Querido mudei a casa episódio#2402: Salas de estar escandinavas por Homestories

As melhores combinações de cores para uma sala pequena

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O que são salas pequenas? O critério não é uniforme… Aquilo que uma pessoa chama de pequeno, para outra pode ser quase um palácio. No entanto por uma questão de critério vamos pensar num espaço cujas dimensões exijam uma atenção especial para que o ambiente não fique demasiado congestionado.

A decoração de uma sala pequena exige então um planeamento cuidadoso para que o espaço fique, não só funcional e prático para a utilização quotidiana, mas também bonito. Embora pareça algo facilmente atingível, a verdade é que este equilíbrio é algo delicado. 

Como é possível ter todo o conforto num sofá que seja bonito e ainda tenha as medidas certas para que não ocupe demasiado espaço? Que cores devo usar para tornar o ambiente mais luminoso? Posso usar acessórios? 

Todas estas questões são válidas e importantes, e cada uma merece uma atenção pormenorizada, mas hoje falamos de combinações de cores. Provavelmente já ouviu dizer que as cores escuras tornam o espaço visualmente mais pequeno, mas será que não há excepções? Será preciso restringir as opções?

Veja connosco percorrer esta selecção de decorações de salas pequenas, com combinações muito inspiradoras, em especial no uso da cor, e descubra um mundo de opções!

1 – Cores pastel

Apartamento em Sintra: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Começamos com uma proposta de sabor clássico da autoria do MUDA Home Design!

Esta sala é um exemplo excelente para mostrar que não é preciso ter uma decoração moderna para ter uma sala pequena funcional! É certo que o design moderno, com as suas linhas simples e direitas, se adequa mesmo bem a espaços que se pretendem funcionais e livres, mas isso é uma escolhas e não uma obrigação, como se pode ver neste trabalho.

Neste projecto a escolha das cores recaiu sobre uma base de azul claro (azul pó de talco) com apontamentos em rosa salmão. Esta combinação de tons claros permite manter intacta a luminosidade que a grande janela proporciona, mas ao mesmo tempo obter um ambiente mais clássico, um pouco retro, afastando-se do tradicional branco.

2 – Branco e cores frias

Alojamento Local Porto: Sala de estar  por Angelourenzzo - Interior Design
Angelourenzzo – Interior Design

Alojamento Local Porto

Angelourenzzo - Interior Design

O branco é a base perfeita para os espaços pequenos. Os benefícios em termos de luminosidade e amplitude que se obtêm com a aposta no branco puro em espaços pequenos são bem conhecidos, mas isso não significa que deixe tudo em branco, se não for essa a sua vontade. O branco é a base neutra por excelência, e irá fazer sobressair qualquer cor que coloque sobre ele.

Nesta sala da autoria do gabinete Angelourenzzo – Interior Design ao branco geral adicionaram-se alguns pormenores em verde e um sofá num tom esverdeado muito claro para criar uma atmosfera fresca e descontraída, a que a madeira em bruto da mesa de apoio dá um tom mais acolhedor. Esta combinação de branco com uma cor fria é perfeita para um espaço mais pequeno pois fica sempre leve e luminosa, o que combinado com um mobiliário de dimensões mais modestas pode ser a chave para uma sala pequena perfeita.

3 – Nata e madeira

Branco sim, mas o branco pode tomar muitas tonalidades… Sabia que o branco puro toma aos nossos olhos uma tonalidade amarelada? Que o branco com uma pinga de azul parece muito mais brilhante e que o branco com uma muito leve tonalidade de castanho fica mais rico e mais quente? A cor branca, seja na pintura, no mobiliário ou nos acessórios é um mundo por si mesmo! 

É por isso que, mesmo apresentando dois ambientes com a mesma base cromática de branco, eles vão aparecer totalmente diferentes dos nossos olhos, em função das cores acessórias adicionadas.

Esta sala absolutamente deliciosa faz lembrar um cone de bolacha com gelado de baunilha! A base é branca, claro, mas num branco mais rico, cor de nata. A cor de contraste é o castanho da madeira. E esta dualidade repete-se em todos os elementos da decoração, desde o sofá ao tapete, da mesa de centro até ao móvel da televisão! 

Os padrões das almofadas e dos acessórios decorativos dão mais movimento a um ambiente de absoluta serenidade, que ajuda a tornar imensa uma área bem pequena.

4 – Cinzento e padrões chamativos

Querido mudei a casa episódio#2402: Salas de estar escandinavas por Homestories
Homestories

Querido mudei a casa episódio#2402

Homestories

Mais branco? Sim, é um must em ambientes apertados, embora não tenha de ser exclusivo, como veremos mais à frente.

