dizer! 

Lava-loiça a brilhar

Outra parte da nossa cozinha que nos chama sempre a atenção é sem dúvida o lava-loiça, já que a quantidade de metal que existe num espaço tão pequeno, é grande. Um dos  maiores inimigos dos lava-loiças é o calcário e as manchas terríveis que este imprime nos metais. Como ninguém acha bonita uma superfície super manchada, há que fazer algo em relação a isto e uma vez mais o que lhe podemos dizer é que deve comprar os produtos certos, pois é, é só isto mesmo. Se for fazendo uma manutenção regular as manchas serão praticamente inexistentes, o que significa que o seu lava-loiça estará sempre a brilhar. Vá passando o produto anti-calcário amiúde e verá que em muito pouco tempo, os resultados estarão à vista.

O que achou das nossas dicas?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!