Conheça os tipos de vidro mais adequados para cada espaço Conheça os tipos de vidro mais adequados para cada espaço

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Conheça os tipos de vidro mais adequados para cada espaço

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
RUSTICASA | Casa "Reciclada" | Vila Nova de Cerveira: Casas de banho  por Rusticasa,Minimalista
Loading admin actions …

Para a mesma casa, os vidros nem sempre são os mesmos. De facto, para cada janela, é possível escolher modelos diferentes. Com base no espaço ou nos resultados esperados, o tipo de vidro pode ser variado. É precisamente por este motivo que é melhor conhecer os vários tipos de vidros disponíveis no mercado. Para tal, a homify reuniu toda a informação relativa a este assunto. 

Venha daí tirar as suas dúvidas sobre vidro duplos, vidros triplos, vidro aramado, vidro temperado, vidro laminado, vidro espelhado, vidro impresso, vidro jacteado e ainda vidro serigrafado. 

E com isso já estamos vidrados!

Os melhores vidros para as suas janelas exteriores?

CASA HP1 - Moradia em Odivelas - Projeto de Arquitetura - exterior piscina: Moradias  por Traçado Regulador. Lda,Moderno Madeira Acabamento em madeira
Traçado Regulador. Lda

CASA HP1 – Moradia em Odivelas – Projeto de Arquitetura – exterior piscina

Traçado Regulador. Lda

Normalmente, existem dois tipos de vidros para revestir as janelas: vidros duplos e vidros triplos. O segundo distingue-se do primeiro pela existência de uma janela extra. No entanto, ambos os modelos possuem uma alta resistência térmica.

Uma janela com vidros duplos é equipada com dois painéis de 4 mm entre os quais gases raros, como o xenônio ou o criptônio, são fechados. Com o seu desempenho mais isolante, o vidro triplo permite uma menor entrada de luz solar.

  • Por que escolher vidros duplos? 

Tanto na renovação como na construção, o vidro duplo é uma escolha inteligente para desfrutar de um bom isolamento. De facto, as suas duas janelas são capazes de imobilizar ar ou gás. Ao optar por vidros duplos, não terá que lidar com a condensação nas suas janelas. Além disso, este material garante excelente isolamento acústico das divisões. Mais económico do que o vidro triplo para um desempenho praticamente idêntico, os vidros duplos custam entre 100 e 300 euros por m².

  • Por que optar por vidros triplos? 

O vidro triplo é a solução perfeita para o isolamento térmico de habitações de baixo consumo. Composto por 3 janelas cheias de ar ou criptónio, garante um excelente desempenho térmico. Por outro lado, não é tão eficiente quanto um vidro duplo clássico em termos de isolamento acústico. O vidro triplo garante conforto ideal no verão, porque não deixa entrar tanto o calor do sol.

Além disso, os vidros triplos são especialmente recomendados para casas com bom isolamento. É recomendado para paredes com pouco sol e orientadas para norte ou leste. Por outro lado, não é o tipo de vidro ideal para espaços demasiados expostos ao sol.

Qual é o melhor vidro para a porta do seu duche?

RUSTICASA | Casa "Reciclada" | Vila Nova de Cerveira: Casas de banho  por Rusticasa,Minimalista Madeira Acabamento em madeira
Rusticasa

RUSTICASA | Casa Reciclada | Vila Nova de Cerveira

Rusticasa

Existem dois tipos principais de vidro utilizados para o fabrico das portas de duche: vidro temperado e vidro de segurança laminado.

Cada tipo tem as suas próprias características e depende da finalidade. 

  • O vidro temperado é usado na fabricação de duche sem moldura ou com uma parte emoldurada. O vidro é reforçado numa preparação de temperatura muito alta e, em seguida, é deixado esfriar. A principal característica do vidro temperado é que ele parte e explode em centenas de pequenas peças e não-gravitacionais, o que ajuda a reduzir o risco de acidentes, como cortes. O padrão de espessura do vidro é entre 6 mm e 10 mm para paredes de vidro sem ou com moldura. O vidro temperado tem também a capacidade de ser matizado conforme necessário (sem falar do vidro fosco).
  • O vidro de segurança laminado é usado na fabricação de muros de estrutura completas. Este tipo de vidro contém uma película, o PVC, que é introduzido dentro das folhas de vidro, de modo a evitar explosões de peças grandes. O vidro de segurança laminado não pode ser usado sem uma estrutura/moldura. Apresenta também qualidades acústicas maiores do que o vidro temperado.

Qual é a finalidade dos vidros espelhados?

Portas  por homify, Rústico

As características dos vidros espelhados permitem que sejam usados em diversas finalidades, quer internas, como externas:

  • divisórias e portas interiores
  • Portas exteriores
  • Janelas, nomeadamente quem vive no rés-de-chão
  • porta de duche de chuveiro
  • Janela de loja, escritórios, showroom
  • revestimento de fachada.

As principais vantagens dos vidros espelhados são: 

  • maior privacidade para os ambientes: bloqueiam a visão de quem está do lado de fora.
  • Controlar reflexão de luz e calor.
  • Redução até 80% da entrada de calor por radiação solar para o interior do ambiente – excelente isolamento térmico.
  • Barreira contra os raios ultravioleta (UV), quando este é laminado.