Mas o branco não precisa de ficar sozinho, e também não precisa de muito mais cores, pois pode optar por dar vida ao conjunto apoiando-se nos padrões. Foi que que fizeram os profissionais da Homestories neste projecto de uma pequena, mas muito acolhedora sala de estar, partilhada com sala de jantar.

Aqui os padrões fortes, a preto e branco, servem para criar destaque num ambiente suave, com inspirações nórdicas. O tapete é o elemento visualmente mais forte, que estabelece ligação com as almofadas e com os quadros na parede. Para criar mais impacto acrescentaram-se algumas pinceladas de azul.

Num espaço pequeno os padrões intensos podem ser uma escolha arriscada, mas se escolher padrões monocromáticos e mantiver os restantes elementos neutros vai conseguir uma sala muito agradável.

5 – O cinzento aguenta a cor

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Agora apresentamos um ambiente radicalmente diferente: - uma sala pequena com as paredes cinzentas!

É certo que as cores escuras são um risco numa área pequena, mas é possível, como prova este trabalho do gabinete Tiago Patrício Rodrigues, Arquitectura e Interiores. Aqui o tom de cinzento tem laivos de azul, que o tornam menos pesado, e é conjugado com bastante branco em molduras rodapés e tecto, mas é a cor presente no mobiliário que dá alegria ao conjunto.

6 – Primazia ao castanho

Pormenor Sala: Salas de estar clássicas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Pormenor Sala

LAVRADIO DESIGN

À semelhança do cinzento, também o castanho-escuro é uma proposta inusitada para uma sala pequena, mas não é preciso exagerar! Nesta sala do Lavradio Design o castanho do painel por trás do sofá é devidamente apoiado em bastante branco e enaltecido pelo amarelo das almofadas, perdendo assim um pouco do seu impacto escuro.

7 – Combinações de terra

Living Room: Salas de estar modernas por No Place Like Home ®

Um estilo ecléctico numa sala pequena é perigoso? É! Corre-se o risco de ficar um ambiente desconexo e demasiado confuso? Sim! E é por isso que quando o desejo segue esta via o melhor é pedir ajuda a um profissional qualificado, para evitar dissabores.

Nesta sala o branco alavanca cores escuras e fortes, terrosas, como o verde seco, o castanho e o cinzento, mas a intensa luz que entra no espaço compensa as cores escuras. Os espelhos dão mais dimensão e pontos de brilho, para tornar a atmosfera mais viva.

8 – Azul turquesa

Azul-turquesa não será a primeira escolha que nos ocorre para uma sala, pelo menos a revestir profusamente as paredes, mas até fica muito giro, não é verdade?

O segredo para esta sala não ficar demasiado estridente é o eterno branco, mas também uma aposta forte em cinzento-escuro que transmite mais sobriedade ao conjunto.

9 – Bege

Não gosta de branco? Acha demasiado frio? O bege é uma opção muito bonita.

Durante muito tempo o bege foi a escolha de cor par as paredes interiores, acabando por ficar conotado com um estilo datado e pouco atraente, mas esta sala da NVE engenharias, S.A. prova que há formas muito actuais de usar bege. 

Na realidade o bege pode ser uma escolha muito boa para uma sala pequena, ppodendo ser completada com cores mais fortes e quentes, como o cor de laranja.

10 – Explosão de cor sobre branco e cinza

Pequena sala integrada com cozinha: Salas de estar modernas por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
Trivisio Consultoria e Projetos em 3D

Pequena sala integrada com cozinha

Trivisio Consultoria e Projetos em 3D

Esta sala da imagem é mesmo pequena. Na realidade é um dos espaços mais pequenos que mostramos nesta selecção, e isso foi propositado. É para acabar da melhor maneira, provando que um espaço mesmo muito acanhado pode ganhar um estilo espectacular com as opções correctas!

Este projecto da TRIVISIO CONSULTORIA E PROJETOS EM 3D utiliza cores neutras e frias (o branco e o cinzento) para criar um jogo de contrastes suaves que suporta uma verdadeira explosão de cores em motivos geométricos. Repare que as superfícies principais, e mais extensas, das paredes e do sofá, são brancas ou cinzentas claras mates, e que a cor forte e vibrante é dada por elementos decorativos mais pequenos, como as cadeiras, o tapete ou a tela. Este jogo simples ajuda a equilibrar o conjunto e a criar harmonia visual.

Este artigo acaba aqui, mas há muito mais para ver acerca de salas pequenas. Descubra-o no artigo ’11 maneiras de decorar a sua pequena sala de estar’.

Qual destas cores poderia ser a da sua sala pequena?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!