por press profile homify

Anti-calcário natural: lista completa para fazer você mesmo!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Uma das principais causas de problemas com electrodomésticos, em especial de máquinas de lavar roupa e louça, é a formação de calcário. A formação deste inimigo da limpeza deve-se à concentração de carbonato de cálcio na água que usamos, o que, em função da sua concentração, aumentará o grau de dureza desta. Como referimos, uma alta concentração de carbonato de cálcio na água pode criar problemas nos aparelhos eléctricos, utensílios de cozinha (a máquina de café, por exemplo), mas também deixar manchas desagradáveis sobre as superfícies lavadas da cozinha e casa de banho, em particular em aço e vidro.

A solução para o problema da dureza da água seria instalar um descalcificador no sistema de água, mas sabemos que essa decisão envolveria uma despesa considerável hoje em dia. Por esta razão, hoje na homify falamos sobre como prevenir a formação de calcário e, possivelmente, como tratá-lo de forma segura e eficaz, graças à ajuda de produtos naturais. Vamos descobrir soluções anticalcário baseadas em produtos podem ser facilmente encontrados no mercado, tais como vinagre, bicarbonato de sódio ou ácido cítrico, com uma utilização simples e, acima de tudo, segura para o trato respiratório e para os olhos.

São muitas as vantagens que se obtêm com a utilização de produtos naturais no combate ao calcário: – eles são económicos e ecológicos, mas também proporcionam bons resultados. Ingredientes como o vinagre ou o ácido cítrico, de facto, permitem obter uma limpeza e brilho das suas superfícies claramente superior em comparação com os obtidos com detergentes químicos.

Aqui está como usar os ingredientes acima para remover o calcário de ambas as superfícies e aparelhos.

Anti-clacário natural – o vinagre

Inimigo histórico do calcário, o vinagre foi amplamente usado pelas nossas avós para remover depósitos de calcário, além de ser um dos anticalcários naturais mais delicados para tratar superfícies como o mármore, pois não só não o corrói, como também o torna particularmente brilhante. Por outro lado, é preferível evitar a sua utilização em superfícies feitas de cobre ou latão, embora também seja muito eficaz no vidro e nas superfícies internas do frigorífico ou do forno, bem como nas placas de fogão e chuveiros. Além disto, as suas características químicas também o tornam um excelente auxiliar para enxaguamento quando colocado na máquina de lavar loiça.

Para a limpeza de superfícies, o vinagre deve ser simplesmente dissolvido em água, mas não exagere na quantidade de água, pois se for excessiva, pode prejudicar o efeito de limpeza. Uma vez dissolvido, o vinagre deve ser aplicado com uma esponja macia e depois deixado agir por alguns minutos. Depois, será necessário enxaguar com água morna. Se o cheiro de vinagre for muito picante, irritante, basta deixar as janelas abertas por alguns minutos para fazê-lo desaparecer.

O vinagre também pode ser usado para remover calcário de electrodomésticos, como a máquina de lavar roupa, mas, neste caso, deve seguir um procedimento diferente.

É necessário despejar um litro de vinagre no tambor vazio e seleccionar um programa de lavagem longo, a uma temperatura a variar entre um mínimo de 60 °C e um máximo de 90 °C. É apropriado realizar a operação que acabámos de descrever regularmente. Uma periodicidade mensal fará com que a a máquina de lavar dure mais tempo, sem criar problemas. 

Por outro lado, durante a lavagem normal das roupas, use pelo menos 100 ml de vinagre branco, colocado na bandeja do amaciador, para conseguir uma poderosa acção anti-incrustação e ao mesmo tempo a acção de lavagem da roupa do detergente normal. Mas não faça a mistura directa de detergente e vinagre, pois o ácido do vinagre e a acção alcalina do detergente anulam-se mutuamente.

Anticalcário natural: não só para electrodomésticos

Casa de banho  por RAB ARREDO BAGNO

O vinagre também é útil para eliminar o calcário que é formado dentro da máquina de café, e o processo, neste caso, é muito simples: – só precisa de adquirir um recipiente com uma capacidade de pelo menos um litro para ser colocado sob o braço da máquina, onde se colocam as chávenas. Depois de remover o suporte do filtro, esvazie o recipiente da água para libertar espaço para um litro de vinagre. A seguir ligue a máquina como se quisesse preparar café e aguarde a saída completa do vinagre, até que o recipiente esteja completamente vazio.

