Como Decorar com Tons de Verde: 14 ideias e inspirações

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento A+D, Estúdio 102 Estúdio 102 Salas de estar modernas
Loading admin actions …

cor verde representa a natureza e simboliza o equilíbrio e a esperança. É considerada uma cor que acalma e diminui o estresse, sendo muito benéfica para a saúde. Ela também aumenta a concentração. Além disso, o verde é uma excelente escolha para a decoração dos vários ambientes da casa, apresentando tonalidades que vão do quase azul ao quase amarelo. Uma simples parede pintada de verde faz toda a diferença! Neste livro de ideias, você vai conhecer um pouquinho mais sobre a cor verde e seus muitos tons – e ver em 17 imagens como ela pode ser utilizada. Confira!

A cor verde

Se repararmos bem, a cor verde está sempre ao nosso redor, seja no campo ou na cidade. Ela está nas matas, mas também nos jardins e vasos que enfeitam as nossas casas. Se saímos para a rua, logo damos com o semáforo que, quando está verde, nos permite ir adiante. Se temos que ir ao hospital, veremos médicos vestidos de verde. Se vamos ao jogo de futebol, também deparamos com o verde no uniforme do nosso time – ou do adversário. Se pensamos em dinheiro, logo vem à mente as notas novinhas de dólar compradas para aquela viagem.

Cientificamente, a cor verde é uma cor primária e uma cor-pigmento secundária composta pelo ciano e pelo amarelo. Ela engloba todas as tonalidades evocadas pela luz constituída por comprimentos de onda, visíveis pelo olho humano, entre 520-570 nm. Ou seja, neste comprimento de onda, a luz parece verde ao olho humano.

O primeiro tipo de verde é quase azul e o segundo é um verde amarelado. Na luz normal do dia, qualquer pessoa que não sofra de daltonismo pode distinguir todos os tons de verde. Esta cor é a cor do meio do espectro, por isso é considerada a cor do equilíbrio

Mas a cor verde é rica em significados e simbologias. Para começar, é a cor que representa a natureza e, consequentemente, os muitos movimentos de defesa e proteção do meio-ambiente. A cor está até no nome do Greenpeace, uma das mais importantes organizações ambientais do mundo.

Atualmente, existem 100 tonalidades de verde catalogadas e quase todas elas se referem a algo que existe na natureza, como grama, maçã, selva, azeitona, limão, sálvia, esmeralda e jade.

A área da saúde é outra em que a cor verde está presente, pois suas diferentes tonalidades supostamente ajudam o equilíbrio corporal, a transmissão de boas energias, o relaxamento e o combate ao estresse. Como já dissemos, os médicos costumam vestir roupas verdes porque a cor é agradável aos olhos e ajuda a reduzir o brilho excessivo das luzes brancas, além de contrabalançar o efeito causado neles por olharem muito tempo para o sangue vermelho.

Ainda no sentido da saúde, a cor verde acalmaria e traria equilíbrio ao corpo e ao espírito e o seu uso em momentos de tristeza e depressão poderia ser reconfortante e estimulante.

 A cor verde está relacionada ainda ao dinheiro, principalmente na representação gráfica das cédulas de dinheiro, em especial o dólar; à boa sorte, por conta das boas vibrações que seriam proporcionadas pelos trevos de quatro folhas; e à juventude, à qual são atribuídas duas características emocionais e mentais também relacionadas à cor verde: a liberdade e a esperança.

A ideia de esperança atribuída ao verde está ligada à experiência da primavera, pois a esperança germinaria como a semente nessa estação, significando a renovação após a escassez.

Uso do verde na decoração

O verde é uma cor que harmoniza com qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável seu uso no banheiro para refinar a energia do local.

O verde não deve ser usado em excesso com amarelo ou vermelho, pois essa combinação pode criar um ambiente muito poluído e que pode transmitir sentimentos negativos como a raiva.

