alçado poente: Escritórios e Espaços de trabalho  por HUGO MONTE | ARQUITECTO

Que materiais usar para uma casa de qualidade?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Construir uma casa é um projeto que deve ser preparado com muito cuidado. Antes de iniciar a construção propriamente dita, são necessários vários passos essenciais:

  • a escolha do terreno; 
  • a escolha do tipo de construção;
  • a escolha do estilo da casa; 
  • a escolha de materiais de construção para a casa
  • e finalmente o design dos planos. 

Com base nisso, poderá encontrar os parceiros certos (arquitetoconstrutor… ) e iniciar as etapas (assinatura de garantias, permissões de construção) para executar o projeto da sua vida.

A homify informa hoje sobre a escolha dos materiais para construir uma casa, porque eles participam significativamente tanto no custo, como na qualidade da construção.

Venha connosco e escolha os materiais que mais gostar e que se ajustam à sua carteira. 

1. Madeira

RUSTICASA | Casa unifamiliar | La Coruña: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa unifamiliar | La Coruña

Rusticasa

O uso da madeira na construção tem sido cada vez mais comum, na construção de casas. É um excelente isolante e é muito mais eficiente que o tijolo e o betão. A eficiência térmica da madeira é ainda maior que as normas recomendadas! Por exemplo, para uma espessura semelhante a um betão, uma casa com estrutura de madeira pode economizar até 50% do seu orçamento de isolamento. A madeira permite poupar dinheiro enquanto ganha espaço no interior. A madeira é um regulador higrométrico, evita a condensação e contribui para uma atmosfera mais saudável na sua casa.

Mas isso não é tudo! Uma casa de madeira é 5 vezes mais leve do que uma casa de tijolos ou de betão, assim, precisará de menos alicerces e graças às suas características mecânicas, pode ser construído em terras baixas ou inclinadas!

A madeira pode ser usada total ou parcialmente numa habitação, conferindo um ambiente acolhedor e atrativo. Se lhe interessar a construção de casas de madeira, consulte o nosso artigo: 25 casas de madeira de todos os estilos!

2. Aço

O metal mais comum na construção é o aço galvanizado. Este metal pode ser usado para criar estruturas de casas. Uma casa com uma estrutura de aço é rápida de montar e barata.

No que diz respeito ao isolamento, o aço deve ser combinado com poliestireno para assegurar um isolamento perfeitamente adaptado às condições climatéricas, sendo também necessário adicionar fibra de vidro e várias placas de gesso para aperfeiçoar o isolamento interior. 

Embora o aço não seja caro, uma casa com estrutura metálica pode ficar bastante cara, dado o sistema de isolamento que precisa ser colocado em prática.

3. Pedra

Usado há muito tempo, a pedra é um material de construção de qualidade e muito usado em Portugal, sendo que este material é usado por razões ecológicas e estéticas. Presente em diferentes formas, e em várias cores, adapta-se perfeitamente à arquitetura tradicional e moderna - obras de arte em espaços públicos e novos edifícios.

É um recurso inesgotável e reciclável.

Mais caro do que o betão ou o tijolo, é menos fácil de aplicar, mas tem uma maior durabilidade.
A pedra está disponível hoje em várias espessuras, a partir de 5 cm. Pode ser usada para revestir paredes exteriores, como interiores. Sem dúvida um excelente material de construção com qualidade. Veja aqui inspirações de pedra em interiores de casas: Ideias incríveis para revestir paredes em pedra.

4. Tijolo

Execução de paredes interiores em estrutura aço galvanizado.: Casas campestres por knowhowtobuild
knowhowtobuild

Execução de paredes interiores em estrutura aço galvanizado.

knowhowtobuild

O tijolo é feito de argila, areia e muitas vezes com adições de vegetais. Existem três tipos de tijolo: cru, tijolo de adobe (um material que existe há milénios), tijolo extrudado (não resistente à água) e tijolo de terra comprimido (usado para construir as paredes de uma casa) . Este material não é tão forte como o betão, mas é caracterizado pela sua capacidade de absorver o calor e humidade, retém o calor no inverno e mantém a casa fria no verão, o que lhe faz poupar energia. O tijolo também é caracterizado pelo bom isolamento acústico.

