As melhores soluções de arrumação para a casa de banho!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Casa de banho: esse espaço tão importante e normalmente tão pequeno, que tanto se assemelha a um ovo de tão cheio que por vezes fica! É verdade, esta é provavelmente a divisão que mais facilmente enche e cai na monotonia por não sermos capazes de modificar o esquema das loiças. No entanto, é um espaço onde necessitamos de arrumação, para termos coisas importantíssimas como o papel higiénico ou toalhas de banho à mão quando mais precisamos delas! Concorda connosco? Mas quando somamos o facto de ser uma divisão pequena com o de ser necessário ter sítio para parte dos utensílios e produtos que usamos lá dentro, deparamo-nos com um problema: onde arrumar tudo, continuando a ter uma casa de banho funcional? Esqueça a acumulação de coisas pelo chão, porque é uma divisão onde facilmente há água fora do sítio; por outro lado, não imagine grande armários, porque se não perde completamente a área de circulação. O segredo está em encaixar as coisas em sítios que estejam mortos, aproveitando assim a disposição da sanita, do bidé, da banheira e do lavatório! Vamos então explorar essas soluções?

Unidade de prateleiras

Casas de banho modernas por LITTLE NEST WORKS
LITTLE NEST WORKS

洗面脱衣室

LITTLE NEST WORKS

Se a sua casa de banho tem um bocadinho mais de espaço do que seria normal, pode optar pela nossa terceira dica: uma unidade de prateleiras. No fundo, uma estante com diversas prateleiras, que possa suportar vários artigos de uma só vez. Assim sendo, aproveita o espaço mais na vertical do que na horizontal. Pode utilizar as prateleiras para armazenar directamente os objectos ou então criar gavetas através da colocação de caixas ou cestos nas prateleiras, onde posteriormente arrumará tudo. Esta segunda opção apresenta uma enorme vantagem em relação às prateleiras em bruto: com as caixas ou cestos, é-lhe possível manipular mais facilmente o recheio do que sem elas – isto é, quando precisar de alguma coisa específica de alguma das prateleiras, basta puxar a caixa da prateleira onde quer procurar e descobre logo onde está o que pretende. Sem as caixas, por vezes poderá ter que retirar alguns objectos da frente para ver o que está guardado atrás, não sendo esta uma opção tão prática.

Armário sob o lavatório

Casa de banho social: Casas de banho modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

A nossa primeira dica vai directamente para debaixo do lavatório – e olhe que não é por se ter portado mal ou estar assustada! O lavatório é uma loiça extremamente importante na sua casa de banho, portanto nem pensar em desfazer-se dela para ganhar espaço, certo? Portanto, já que vai ter que o instalar, opte por aproveitar para o colocar sobre um móvel ou uma bancada preparados para o efeito ou então adquira pequenas estantes que caibam debaixo dele. Desta maneira, em vez de ter um espaço morto por baixo do lavatório, ganhará arrumação para várias coisas (dependendo do tamanho do armário, da estante ou do seu gosto pessoal, poderá guardar produtos de higiene e beleza, papel higiénico, o seu secador, etc.).

Prateleiras na parede

Casa em Sao Francisco - Potrero Hill: Casas de banho ecléticas por Antonio Martins Interior Design Inc
Antonio Martins Interior Design Inc

Casa em Sao Francisco – Potrero Hill

Antonio Martins Interior Design Inc

A segunda opção que lhe damos é a criação de prateleiras nas paredes. São ideais para ganhar aquele espacinho extra para um elemento decorativo, um ambientador ou para dispor algumas toalhas como se de um hotel se tratasse. Dão um toque super giro às casas de banho. No entanto, uma vez que as coisas vão estar expostas, tenha cuidado na colocação das mesmas – ou vai dar a impressão de uma casa de banho super desarrumada e desleixada! Na sua instalação, lembre-se de não as colocar em sítios como a parte superior da sanita ou do bidé (ou correrá o risco de bater com a cabeça nelas). Dependendo do que quer colocar nas suas prateleiras novas, tente perceber a sua capacidade em termos de área útil e de peso suportado, para que não tenha acidentes pelos caminho!

Caixas ou cestos

Apartamento V.N. de Gaia: Casas de banho modernas por Kohde
Kohde

Apartamento V.N. de Gaia

Kohde

E já que falámos de caixas e cestos, sugerimos-lhe precisamente estes objectos para a criação de mais arrumação na sua casa de banho! Sim, é isso mesmo que leu: as caixas e cestos são óptimos para arrumar aquelas coisas mais pequenas, como toalhas de bidé, maquilhagem, vernizes ou os utensílios para desfazer a barba. Podem ser colocados no chão, desde que sejam resistentes (principalmente às investidas da esfregona) ou estejam suficientemente levas para serem retirados sempre que necessário. A nossa sugestão é que os utilize em casos como o do ponto anterior ou então uns mais pequenos na bancada da casa de banho (como mostramos na imagem), na banheira ou em cima do autoclismo da sanita.

Arrumação embutida

Esta é, para nós, a ideia mais feliz para quem tem problemas de espaço e precisa mesmo mesmo de ter arrumação na casa de banho. Tal como nos quartos ou nos corredores, é possível criar esta arrumação embutida, isto é, pequenos (ou grandes, conforme o que der) nichos nas paredes onde pode ter armários ou prateleiras mais simples, tendo assim onde arrumar várias coisas e não perdendo em momento nenhum área útil na sua casa de banho! Uma maravilha, não acha? É um daqueles must have, principalmente na banheira ou chuveiro, onde muitas vezes as prateleiras normais ou os armários de plástico atrapalham mais do que ajudam. Portanto, se quer ganhar espaço E arrumação na sua pequena casa de banho… fale com um profissional da área e veja se é possível esburacar a sua parede!

Espelho-armário

Por último, o clássico dos clássicos – e que por ser tão clássico é realmente fantástico e útil: um espelho que se abre e vira armário! Com certeza que não será grande novidade para si nem para ninguém, mas é algo que caiu um pouco em desuso (talvez por se ter começado a usar mais linhas minimalista e simples, em detrimento de objectos que ocupassem mais o espaço útil da casa de banho). De qualquer forma, é um elemento extremamente útil, pois cumpre a função natural de espelho, ao mesmo tempo que pode guardar pequenos utensílios como a escova de dentes, a pasta ou elásticos para o cabelo. Dependendo da sua largura, pode guardar mais ou menos coisas. E pode ainda ser colocado por cima do lavatório ou então, no caso de ser comprido, ser colocado numa parede vazia para servir de espelho de corpo inteiro – tendo assim mais arrumação!

As nossas ideias ajudaram-no a organizar a sua casa de banho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!