Esta operação deve ser repetida uma segunda vez, usando sempre pelo menos mais um litro de vinagre. Para eliminar qualquer resíduo, será aconselhável proceder da mesma maneira usando um litro de água, sempre duas vezes. Quando a limpeza estiver concluída, os tubos e agulhas de punção da máquina de café ficarão como novos.

A acção anticalcário do vinagre também é útil para os filtros de pia, que serão deixados em água e vinagre por cerca de uma hora.

Anticalcário natural: o bicarbonato de sódio

  por homify

Mas nem só o vinagre actua como anticalcário natural: também o bicarbonato de sódio tem uma forte acção anticalcário. Apesar de ser uma substância de origem totalmente mineral, é solúvel, não deixa resíduos e respeita o meio ambiente. Além disso não danifica as superfícies, desde que não seja utilizado em peças confeccionadas com materiais delicados como lã e seda.

O processo para remover o calcário com este eficaz anticalcário natural é muito semelhante aos descritos para o uso de vinagre; na verdade, ao contrário deste último, o bicarbonato pode ser facilmente combinado com detergente normal, sem anular a acção de limpeza. Quando lavar roupa, adicione cerca de vinte e cinco gramas, ou uma colher de cozinha, directamente no tambor.

Quanto à remoção da incrustação no próprio equipamento, deverá despejar 150g de bicarbonato de sódio no tambor e colocar a máquina em funcionamento num programa longo.

Para a limpeza de superfícies, no entanto, o bicarbonato de sódio é muito eficaz quando misturado com vinagre branco. Dissolva o bicarbonato em água juntamente com o vinagre branco e aplique com uma esponja. A mistura deverá sempre ser enxaguada com água morna. Experimente nos azulejos da casa de banho e verá a eficácia!

Anticalcário natural: o ácido cítrico

Casa  por homify

Entre as várias soluções naturais contra o calcário também encontramos o ácido cítrico. É isso mesmo, o próprio ácido do limão, que pode ser adicionado a 15-20% na bandeja do amaciador em 100 ml de solução. Tal como para o vinagre e para o bicarbonato de sódio, o ácido cítrico também pode usado uma vez por mês para a limpeza total da máquina de lavar. Para isso deve usar 1 litro de uma solução de 15% de ácido cítrico em água directamente no tambor vazio e iniciar um programa de alta temperatura. Isto vai proporcionar uma acção de descalcificação muito boa em água particularmente dura. 

O ácido cítrico está disponível em pó para ser dissolvido em água. Para limpar as superfícies de calcário, como no caso do vinagre, também o ácido cítrico deve ser dissolvido, aplicado com a esponja e deixado a agir por alguns minutos. O enxaguamento deve ser feito com água morna. 

Evite usar ácido cítrico em superfícies delicadas, como mármore, madeira e terracota.

Anticalcário natural: tomate

Casas de banho modernas por Tucommit

Sim, até o tomate tem propriedades anticalcário: na verdade este vegetal, além de ser muito bom em mil e uma receitas, pode ser usado como desincrustante em latão, ao contrário do vinagre, do bicarbonato e do ácido cítrico. 

Deve ser cortado em pedaços pequenos e deixado a agir por alguns minutos nas superfícies, depois é só remover qualquer resíduo de calcário. 

Além usar no latão também pode usá-lo sobre aço, esfregando com um pouco de polpa madura nas superfícies da cabine do chuveiro, que depois deverão ser enxaguadas e polidas com um pano de lã. Vão recuperar toda a sua beleza!

O tomate tem uma acção desincrustante muito poderosa e como bónus ainda ganha uma boa acção antimofo.

E por falar em mofo, quer ver-se livre dessa praga para sempre? Então não perca o artigo ’5 formas de se ver livre de bolor em sua casa’.

Já testou alguma destas soluções naturais contra o calcário?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!