Antes e depois: 5 surpreendentes renovações de casas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Na nossa secção “antes e depois”, apresentamos habitualmente transformações de uma casa ou apartamento. Mas hoje vamos fazer algo especial e preparar para si um livro de ideias no qual incluiremos 5 casas diferentes que sofreram renovações absolutamente fantásticas.

Nenhum destes projectos tem ligação ou parecença com os outros. Pelo contrario, o objectivo é apresentar casos que sejam interessantes à sua maneira. Mas uma coisa eles têm em comum: são todos verdadeiramente impressionantes e criativos.

1- Uma casa abandonada

  por homify

Esta casa apresentava um aspecto bastante desagradável e que transmitia uma atmosfera opressiva. A fachada clara, mas estragada pelo tempo, estava completamente abafada pelas telhas pretas e persianas escuras. Na frente, o jardim negligenciado também transmitia uma sensação negativa e pouco acolhedora e encontrava-se cercado por uma multiplicidade de barreiras que davam ao entorno um ar sinistro. O aspecto geral sugeria que a casa não estava em uso há muitos anos, mas que possuía, ainda assim, um potencial interessante para explorar.

… transformada num lugar de bem estar

Casas modernas por ONE!CONTACT - Planungsbüro GmbH

Foi este potencial que o estúdio One!Contact aproveitou e utilizou para transformar o edifício num lugar de tranquilidade e de absoluto bem estar, para grande felicidade dos proprietários. A metamorfose é absolutamente inacreditável, embora seja possível reconhecer a estrutura da casa que permaneceu idêntica. A fachada e o telhado foram transformados, o que é perceptível não só nas cores mais alegres, mas também nas grandes janelas e diversidade de materiais utilizados. Mas a transformação não parou por aqui: durante a renovação foi dada especial atenção ao jardim que é agora um pequeno paraíso e um cenário perfeito para uma casa de família.

2- De uma casa engolida em plantas

A fotografia a preto e branco mostra uma casa infestada de heras e outras plantas trepadeiras, que com as persianas brancas até poderia dar um ar romântico e idílico ao edifício. A varanda e as janelas, no entanto, revelam marcam do tempo visíveis mesmo numa imagem sem cor. Além disso, a casa não correspondia às necessidades de espaço dos proprietários, para quem se tornou pequena. Vejamos como se resolveram completamente todos os problemas.

… a um edifício moderno

O estúdio Hausbuben Architekten GmbH foi o responsável por todo o trabalho de renovação do edifício. Para resolver o problema de espaço, os profissionais decidiram construir um piso adicional em madeira que abriga mais quartos e uma grande varanda. Esta solução permitiu ganhar uma quantidade de espaço considerável. 

A fachada, recém pintada de branco, é decorada com elementos naturais de madeira e planos verdes, o que dá á casa um aspecto fresco e moderno. As janelas também foram alteradas e agora permitem que a luz solar entre em abundância e ilumine o espaço interior. Á volta da casa foi construído um deck de madeira que leva a uma área de churrasco abrigada, muito útil para festas e reuniões com amigos e familiares.

Este é um projecto onde é possível ver como uma estrutura de madeira pode transformar por completo o aspecto e a funcionalidade de uma casa.

3- Uma casa geminada

As casas geminadas trazem às nossas mentes a imagem de incontáveis ruas todas iguais e até um pouco de nostalgia. As estruturas simples e o corpo maciço coberto com um telhado inclinado são as suas principais características. Muitas vezes, as fachadas já sujas e velhas e os telhados desgastados pelo tempo dão-lhes uma aparência repulsiva que, na verdade, elas não têm. Uma nova camada de tinta, alguns acréscimos de detalhes e uma ou outra modificação, podem bastar para alterar por completo o aspecto do edifício e as sensações que este transmite.

… que deu lugar a um espaço moderno

O resultado da renovação, levada a cabo pelos arquitectos do estúdio Kramptiz, é realmente impressionante. A casa geminada é agora um espaço simpático e acolhedor, graças a escolha de cores mais vibrantes e terrosas. A isto foi acrescentado um revestimento de uma fachada em tons cinzentos que envolve o detalhe original de uma pequena janela em forma de diamante. Vários materiais foram combinados para oferecer um aspecto único e moderno ao edifício. A entrada lateral, assim como as janelas, foram preservadas, mas surgem agora mais leves, abrindo de forma mais eficaz o espaço ao exterior.

4- Uma casa degradada

Esta imagem mostra uma casa construída em 1564, numa região montanhosa da Baviera. Podemos por isso dizer que este é um edifício classificado como histórico que se encontrava desabitado há mais de 40 anos. Mas a casa não foi desprovida da sua essência e alma. Jurgen Ronald Praxl do estúdio Betterhouse, comprou o edifício e deu-lhe uma nova vida, cheia de entusiasmo e paixão. Na verdade, a transformação é de tirar o fôlego e supera todas as expectativas, como vai poder ver já a seguir.

… transformada numa sumptuosa casa de campo

O planeamento e a organização para a renovação da casa duraram mais de um ano. O arquitecto responsável foi renovando a casa por sua própria iniciativa e levou cerca de dois anos e meio a salvá-la por completo da decadência. A estrutura inicial do edifício foi preservada, mas foi consolidada e equipada com novas janelas, varandas e revestimentos. O elemento natural da madeira desempenha um papel central e ocupa lugar de destaque na aparência final do edifício. 

Os passos dados na recuperação foram acompanhados pelas autoridades regionais da Baviera, responsáveis pela conservação e restauro de edifícios históricos e que premiaram este projecto de renovação em 2014. Olhando para as imagens que aqui publicamos, podemos dizer com toda a certeza que o reconhecimento foi bem merecido.

5- Um abrigo de jardim destruido

  por tillschweizer.co
tillschweizer.co

Gartenhaus vor dem Umbau

tillschweizer.co

Esta construção não é apenas um abrigo que se encontra em ruínas mas, se olharmos mais de perto, um abrigo com jardim. A construção em castanho e branco fica ao lado da casa vizinha, cujo cinza e fachada sombria absorve toda a luz e o jardim, mostra-se completamente abandonado. A aparência geral deste abrigo não era muito encorajadora mas, verdade seja dita, não demorou muito tempo a que isso mudasse por completo.

… transforma-se num edifício elegante

Garagens e arrecadações rústicas por tillschweizer.co
tillschweizer.co

Gartenhaus nach dem Umbau

tillschweizer.co

Veja como tudo mudou. Os arquitectos do estúdio Tillschweizer.co criaram um elegante edifício de jardim, numa transformação verdadeiramente impressionante. A cor castanha apenas está presente como cor natural da madeira, preenchendo a fachada com tons quentes que aliados ao branco dão ao espaço um ar simpático e confortável. O jardim na frente é, também ele, impressionante a todos os níveis. Adornado com um belo relvado e um caminho de pedras complementa da melhor forma o projecto de renovação.

Qual o seu projecto preferido? Conseguiu retirar inspiração para os seus projectos pessoais? Deixe-nos os seus comentários e opiniões.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!