Vais - Buarcos - Figueira da Foz: Janelas   por Escala Absoluta

Construção de moradia unifamiliar na Figueira da Foz

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Para construir a casa de sonho há que ultrapassar um grande número de obstáculos. Entre os impedimentos à construção no terreno vindos das mais diversas entidades governamentais, a incrível quantidade de burocracia e a infinidade de escolhas de materiais e métodos construtivos, ainda tem de haver espaço para contornar as dificuldades impostas pelo próprio terreno!

É que, para aproveitar as melhores localizações, por vezes é preciso enfrentar terrenos complicados. Terrenos inclinados, terrenos húmidos ou terrenos arenosos são locais que desafiam a criatividade de arquitectos e engenheiros civis quando toca a construir.

No caso do projecto que hoje lhe queremos mostrar o terreno era inclinado. Muito inclinado! Mas isso não travou os profissionais da ESCALA ABSOLUTA, que souberam tirar proveito do melhor que essa inclinação oferecia, ultrapassando as dificuldades com soluções à medida. Venha ver!

Vista da rua

Casas  por homify

Nas páginas da homify já muitas vezes apareceram construções erigidas em locais improváveis, desde casas que contornam pedras, ate casas construídas literalmente à beira do abismo, mas ficamos sempre entusiasmados com a criatividade humana e com as técnicas inventadas quando as dificuldades são maiores.

Nesta foto os problemas de implantação do terreno são imediatamente visíveis… Um terreno elevado, numa colina íngreme! A seu favor tinha o facto de ser numa quota superior ao da rua e não precisar de aterro, mas ainda assim a implantação da casa implicou a remoção de uma grande quantidade de terra. Isto obviamente gerou a necessidade de contenção de terras, o que levou à construção de muros para impedir desmoronamentos, não só na área de implantação da casa mas mas também na zona que confina com o caminho.

Moradia Buarcos: Moradias  por Escala Absoluta
Escala Absoluta

Moradia Buarcos

Escala Absoluta

A casa, com uma arquitectura de linhas geométricas ficou rodeada pelos muros de contenção em betão, aconchegada num enorme nicho no seio da montanha. O betão acaba por influenciar toda a estética da casa, pois ela destaca-se no cinzento com a sua cor branca, mas essa não é a sua única influência… A casa desenvolve-se em dois níveis, o que é normal, e neste caso faz todo o sentido, por causa do próprio terreno, e os muros de contenção acabaram por servir também de apoio às escadas de acesso ao piso superior a partir do exterior.

Estratégias de posicionamento

Moradia Buarcos: Moradias  por Escala Absoluta
Escala Absoluta

Moradia Buarcos

Escala Absoluta

A casa abre-se do lado esquerdo, para usufruir da paisagem nas áreas sociais, e fecha-se do lado direito, na zona onde a estrada dá uma curva a subir e expõe a habitação à vista de casas vizinhas.

Casas  por homify

Aproveitando o que o terreno tem de melhor

Moradia Buarcos: Casas  por Escala Absoluta
Escala Absoluta

Moradia Buarcos

Escala Absoluta

O formato da fachada frontal abre a casa à paisagem em frente, ao mesmo tempo que mantém a privacidade necessária!

Moradia Buarcos: Cozinhas  por Escala Absoluta
Escala Absoluta

Moradia Buarcos

Escala Absoluta

A construção apresenta grandes superfícies envidraçadas, claramente destinadas a gozar da envolvente, no entanto como vimos, o espaço exterior da casa não deixa muito espaço a paisagismos amplos. Então porque estarão lá? Será só para deixar entrar a luz solar?

Vais - Buarcos - Figueira da Foz: Janelas   por Escala Absoluta
Escala Absoluta

Vais – Buarcos – Figueira da Foz

Escala Absoluta

Este é o motivo e a causa de todo o posicionamento da construção, e mesmo da sua existência neste local!

Se a vista imediata é pequena, embora venha a ficar muito agradável com um bom trabalho de arquitectura paisagística, a vista de horizonte é de cortar a respiração, permitindo ver uma grande extensão da costa de Buarcos, na Figueira da foz!

Casas  por homify

No interior

Casas de banho  por homify

Por dentro a casa é moderno, como o estilo exterior já fazia adivinhar.

Nestas duas primeiras imagens podemos ver a casa de banho social, de linhas simples, em branco e cinzento, onde o principal impacto visual é dado pelo revestimento cerâmico com um delicado relevo. As escolhas de loiças sanitárias também têm o seu valor estético pelas escolhas modernas que evidenciam.

A porta de correr e a pequena cabina de duche mostram a excelente gestão do espaço disponível.

Casas de banho  por homify

Escadas  por homify

A cozinha une-se com a sala num usufruto pleno do primeiro piso. 

As escadasde madeira com corrimão de metal são vistosas, modernas e têm um lugar de destaque no espaço. Esse protagonismo é claro e intencional, seja nas guardas feitas com cabos verticais ou na sua constituição de madeira cor de mel que contrasta fortemente com o pavimento cinzento dos restantes espaços.

Escadas  por homify

Adora escadas e precisa de ideias para a construção ou renovação de sua casa? Então continue a ver escadas fantásticas no artigo ’Escadas interiores – muito mais do que acessos!’.

Gostou desta casa? Faria diferente? Deixe-nos a sua opinião!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!