Cores de fachada - ideias de maquilhagem para a sua casa! | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Cores de fachada – ideias de maquilhagem para a sua casa!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Renovação de Fachadas - B Casas mediterrânicas por RenoBuild Algarve Mediterrânico
Loading admin actions …

A cor de uma casa é muito mais do que a cor do revestimento! As cores de fachada mostram personalidade, indicam conceitos, fazem integração na envolvente, e por isso a sua escolha está sempre sujeita a um grande número de variáveis, das quais a mais importante será mesmo o seu gosto. Mas não pense que pode pintar a sua casa da cor que quiser directamente e sem qualquer constrangimento!

Em fase de construção a cor é parte do projecto aprovado pela câmara, e se os técnicos considerarem que a cor escolhida afecta o equilíbrio cromático do conjunto onde a construção for inserida, a sua cor de eleição pode não ser aprovada.

Em obras de renovação, se houver mudança da cor, essa alteração também tem de ser aprovada.

Por estes motivos a cor da fachada de sua casa pode ter condicionamentos, mas isso não deve impedi-lo de tentar, se gostar mesmo.

Para o inspirar, e provar que é possível, hoje a homify traz-lhe uma selecção de imagens de casas portuguesas com uma invejável paleta de cores. Não perca!

Cor de laranja, a terra em brasa

O House - Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf, Óbidos Casas mediterrânicas por Atelier dos Remédios Mediterrânico
Atelier dos Remédios

O House – Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf, Óbidos

Atelier dos Remédios

Começamos com uma cor arrojada, intensa, que pode não agradar a todos, mas que é inegavelmente atraente – o cor de laranja!

Uma casa desta cor reflecte ousadia e força, mas também pode significar uma boa harmonização com a envolvente, sobretudo em área muito secas. 

Se para si um cor de laranja total é demais pode optar por esta cor apenas em alguns elementos da fachada para realçar ou dar contraste. A sua combinação com castanho e madeira é uma escolha vencedora.

Esta casa fica na Herdade do Bom Sucesso, em Óbidos.

Um pouco de vermelho dá mais calor

por homify

A utilização do vermelho nas fachadas das casas em Portugal não é inédita, sobretudo o vermelho escuro, a tender para o ocre, mas a sua utilização nestas casas geminadas prima pela diferença. A combinação com o branco e os detalhes de madeira dá à casa um ar moderno, mas simultaneamente tradicional, conhecido.

Aqui o vermelho não foi dado pela tinta, mas sim pelas placas de revestimento exterior que também fazem isolamento.

À semelhança do laranja, o vermelho também é uma cor muito forte, sobretudo se for um tom mais vivo, pelo que a sua utilização em detalhes pode ser a solução para construir uma casa arrojada, mas mais discreta, como estas da imagem.

Estas casas são da autoria da ENGIMULTI e ficam em Olhão.

Ocre, uma inserção muito eficaz

O ocre é um vermelho escuro com um toque de castanho e apesar de parecer uma cor original para uma casa, a verdade é que é um tom muito antigo, que faz parte das cores de fachada desde que o ser humano começou a construir e a revestir as casas com barro. O seu tom de terra é perfeito para se inserir em ambientes naturais e fica muito bem em casas de campo, seja qual for o seu estilo.

Esta casa fica na Ilha da Madeira, numa encosta voltada para o mar, e é a prova clara do que acabámos de referir.

Castanho madeira, claro!

A forma mais expedita de conseguir uma casa castanha é optar por um revestimento de madeira. O tom da madeira será sempre excelente para a inserção paisagística numa zona de forte componente natural, mas mesmo que prefira obter o castanho através de outro revestimento, conseguirá sempre uma estética simples e bem integrada.

Verde limão?

Fachada Principaç Casas rústicas por Vitor Gil, Unip, Lda Rústico
Vitor Gil, Unip, Lda

Fachada Principaç

Vitor Gil, Unip, Lda

E agora uma proposta extravagante e muito inusitada, mas que já se vai vendo por esse país fora – o verde limão!

Esta cor intensa e viva é realmente forte, dando vida e dinâmica a qualquer fachada, por mais apagada que seja. É um tom perfeito para casas em áreas sombrias, ou que possam ficar mortiças devido à presença de edifícios mais altos ou mais chamativos.

Esta casa é na realidade um posto da PSP e é da autoria da empresa VITOR GIL, UNIP, LDA.

Rosa- salmão, uma cor delicada

Pintura Exterior Casas mediterrânicas por RenoBuild Algarve Mediterrânico
RenoBuild Algarve

Pintura Exterior

RenoBuild Algarve

O rosa salmão tem grande prevalência no nosso país, em especial nas regiões mais a sul. Essa preferência tem um motivo concreto assente na grande exposição solar: – esta cor não fica feia mesmo quando desbota devido ao sol intenso, e isso tem óbvias vantagens nestas regiões. É também uma cor discreta e suave, mas mesmo assim com muita presença, que se torna uma boa alternativa a quem pretende evitar o branco puro.