As diferentes tonalidades de verde têm resultados distintos. O verde limão, por exemplo, traz um pouco das características do amarelo, como energia e alegria. Já os tons mais escuros evocam masculinidade e virilidade. Por sua vez, o verde claro atrai proteção.

A cor verde, especialmente na natureza, é considerada calmante, energizante e revitalizante. A sensação pode ser obtida na cidade ao se pintar as paredes da casa nesta cor.  O verde é uma cor que pode promover a concentração e aliviar sentimentos negativos e estresse.

A seguir, exemplos de uso do verde na decoração:

1. Vasos decorativos

Uma das maneiras mais fáceis de agregar verde na decoração de um ambiente é por meio de plantas. Nesta imagem, vemos um vaso decorativo de vidro com grandes folhagens. Também há cerâmicas em um tom verde-azulado.  

2. Parede verde

Uma parede verde pode marcar presença na decoração, especialmente em um ambiente em estilo rústico. É o caso desta casa com muita madeira e tijolo à vista. Na cozinha, a parede do fundo é verde tipo lousa, própria para se escrever ou desenhar. 

3. Almofadas

Espaço Integrado - Sala de TV moderna homify Salas de estar modernas

Almofadas e estofados sempre se destacam na decoração de uma casa, portanto apresentá-los em diversos tons de verde não passará despercebido. Nesta imagem, as almofadas são de um tom mais claro, como menta. 

4. Plantas

Como já dissemos, as plantas são uma excelente forma de introduzir variadas tonalidades de verde na decoração. O ambiente fica muito mais colorido e fresco, como vemos na imagem acima, em que plantas se combinam com madeira.

5. Verde-esmeralda

A tonalidade verde-esmeralda traz elegância e sofisticação a qualquer sala de estar. A decoração da sala de estar da imagem acima incorporou o tom nas poltronas. Os vasinhos de plantas distribuídos pelo ambiente também agregam a cor.

6. Com tijolo à vista

Sala de estar / TV homify Salas de estar industriais

No projeto desta sala de estar, a parede de tijolinho à vista é uma combinação muito bem-sucedida com o sofá verde-esmeralda. As duas cores se complementam em uma decoração moderna com um toque rústico.

7. Com cores neutras

Na imagem acima, a sala de estar em cores neutras ganha vida e foco com o sofá em um tom de verde puxado para o azul. Os grandes quadros também acabam tendo destaque por conta do sofá abaixo deles. 

8. Jardim vertical

Outra forma de incorporar a cor verde na decoração é instalar um jardim vertical. Na imagem acima, o jardim vertical se apresenta como um quadro emoldurado de madeira que complementa o painel da TV no mesmo material. 

9. Moldura verde

A decoração verde desta sala de estar moderna e despojada é feita com plantas que avançam por toda uma parede e emolduram a passagem entre dois ambientes da área social. Os tons de verde são variados de acordo com as diversas plantas. 

10. Buffet

O mobiliário de um ambiente pode se apresentar também em diferentes tonalidades de verde. Nesta sala de estar de estilo rústico, um buffet com gavetas na cor verde escuro serve de apoio para a TV. Um móvel útil e bonito. 

11. Quarto verde

Neste quarto de casal, a decoração verde e branca é suave e discreta. A roupa de cama tem um tom de verde muito claro e suave, que combina lindamente com as cortinas brancas e as almofadas estampadas na mesma cor.

12. Outra parede verde

Aqui temos mais um dos tons de verde para parede. É uma tonalidade que puxa mais para o azul, o que faz com que a parede combine perfeitamente com a cadeira em capitonê azul. A cor também aparece no papel de parede listrado. 

13. Verde e rosa

Algumas combinações de cores são especiais, como a desta decoração verde e rosa. O tom de verde tendendo para o amarelo é apresentado pela roupa de cama, enquanto o rosa aparece no assento do sofazinho e no papel de parede. 

14. Quadro

Outra maneira fácil de introduzir a cor verde na decoração de vários ambientes da casa é pendurando quadros que apresentem um ou vários dos seus tons. O quadro da imagem acima, com verde e rosa, alegra o quarto de casal. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista