Dicas: como aproveitar o espaço sob o vão das escadas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Nos dias que correm, há cada vez mais apartamentos e casas que são construídos com áreas pequenas devido à escassez de espaço nas cidades. Por esse motivo, pode fazer toda a diferença saber tirar partido de cada recanto da casa de forma criativa. Existem algumas áreas nas nossas casas que podem ser aproveitadas com ideias interessantes e criativas, como é o caso do vão sob a escada.

As opções são inúmeras!  O vão da escada pode ser um local ideal para construir um armário, colocar gavetas, ser um canto para leitura, virar um bar ou até um escritório. De forma criativa, é possível criar um cantinho que alimente a necessidade dos moradores, transformando-o num ambiente versátil que alie beleza e funcionalidade.

Neste artigo, deixamos-lhe algumas sugestões para transformar este espaço num ambiente interessante na sua casa. Confira.

Decoração em foco

Aproveite este espaço para colocar ornamentos decorativos. Utilize estantes baixas e coloque sobre ela os seus objectos preferidos de forma a oferecer personalidade ao ambiente. Uma sugestão que, a nosso ver, valoriza a decoração é colocar iluminação com lâmpadas de LED na parte inferior da estante até a base da escada. O espaço ganha um destaque especial na casa.

O charme de um jardim de Inverno

A área por baixo da escada é o ambiente adequado para acomodar um pequeno jardim interior. Esta é uma das opções mais comuns para se aproveitar o vão. Adicionar plantas em casa ajuda a deixar o ambiente sempre mais fresco e alegre. Vale, então, aproveitar um vão com luz natural para manter as plantas sempre frescas e bonitas. Mas, para ambientes em que a escada se localiza numa zona mais fechada e com pouca presença da luz natural, invista em vasos de plantas com espécies que se adaptem a esta atmosfera, como os cactos. Aproveite este espaço trazendo a natureza para dentro da sua residência.

Escritório à vista

Crie um escritório em casa aproveitando esta área. Esta é uma ideia muito funcional no que diz respeito a optimizar este espaço muitas vezes inutilizado. Neste ambiente, assinado pelo gabinete Escala Arquitetura, o escritório ganha luminosidade graças à iluminação natural que invade todo o espaço e mantém a atmosfera arejada, criando um ambiente privado, confortável e dinâmico.

Organizar

As prateleiras e os nichos são boas alternativas para aproveitar este espaço e para manter alguns pertences no lugar. Neste espaço, a arquitecta Silvana Lara Nogueira, aproveitou a base da escada e construiu um nicho iluminado com um conjunto de prateleiras retrácteis em madeira que facilitam o dia-a-dia da casa de maneira versátil e trazendo modernidade ao ambiente.

Uma adega ou bar

Uma opção criativa e diferente para a zona sob a sua escada é o bar. Acrescente uma bancada, com uma cadeiras ou bancos. Organize as bebidas e garrafas e instale um móvel feito em madeira, acompanhando o desenho da escada. Crie um espaço para armazenar as bebidas, como uma adega para os vinhos. Exponha as taças, copos e outros utensílios e conceba um novo e agradável ponto de interesse na casa. Eis o ambiente perfeito para receber os amigos em casa.

Uma escrivaninha clássica

Corredores e halls de entrada  por Haus Brasil Arquitetura e Interiores
Haus Brasil Arquitetura e Interiores

Residência Central Park – São Bernardo do Campo

Haus Brasil Arquitetura e Interiores

Por baixo da escada pode encontrar um espaço perfeito para criar uma zona de estudo. Neste ambiente, o espaço foi aproveitado com requinte. O espaço vai de encontro a um ambiente adequado para o estudo ou leitura. Uma escrivaninha em madeira no estilo clássico é a protagonista e combina na perfeição com o papel de parede alusivo à cidade da Luz e do conhecimento.

Dá-me música!

Para quem gosta de fazer música ou é um profissional da área, o vão da escada pode ser uma óptima opção para armazenar instrumentos musicais e evitar que eles se danifiquem com facilidade por não terem um local adequado para ser guardados em casa.

Neste ambiente, assinado pela arquitecta e designer de interiores Pricila Dalzocho, o espaço acomoda um pequeno desnível para que ali fiquem expostos os instrumentos e outros acessórios musicais, facilitando o acesso e selecionando um espaço especial na casa para que eles ganhem destaque.

Tem o espaço por baixo das escadas vazio? Gostava de lhe atribuir algum destes usos? Deixe-nos as suas ideias!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!