Vidro temperado para quê?

Villa Escarpa: Casas  por Hi-cam Portugal,Moderno
Hi-cam Portugal

Villa Escarpa

Hi-cam Portugal

Com vidros temperados, não há necessidade de fechar os estores ou cortinas para proteger-se do calor e de olhares indiscretos, e a luminosidade permanece igual. 

Queremos vidros temperados, mas nem todos pelas mesmas razões. Existem alguns critérios chave de compra que determinarão qual modelo precisa.

O primeiro critério de compra é a proteção solar. Os vidros temperados permitem a passagem da luz, mas filtram quase 100% UV e evitam ofuscamentos. Existe, além disso, uma melhor regulação de temperatura, já que na presença de um vidro colorido, cerca de 80% do calor do sol é interrompido, contra 20% para janelas não tratadas. 

Para uma melhor proteção da vida privada: o vidro pode então ser refletivo ou opaco. É usado, em vidros externos, para proteger-se dos vizinhos um pouco curiosos demais, ou no interior, para isolar uma sala, por exemplo.

​Vidro laminado para que fim?

Casa S. Roque: Casas  por Urban Core,Minimalista
Urban Core

Casa S. Roque

Urban Core

O vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro unidas com uma tela de polivinil burital, ou PVB e é essa película que lhe dá uma excelente resistência e segurança.

Graças à sua grande resistência, o vidro laminado será usado para os seguintes fins: 

  • Escadas de vidro 
  • Fachadas de edifícios
  • Montras de lojas 
  • Aquários
  • Portas, janelas, etc. 

Este material oferece boa segurança contra impactos acidentais, bem como um bom isolamento acústico, além de ser um excelente aliado contra os raios ultravioleta.

Qual é o uso do vidro fosco?

O vidro fosco é um vidro que foi tratado com ácido ou areia que o tornou translúcido. Este aspecto acetinado permite esconder a vista, para proteger a sua intimidade enquanto deixa entrar a luz. Na decoração, o uso de vidro fosco permite criar padrões, uma infinidade de efeitos, como linhas ou ondas. Ideal para uma porta de duche, uma porta de cozinha, de casa de banho ou uma porta que divide um espaço. 

Os diferentes processos de fabricação tornam o vidro translúcido. A sua transformação permite filtrar mais ou menos a luz e difundi-la suavemente, criando atmosferas à medida. O espaço parece mais espaçoso e torna-se mais íntimo.

O vidro fosco tem muitas vantagens, pode ser temperado ou laminado para maior resistência, colocado no centro de um vidro duplo que preserva o seu interior da aparência exterior, no design de interiores e decoração permite delimitar espaços sem perder no brilho. A escolha de padrões, cores e texturas é variada para personalizar a sua casa, independentemente do seu estilo: clássico ou contemporâneo. A utilização de um material reciclável permite-lhe contribuir para a proteção do meio ambiente e associá-lo naturalmente à madeira, alumínio ou PVC.

Além disso, alguns modelos podem aumentar o desempenho de isolamento acústico, proteção. 

Vidro armado, para que te quero?

O vidro aramado é um dos mais antigos materiais de construção. É um vidro impresso, translúcido, composto por uma rede metálica de malha quadrada, que deixa um efeito quadriculado. Tornando-se mais resistente, inclusive ao fogo.

Este vidro existe na cor azul, cinza ou o tradicional incolor. Mas também pode encontrá-lo num modelo temperado.

Pode usar o vidro armado em guarda-corpos, varandas, montras, clarabóias; portas exteriores…

Não hesite em contactar um profissional para montar os seus vidros. Este ajudá-lo-á a escolher o melhor modelo para o seu espaço. Descubra na nossa página homify os respetivos contactos. 

Vidro serigrafado, uma forma de dar cor

A palavra talvez não lhe diz nada, mas de certeza que já se deparou nalguma situação com vidros serigrafados. Também é conhecido sob o nome vidro pintado a quente, por ser um material que recebe desenhos ou cores. 

Este vidro impede totalmente a visão do que está do outro lado.

O vidro serigrafado é feito num processo, a quase 600 graus, sendo um material resistente a riscos e manchas de gordura. 

Ideal para dar um up a um espaço ou separar um ambiente com cor.

Dica para vidros

Apartamento Village Marina – Olhão – Apartment in Village Marina – Olhão: Casas de banho  por Ivo Santos Multimédia,Mediterrânico
Ivo Santos Multimédia

Apartamento Village Marina – Olhão – Apartment in Village Marina – Olhão

Ivo Santos Multimédia

Pode optar por dar um toque pessoal aos seus vidros, colando autocolantes ou vinis próprios para vidros. Além disso, esta alternativa pode ser prática para tornar um vidro transparente opaco, por exemplo. 

Procure uma fornecedor especializado na área, pode ver aqui.


Aprenda agora a limpar os vidros: Depois de ler este artigo, nunca mais vai limpar os vidros da mesma forma.

Qual destes vidros tem em sua casa?
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!