5. Betão

Feito de agregados, areia, cimento e água, o betão é um dos materiais de construção mais resistentes às várias condições climáticas e demandas externas. Em todas as suas formas, o betão é a melhor opção económica para a construção sustentável. A sua inércia térmica (capacidade de armazenar a frescura) torna a sua casa confortável mesmo em tempos de calor elevado, o que gera poupanças de energia.

O material de betão permite que otimize o orçamento da sua construção e obtenha economias significativas a longo prazo.

O betão oferece, ainda, grande resistência mecânica, independentemente da forma da sua futura habitação. Graças a esse material, os arquitetos podem deixa-se levar pela sua criatividade. Quanto à sua cor, esta varia de acordo com a sua composição e a adição de pigmento, sendo possível obter uma grande variedade de colorações. Oferecendo uma gama infinita de texturas e padrões, o betão adapta-se perfeitamente ao ambiente arquitetónico português.

​Comprar sozinho ou não os seus próprios materiais de construção?

Alçado Posterior: Moradias  por Magnific Home Lda
Magnific Home Lda

Alçado Posterior

Magnific Home Lda

É possível adquirir os materiais necessários em grandes superfícies, para construir a casa e depois permitir que um profissional construa o edifício. 

Vejamos os prós e os contras:

Vantagem: melhor controle da qualidade dos materiais adquiridos. Este aspeto pode tornar-se decisivo se alguém quiser materiais sustentáveis/ecológicos. 

Desvantagem: a tarefa pode ser longa e aborrecida ao tentar fazer compras em várias lojas de bricolage. Além disso, se não tivermos experiência, corremos o risco de comprar materiais inadequados, o que será um problema para os profissionais de construção que os utilizarão mais tarde. 

É mais comum e interessante deixar o arquiteto ou a empresa comprar aos seus próprios fornecedores. O profissional geralmente recebe taxas preferenciais. Além disso, o contrato de construção define o custo total das obras. Em geral, esta opção representa uma abordagem clara e confortável para o comprador. Por isso, resta confiar, mesmo que o preço seja ligeiramente maior.

Materiais inteligentes

HABITAÇÃO MODULAR:   por Iccon
Iccon

HABITAÇÃO MODULAR

Iccon

As casas sempre foram construídas com materiais naturais (madeira, tijolo, betão, aço, ligas metálicas… ). O desenvolvimento tecnológico e a pesquisa científica contribuíram largamente para o desenvolvimento de novos materiais conhecidos como materiais inteligentes.

Dotados de uma espécie de sistema nervoso, os materiais inteligentes, nascidos nos Estados Unidos durante os anos 80, são materiais capazes de mudar as suas formas, as suas cores, a sua condutividade térmica ou elétrica de acordo com seus ambientes. Estes materiais são amplamente utilizados na fabricação de automóveis e aeronáutica. Eles também são usados na construção de novos edifícios.

Alguns materiais inteligentes são mais fortes que o betão e podem-se deformar e retornar às suas formas originais, melhorando o sistema de isolamento de uma casa.

Embora estes materiais sejam bastante eficientes e eficazes no campo da construção, podem ser bastante caros, uma vez que ainda estão em fase de estudo e desenvolvimento científico e não em industrialização em grandes quantidades.

​Mas que materiais escolher?

Construir uma casa é uma das decisões mais importantes. Se quiser investir na sua casa a longo prazo, deve escolher materiais de qualidade que durarão anos. 

Entre madeira, betão, aço e tijolos… quais são os materiais mais adequados para a construção de uma casa?

Os materiais escolhidos devem não apenas atender a determinados critérios físicos, mas também ser duravéis, resistentes e ecológicos, de modo a não alterar a sua própria saúde e preservar o meio ambiente.

Antes de embarcar em grandes obras, é importante levar em conta as possíveis soluções e materiais disponíveis e mais sustentáveis. 

Se o seu orçamento for um pouco justo, aconselhamos que construa a sua casa em madeira, ou então, o betão ou o aço com a adaptação do sistema de isolamento para garantir o seu conforto.

No que diz respeito aos materiais inteligentes, pode usá-los em revestimentos e/ou melhoria do sistema de isolamento. Para um problema de orçamento, não é necessário usá-los para toda a construção.

Dependendo do seu orçamento, os seus desejos e as características dos materiais sustentáveis neste artigo, não hesite em procurar o conselho de um arquiteto para que possa orientar a sua escolha.

Qual destes materiais optaria para a construção da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!