Remodelação de Apartamento em Arroios

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
homify Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Hoje, levamo-lo a descobrir daqueles antes e depois de cortar a respiração. A mudança foi drástica e as obras pesadas, mas o resultado é surpreendente. 

Os empreiteiros da CSR CONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO LDA foram os responsáveis por tamanha mudança. O apartamento que vos iremos apresentar localiza-se em Arroios. Era um fogo de tipo T3 em muito mau estado, estava desabitado, num prédio de habitação datado dos anos quarenta do século XX. Os proprietários pretendiam uma renovação para uma habitação T2, com conforto e acabamentos atuais para colocar no mercado de arrendamento. Os profissionais apresentaram uma proposta com uma solução arquitectónica, que foi discutida com o cliente, antes de avançar para a obra.

O resultado ficou assim… Ora veja os pormenores, bem como o apartamento antes, para ter uma ideia clara de como era. 

O apartamento depois das obras

Começamos pelo projeto já concluído. Porém, no final, poderá apreciar algumas fotografias, cedidas pelos profissionais, de como era o apartamento antes desta mudança radical. 

Tudo foi alterado, do chão ao teto: revestimentos, cozinha, casa de banho, iluminação, caixilharias, janelas, etc. Assim, as fundações das paredes, do tipo calabouços, em alvenaria, foram reforçadas, a caixa de ar saneada, interposto isolamento, e as paredes exteriores tratadas e acabadas com argamassas de cal. 

O pavimento foi substituídos por barrotes de madeira e pranchas OSB e os vigamentos do teto reforçados ou com empalmes ou com interposição de novas peças, conforme as melhores práticas para este tipo de trabalhos. É de ressalvar a qualidade e o profissionalismo dos empreiteiros da CRS Construção e Reabilitação Lda.

O processo

Os vãos de janela existentes na sala foram rasgados para vãos de sacada com a função de uma mais franca comunicação com o pátio e principalmente para melhorar a iluminação natural do apartamento. 

As cores que predominam no apartamento foram o branco nos tetos, vãos de porta e rodapés. Para as paredes optaram por uma nuance de branco, que proporciona uma sensação de maior aconchego. 

As madeiras

Segundo os empreiteiros da CRS Construção e Reabilitação Lda foram utilizadas vigas e barrotes de madeiras de casquinha vermelha, de madeira natural tratada em autoclave e de madeira lamelada. As peças de união e ligação são em aço inox. Todas as madeiras antigas a manter foram tratadas com produto anti xilófago de primeira qualidade. O resultado está à vista, o conforto e a qualidade destacam-se no espaço. 

Novas caixilharias

A caixilharia exterior foi integralmente substituída por caixilharia de alumínio com corte térmico e vidro duplo. As portadas são novas com desenho semelhante às originais. O apartamento ficou assim com uma melhor vedação e isolação térmica e acústica, proporcionando maior conforto aos seus futuros utilizadores. Além de que tal investimento, permitirá reduzir custos inerentes ao aquecimento. 

Espaço social

Tendo em particular atenção a idade e estruturação do prédio e de acordo com os bons princípios de engenharia em reabilitação deste tipo de estruturas, os empreiteiros optaram para a reposição da estabilidade do fogo duas paredes resistentes, em barrotes de madeira, e uma viga em lamelado de madeira com dois tirantes em aço inox apoiadas em dois pilares de ferro fundados em sapatas de betão armado.

Criaram ainda dois quartos com área igual, divididos por uma parede em pladur reforçado. A antiga sala funde-se com o antigo quarto, proporcionando um espaço mais amplo e luminoso, que partilha o espaço comum com a cozinha. Neste sentido, há agora uma excelente área social, confortável e atrativa. 

Novas infraestruturas

Neste processo de remodelação, era natural que fossem alteradas as infraestruturas de águas, esgotos e instalações eléctricas e Ited. Não foi necessário renovar a instalação de gás.

A casa de banho relaxante

A instalação sanitária foi implantada sensivelmente na mesma zona da existente sendo as paredes divisórias construídas em alvenaria. Os profissionais optaram por ter o sanitário separado numa cabine própria com ganhos de privacidade e melhor gestão de utilização, proporcionado pela sua independência da zona de duche e lavatório.

Do ponto vista da paleta cromática, os tons verdes proporcionam uma ambiência bastante relaxante. A iluminação é suave e realça o espaço de duche e lavatório, o que disfarça as suas reduzidas dimensões.

Os materiais

Os barrotes de madeira tratada foram aproveitados para desenhar e fornecer um móvel de lavatório à medida e adequado com o conceito da habitação, equipado com um lavatório simples, de poisar, enriquecido com uma torneira de parede com castelos em sintonia com o móvel rústico.

Zona sanitário individual

Na zona do sanitário individual o pavimento subiu de forma a embeber a mochila do autoclismo e gerar uma prateleira de apoio, com uma tomada. 

Assim, os futuros utilizadores poderão tirar partido desse espaço para colocar uma peça decorativa, tal como um candeeiro decorativo, uma peça de arte, um ambientador, livros ou outros objetos poderão compor e dar vida a este espaço.

Detalhes

No interior foi aplicado pavimento de soalho flutuante de boa qualidade com excepção das zonas húmidas – cozinha e casa de banho, onde optaram por um bonito mosaico hidráulico e azulejo, respetivamente.

A escolha dos materiais de revestimento foi cuidada tendo em atenção o impacto visual, as características de conforto e a durabilidade, mas também de forma a deixar marca de uma certa memória de época. Como os cerâmicos de parede e mosaico hidráulico no pavimento da cozinha que trazem um toque de revivalismo. A vida de madeira lamelada e a estrutura de cabos e roldanas em aço inox e de pilares de ferro pintado são também um conjunto de presença forte e marcante, que marcam positivamente o passado deste fogo. 

O pátio

O pátio exterior careceu o mesmo cuidado que as partes internas do apartamento.  

Apresenta uma área de aproximadamente 15,0m2, sendo um excelente espaço para criar uma área exterior de lazer, como uma extensão da sala. Além de que, as melhorias do pátio contribuíram para uma melhor iluminação do fogo. 

O revestimento do pavimento é em calçada anti-derrapante de tons cinza e esverdeados. Foi aproveitada e melhorada a floreira existente, como também executado um banco com aproveitamento da madeira lamelada utilizada na estrutura.

O apartamento antes da renovação

A partir desta fotografia pode ver o apartamento antes do processo de remodelação, levado a cabo pelos empreiteiros da CRS Construção e Reabilitação Lda.

O fogo estava em real mau estado: as paredes, parte dos pavimentos em madeira com abatimentos, a cozinha e instalação sanitária decrepitas, os vãos de porta e janelas em madeira apodrecida e tetos em estafe.

De facto, o resultado final surpreende ainda mais depois de ver estas imagens. Um trabalho de remodelação que merece o nosso bem haja. 


Há muitas casas portuguesas degradas e que precisam urgentemente de um processo de remodelação, por isso, não hesite em contactar os profissionais. Tire partido da sua casa, é um investimento que compensa, sem sombra de dúvidas. 

CONTACTOS:

O que achou deste antes e depois? Nós ficamos surpreendidos positivamente.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista