Para cada signo do zodíaco, um belo jardim

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O cuidado que depositamos na decoração e na manutenção do interior e do exterior da nossa casa diz, inevitavelmente, um pouco sobre nós e sobre o que gostamos. Tal como a roupa, também a decoração é uma forma de expressarmos o nosso “eu” mais criativo. O jardim, como espaço ao ar livre dedicado ao convívio no exterior e com o exterior, é uma ponte entre arquitectura e natureza. Em Portugal, apreciamos este espaço. Temos um clima propício para dele usufruir em pleno e uma cultura que valoriza os encontros entre amigos e família e as ligações humanas no geral. Em conformidade com as características peculiares de cada signo do Zodíaco, escolhemos doze belos jardins criados por profissionais de todos os cantos do mundo. Uns são mais simples, outros mais elaborados. Uns são metodicamente ordenados, outros mais selvagens. Uns têm estátuas, outros nem por isso. Certo é que, de uma forma ou de outra, todos têm o seu encanto. Como dizemos sempre, não fique aborrecido se não se identificar com o jardim que escolhemos para o seu signo. O que importa mesmo é que um jardim, de entre os muitos que seleccionámos, o inspire. Vamos a isso?

Carneiro

O Carneiro é o signo da coragem e da força impulsiva. Identificamos estas características com as de um design ao ar livre caracterizado por um ambiente limpo e preciso, mas com um toque pessoal. O jardim deste signo é minimalista. Nele, imperam linhas simples que se desenham num sentido de ordem e de funcionalidade. Tratando-se de um jardim, não poderiam faltar elementos naturais. Um banco de madeira, vasos para abrigar as plantas e uma mesa acompanhada por cadeiras de vime tornam este espaço mais agradável, sem esquecer a iluminação cirurgicamente colocada.

Touro

Pessoas teimosas e constantes, nascidas sob o signo Touro, inclinar-se-ão para uma mistura equilibrada entre estética e funcionalidade. O jardim ideal para este signo define-se pela naturalidade e atenção ao detalhe. É aqui que os Touros encontrarão o seu oásis de relaxamento. O conforto não pode, então, faltar pelo que a área deve estar equipada com todas as comodidades, incluindo lugares ao ar livre protegidos do sol e da chuva para se aproveitar o exterior independentemente das condições climáticas. O toque de extra? O elemento água para oferecer ao jardim um toque exótico que diverte os sentidos.

Gémeos

Ecléctico e criativo por natureza, os geminianos buscam um ideal de beleza e de vitalidade, mesmo em espaços aparentemente secundários. O jardim de um nativo deste signo vai, assim, ser um espaço de inventividade, à semelhança da personalidade de quem o concebe. É, então, possível que encontremos plantas de espécies diferentes para quebrar a monotonia, assim como cor, água e caminhos vários a rasgar a vegetação. O geminiano não desfrutará deste ambiente sozinha. Vai, com certeza, lembrar-se de criar uma zona de convívio, possivelmente resguardada por uma pérgola para maior conforto. Num jardim de Gémeos, uma coisa é certa: não há monotonia!

Caranguejo

O ambiente ao ar livre ideal para o signo Caranguejo é pleno de conforto e aconchego, uma espécie de paraíso terrestre que acompanha delicadamente a alma. Afinal de contas, os cancerianos não dispensam ambientes cómodos onde se sintam seguros, aconchegados e protegidos e que cuidem do seu bem-estar interior e exterior. O canceriano vai preservar o seu jardim, deixando-o sempre impecavelmente arranjado. É normal que se encontre, neste jardim, flores campestres e românticas a desbravar caminhos de sonho. Tudo perfeito, com o carácter estético eximiamente pensado, mais rústico do que vanguardista e com design. Este jardim da arquitecta Anna Paghera seria perfeito. 

Leão

Leão, o forte Leão. A personalidade vivaz dos nativos deste signo vai contagiar o ambiente exterior. O jardim de Leão vai ser alegre e ter algum acessório bonito para complementar o ambiente como esculturas, enfeites ou luzes modernas cheias de estilo. Um imperativo para o jardim de Leão? As cores, é claro! As tonalidades vibrantes serão um fio condutor de toda esta área cheia de personalidade. Flores, vasos e plantas estarão por todo o lado a criar um ambiente forte que não passa, com certeza, despercebido nem ao mais distraído olhar ou à mais melancólica alma. Aqui, e como diriam os adolescentes, “está-se bem”.

Virgem

Jardins asiáticos por japan-garten-kultur
japan-garten-kultur

Japangarten mit Koiteich in Bremerhaven

japan-garten-kultur

Organização é a palavra de ordem quando se fala deste signo. Assim como no interior, o jardim será o espelho da personalidade meticulosa e controlada dos virginianos. Tudo limpo, tudo no sítio. Cuidar das plantas e da sua manutenção é essencial, assim como definir com rigor a configuração do espaço em termos de iluminação e colocação de cada elemento. Cada metro, a sua razão de ser. A topiaria, uma arte sofisticada e que requer minúcia, pode ser encontrada no jardim do virginiano. O lema é “menos é mais”. Não só em termos estilísticos. É mesmo o lema de vida do nativo deste signo.

Balança

Romantismo e elegância. Serão as características que transparecerão em primeiro lugar. A área externa é vista como o espaço de paz e, por isso, deve ser refinada e bem cuidada. Quase nada é deixado ao acaso. Os nativos de Balança são clássicos e a harmonia da forma está em toda a parte. É fundamental assegurar o equilíbrio extremo e o conforto. A relva estará cortada, os arbustos aparados e a pedra dos caminhos alinhada com simetria. Não faltará um espaço destinado especificamente para o repouso ao ar livre. Este último será bem iluminado, protegido por uma pérgola, com almofadas macias e algumas plantas para garantir sombreamento.

Escorpião

O Escorpião é impetuoso, sensual e tem uma personalidade forte. O jardim vai reflectir essas características e ser um luxuoso oásis de prazer e de conforto. Tal como nos signos anteriores, a ordem é essencial, assim como o magnificência – simples, mas não simplista – dos elementos que o compõem. A banalidade aqui não entra. Os detalhes são importantes e os principais protagonistas do espaço serão escolhidos com cuidado. Mármores, vasos faustosos, iluminação a realçar os ornamentos, velas ou móveis eclécticos e peças de design farão, com certeza, parte deste jardim. As plantas exóticas que enchem o olho serão também uma escolha provável.

Capricórnio

A comodidade é um marco no espaço dos capricornianos. É um jardim que convida à reflexão e até a momentos de solidão – no melhor sentido. O jardim do nativo deste signo será um pequeno oásis limpo e confortável onde não faltarão espreguiçadeiras, cadeiras de baloiço ou redes. No jardim ideal, sobressairá a organização e racionalidade temperadas pelo conforto capaz de transportar os melhores pensamentos e o repouso. A estética não é esquecida, mas, a funcionalidade ocupa o papel principal e nenhum objecto, planta ou iluminação será escolhido e colocado ad hoc.

Aquário

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin Principal

Terra

O aquariano procurará conforto, mas a sua personalidade assertiva impedirá a compra de elementos desnecessários ou a criação de um jardim demasiado complexo. A estética é importante, mas não essencial. A dimensão emotiva é a que melhor puder conduzir o nativo deste signo a reconciliar-se consigo próprio e com o ambiente circundante. Então, por que não optar por um jardim Zen? O bem-estar interior e os elementos naturais dispostos neste espaço de linguagem oriental pode, realmente, afectar o estado mental, facilitando um sentimento de profunda harmonia. Porém, os aquarianos gostam de construir fortes relações de amizade pelo que um espaço de interacção social e de partilha é importante.

Peixes

Sonhadores e idealistas, as pessoas Peixes gostam de decorações delicadas e imaginativas, em jeito de extensão da sua própria imaginação. O estilo boémio do seu jardim é uma delícia para a mente e todos os elementos naturais que nele aparecem são simbólicos e evocativos. A pérgola de madeira, uma fonte e alguns potes, arbustos e trepadeiras podem promover uma dimensão onírica que agiria como uma ponte entre a actividade intelectual fervorosa dos Peixes e o espaço ao ar livre.

Sagitário

O jardim Sagitário só pode representar o carácter explorador e corajoso do signo. A área exterior será, de facto, um espaço verde e simples dedicado ao lazer ao ar livre. Terá, no entanto, de incorporar características de um verdadeiro oásis que faça o sagitariano despegar-se da realidade e viajar sem sair do sítio. Cidadãos do mundo, o Sagitário aprecia o ar livre e os espaços verdes e exóticos decorados por souvenires adquiridos durante as viagens. As cores vivas são ideais para estimular a mente das pessoas nascidas sob este signo. Vão-se, certamente, perder neste recanto a planear novos destinos para as suas viagens.

Gostou do jardim que escolhemos para o seu signo? Deixe-nos a sua opinião aqui ou na página de Facebook! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!