Comece hoje a planear o seu jardim de Primavera!

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

No dia 20 de Março, às 4:30 horas, começou a Primavera. É nessa precisa hora que se dá o equinócio da Primavera. O momento em que o sol cruza o plano do equador celeste. Bem vinda seja a Primavera nesse dia.

E porque às vezes ainda parece estarmos no Inverno, com dias frios e de chuva, temos de começar forçadamente a pensar nos dias quentes. Quentes significa sol, mais alegria e boa disposição. E se há uma coisa com a qual ficamos maravilhados, são com belas flores. Independentemente do tamanho do seu jardim, a verdade é que tem de começar a pensar nele.

Já pensou o que vai plantar? O solo está preparado para receber sementes? Estas e outras respostas no artigo que lhe trazemos hoje.

Projete uma área de descanso

Depois de todo o trabalho de preparar o solo, escolher as plantas, tratá-las, nada melhor do que arranjar alguns momentos do seu dia para relaxar enquanto contempla o que o rodeia. Desfrute de cada pormenor e será muito mais feliz. Viverá o sentimento e dever cumprindo.

Nunca veja as tarefas de jardim como uma atividade cansativa. Estar perto da natureza deve ser divertido e relaxante. Compre mobiliário que se ajusta ao espaço e assim não terá razões para fugir do seu jardim que começou a ser pensado no inverno, para estar belo na primavera.

Escolha o lugar do jardim

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Um jardim, para sermos francos, fica bem em qualquer lugar. As flores são fonte de alimento da alma, sejam elas pequenas ou grandes. As cores que transmitem à vida. Por mais obras de arte que se façam, a natureza estará sempre a produzir mais e mais fonte de vida.

Uma vez que já decidiu começar a preparar o seu jardim, decida em que lugar o quer. Se tiver dúvidas, por causa das qualidades da terra, contacte os jardineiros da homify. Se a terra for apropriada, um jardim fica sempre bem.

Prepare o solo

Antes de semear ou plantar, prepare o solo. Porém, este deve ser preparado de acordo com o que escolheu. A terra deve ser bem trabalhada, para que as raízes das plantas que escolheu se instalem rapidamente, ou seja, a planta que escolheu vai retirar da terra todas as substâncias que necessita.

Ao trabalhar manual ou mecanicamente a terra, deve fertilizar o solo para receber as sementes ou as plantas. Acrescente se necessário adubo, compostos orgânicos ou elementos que visem melhorar as características do solo. 

Decida o que vai plantar

Já escolheu o que vai plantar ou semear? Também aqui é o seu gosto quem vai definir o seu jardim. Se gosta de flores, aproveite canteiros ou vasos para as pôr. Se gosta de plantas de maior envergadura escolha o espaço mais certo, para que passado pouco tempo não de fazer mudanças.

Feita a escolha e depois de plantar, tende manter o seu jardim livre de ervas daninhas. Esteja também atento aos insectos, lagartas e alguns roedores que podem estragar o seu jardim. Há produtos à venda que podem ajudá-lo se isso acontecer.

Encomendar sementes agora!

Vários projectos:   por Green Soul, Lda
Green Soul, Lda

Vários projectos

Green Soul, Lda

Se a sua opção é plantar sementes, é importante cavar pequenas fileiras paralelas, com um espaço de 90 cm entre cada. Com esta certeza está a possibilitar que as plantas crescem livres e fortes, assim não corre o risco de as ver crescer umas em cima das outras. 

Na internet encontra sites que vendem sementes ou então visite floristas e estufas da sua região. Estes últimos vão responder-lhe a todas as suas dúvidas. Além disso, são sempre um contacto próximo para qualquer necessidade.

Fonte de água

Jardins ecléticos por Atelier Jardins do Sul
Atelier Jardins do Sul

Vista sobre patamar da piscina

Atelier Jardins do Sul

Permanecem belas as plantas e flores se foram cuidadas com carinho, como tão bem representadas nesta imagem num trabalho do Atelier Jardins do Sul. A maioria das plantas e flores, bem como sementes, precisam de água para sobreviver. Luz também é essencial. Depois de estarem plantadas, regue-as ligeiramente e com frequência nas primeiras semanas.

Passado o período mais crítico, vá reduzindo a quantidade de água, mas como tudo na vida há exceções. Tenha noção que algumas precisam de mais cuidados de que outras. Cada planta tem a sua especificidade. No momento da compra, peça conselhos ou então pesquise na internet.

Tem cuidados especiais com o seu jardim? Já começou a trabalhar nele?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!