7 dicas para planear a pintura exterior da casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Renovar é preciso. Na decoração, mais ainda. E quando falamos em decoração, logo imaginamos as composições de objectos, cores e móveis no interior da casa. Hoje, iremos extrapolar as paredes internas da nossa casa para falar sobre um tipo de decoração que nos chama a atenção a partir da rua: a pintura exterior.

Quantas vezes já parou para admirar uma casa bem pintada, com uma fachada que impressiona pelas cores escolhidas? Quando pintamos as paredes exteriores da nossa casa, renovamos parte da lembrança que temos dela e, muitas vezes, experienciamos a sensação de estar a morar num local novo. Decorar a fachada da sua casa com novas cores é trazer um pouco mais de carinho ao lugar onde, provavelmente, viveu alguns dos melhores dias de sua vida.

Para o ajudar a planear da melhor forma a nova pintura da sua casa, separamos algumas sugestões. São dicas básicas para que possa ter uma direcção mais correcta e rápida a partir do momento que decidir renovar a cor do edifício até ter o prazer de parar para apreciar o resultado final. No entanto, lembre-se de que as nossas dicas são direccionadas para uma melhor orientação quanto ao planeamento e sobre como acompanhar um profissional no trabalho. A nossa sugestão principal é que conte com, pelo menos, a consultoria de um profissional especializado.

Se uma renovação é necessária para despertar novamente o interesse e a alegria por estar em casa, então teremos todo o prazer em ajudá-lo.

Por isso, separe os materiais necessários: lixa, lona plástica, fita adesiva crepe, rolo para pintura, tinta, massa corrida, misturador, trincha, espátula e, claro, toda a sua vontade de pintar.

Escolha da cor

Uma boa escolha das cores é fundamental para que o resultado fique perfeito. Para um melhor efeito visual da tinta, procure produtos que se adaptem melhor às condições climáticas de sua região. Não economize na escolha da tinta. A exposição contínua ao sol e à chuva poderão fazer com que uma tinta de menor qualidade escorra e desbote ao longo do tempo, dobrando o falso investimento económico. Outros cuidados importantes dizem respeito ao ambiente em torno da casa e de outros elementos que estão na fachada. Procure combinar as cores de forma inteligente e elegante.

Um bom exemplo de combinação inteligente de cores é este projecto do escritório Hecher Yllana Arquitetos, de Porto Alegre, no Brasil, que harmonizou a cor azul da fachada com um tom neutro do cimento que valoriza a estrutura do imóvel. Na imagem, notamos que até mesmo o contraste com o verde do jardim é determinante para fazer a fachada sobressair.

Condições climáticas

Casas ecléticas por Blacher Arquitetura
Blacher Arquitetura

Fachada Frontal

Blacher Arquitetura

Um primeiro passo importante: fique atento às previsões do tempo. Afinal de contas, não convém que chova durante a sua empreitada ou que ela fique arruinada com a água depois de terminada. Evite períodos de calor intenso ou de chuvas inesperadas. Recomendamos que prepare a pintura para uma semana inteira sem previsões de chuva. Desta forma, a tinta poderá secar rapidamente e os retoques poderão ser dados de uma só vez. 

As cores vivas são ideais para deixar a fachada mais alegre. Neste projecto da Blacher Arquitetura, a opção por deixar a parede azul e os detalhes das janelas e portas vermelhas, ofereceu um contraste colorido e caloroso.

Medir a área

Este é um momento importante para contar com a consultoria especializada de um profissional. Medir correctamente a área a ser pintada evita que gaste dinheiro com a quantidade a mais de tinta. Algumas informações importantes, como quantos metros quadrados tem a casa, quantas demãos de tinta serão necessárias e qual o efeito desejado na tinta, são fundamentais para que o cálculo final seja o mais próximo possível do planeado. Lembre-se: é melhor calcular a sobra de tinta do que a falta dela. Isto evitará que tenha que comprar um novo balde e use apenas uma pequena parte dele, desperdiçando o resto. Tintas claras pedem mais demãos, especialmente se destinadas a cobrir um fundo escuro. Já a escolha de tintas escuras poderá facilitar a visualização de falhas e áreas que precisarão de mais demãos.

Remover a pintura interior

Em muitos casos, as paredes, quando são pintadas, já apresentam algumas áreas com tinta velha e a descascar. Para isto, deve usar lixas grossas e espátulas como forma mais eficaz de colmatar as falhas. Nas zonas onde a tinta não descascou completamente, utilize lixas muito finas, para que o acabamento seja mais perfeito, diminuindo a percepção de texturas diferentes na mesma superfície. O uso de massa é também indicado para utilizar nas paredes com o intuito de dar uniformidade ao acabamento. Utilizando estas técnicas conseguirá atingir um resultado final de grande qualidade.

Proteja as portas e as janelas

Proteger as portas e as janelas de sua casa é fundamental para que não necessite de os repintar. Nesse sentido, utilize folhas de jornais ou lonas de plástico coladas de forma a cobrir toda a área que deseja proteger. Se a sua intenção for renovar por completo o aspecto exterior da casa, poderá optar por pintar também as janelas e as portas. Esta é uma excelente oportunidade para mudar totalmente o aspecto da sua casa.

Neste belo projecto do estúdio Arquitectando Ideias, de Porto Alegre, no Brasil, a escolha de cores vivas e de contrastes alegres na pintura das janelas, deu à casa um visual simplesmente maravilhoso.

Impermeabilizante

Um factor de extrema importância na pintura de sua casa é a utilização de um bom impermeabilizante para proteger as paredes. Aplique, conforme indicado na embalagem do produto, a quantidade necessária e espere, até secar, para pintar com as cores da sua preferência. Isto protegerá a sua parede de infiltrações e humidade, oferecendo maior durabilidade e qualidade à pintura aplicada.

A pintura do telhado

Casas modernas por Carlos Bratke Arquiteto
Carlos Bratke Arquiteto

Detalhe da estrutura da cobertura

Carlos Bratke Arquiteto

Quer renovar a casa por completo? Que tal apostar na pintura do telhado? Esta alternativa dará um aspecto incrível ao seu lar, principalmente quando o revestimento utilizado não permite uma nova pintura, como é o caso de uma parede em pedra. A pintura do telhado poderá ser feita por um profissional especializado com o uso de pistolas de tinta normais e de pressão especiais para dar um acabamento perfeito ao seu espaço, tal como neste projecto do arquitecto Carlos Brake, de São Paulo.

De que cor é a fachada de sua casa? Gostaria de alterá-la? Esperemos, então, que este artigo o tenha ajudado. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!