Esta casa fica no Algarve e foi pintada pela RenoBuild Algarve.

Azul celeste

Prédio Turístico em Santa Catarina, Lisboa por alma portuguesa Rústico
alma portuguesa

Prédio Turístico em Santa Catarina, Lisboa

alma portuguesa

O azul não é uma cor rara no nosso país, uma vez mais a sul. No Alentejo é muito vulgar encontrar casas brancas com lindas faixas decorativas em azul-cobalto. O azul celeste não é tão usual, no entanto se decidir fazer uma viagem pelo sul de Portugal, pelo Alentejo e Algarve, já vai ver várias construções que subverteram o padrão cromático, tendo fachadas azuis com faixas brancas.

Por ser uma cor tão usual nas habitações portuguesas é muitas vezes usada e aprovada para fachadas restauradas de edifícios antigos, correndo poucos riscos de o projecto ser negado, sobretudo em casas de inspiração tradicional, se a escolher.

A reabilitação desta casa é da autoria do gabinete Alma Portuguesa e o prédio fica em Lisboa.

Branco puro

Vista do exterior - piscina Piscinas minimalistas por homify Minimalista Mármore
homify

Vista do exterior – piscina

homify

O branco continua a ser a cor preferida para as fachadas de casas noi nosso país e isso não tem nenhum mal. Há sempre algo de puro e renovado numa casa branquinha, acabada de pintar ou com uma boa caiadela, por isso se a sua escolha é branco, para sempre branco, acredite que a sua casa nunca vai sair de moda!

Esta casa fica em Touguinhó, Vila do Conde.

Amarelo sienna

CASA AMARELA Casas mediterrânicas por Da Fabrica Mediterrânico
Da Fabrica

CASA AMARELA

Da Fabrica

Amarelo-torrado… Parece-lhe uma cor estranha para pintar uma casa? Não é! Esta é outra cor que foi muito usada em Portugal, mas que paulatinamente ao longo dos anos foi saindo de moda, e a que o sol deu uma ajudinha no desaparecimento, tornando as casas amarelas em casas bege.

Actualmente tem voltado às luzes da ribalta, mas voltando ainda mais lentamente do que desapareceu. É uma cor forte, solar, que fica muito bem em zonas de planície ou de praia, por fazer lembrar a areia.

A casa da imagem foi restaurada pelo gabinete de arquitectura DA FÀBRICA, e Atouguia da Baleia.

Verde e branco?

Terras 8 Casas minimalistas por Colectivo Cais Minimalista

Verde?? Não é das cores mais vulgares que se podem encontrar nas casas portuguesas, sobretudo a revestir toda a fachada, e muitas vezes quando existe é conseguida com azulejos, como nesta casa típica. Embora não seja a nossa cor de eleição, não podemos negar que aqui tem um certo charme.

Esta casa fica no Algarve.

Ou branco e verde?

Renovação de Fachadas Casas campestres por RenoBuild Algarve Campestre
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas

RenoBuild Algarve

Mais verde, para provar que é possível, mas agora utilizando esta cor apenas como pormenor decorativo de contraste sobre o branco dominante.

Esta casa fica no Algarve. 

Cinzento, moderno

Casas modernas por homify Moderno Ferro/Aço

O cinzento tem sido uma cor tendência nos últimos anos para interiores, mas já lhe tinha ocorrido revestir toda a fachada nessa cor? Não é comum, mas podemos ver como fica vanguardista. Ainda assim o mais normal e encontrar esta cor como detalhe, para evidenciar volumes e traços da fachada.

Esta é uma moradia reabilitada e modernizada pelo gabinete PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN em Fafe.

Inusitado roxo

Casa charmosa em todos os detalhes por homify Moderno
homify

Casa charmosa em todos os detalhes

homify

Roxo será provavelmente a última cor que nos ocorre para colocar na fachada da casa, e provavelmente não será uma escolha consensual, mas há que admitir que no caso da moradia da imagem até fica muito interessante. 

Mas mesmo que goste muito desta cor o mais sensato será usá-la como cor de contraste, para fazer efeitos visuais, ao invés de pintar tudo de roxo!

Esta casa foi idealizada pela TRIVISIO.

Bege

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas Casas rústicas por RenoBuild Algarve Rústico
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Por último uma cor discreta que se continua a ver muito nas casas do nosso país e que se pode revelar uma boa opção, embora à primeira vista possa parecer um pouco banal – o bege.

Nesta cor a sujidade natural dos revestimentos nota-se menos do que no branco e o tom fica bonito mesmo aclarando com o tempo. É outra opção para quem não quer seguir a via do branco puro.

Quer ver ideias inspiradoras de moradias para o ajudar a planear a sua? Então leia também o artigo ’20 belas moradias unifamiliares para todos os gostos

Qual destas cores poderia ser a da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!