6 ideias para o jardim que nunca lhe ocorreram

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os jardins são maravilhosos, mas podem ser bastante difíceis de manter. Por um lado, a sua planificação e desenho pode demorar muito tempo e, por outro, a sua manutenção pode chegar a ser um pouco frustrante porque as plantas e flores requerem cuidados particulares e que nem sempre têm o resultado que pretendemos.

Muitas pessoas nem sequer se atrevem a fazer um jardim, pese embora o potencial que o seu espaço possa ter e a alegria que pode proporcionar que inclui momentos de relaxamento ao ar livre ou passar um bom bocado com a família e os amigos enquanto se saboreia um delicioso churrasco.

Hoje, neste livro de ideias, vamos partilhar seis ideias para o seu jardim que acreditamos podem fazê-lo parecer ainda mais perfeito e que pensamos que nunca lhe ocorreram. Inspire-se connosco.

Vasos em miniatura

Em algum momento pensou na possibilidade de criar uma parede repleta de pequenos vasos em miniatura com plantas? Se não lhe tinha ocorrido, recomendamos que veja com atenção a imagem que publicamos: o contraste entre a cor terracota dos vasos, juntamente com o verde intenso das plantas oferecem muito vida e alegria ao ambiente, elevando o nível estético da casa sem necessitar de muito espaço. Já percebeu como é possível ter um jardim bonito num espaço pequeno? Tente criar um a partir de miniaturas, tal como este, ideia da artista Cláudia Muñoz do estúdio Línea Paisagismo.

Uma parede verde: especial para pequenos jardins

  por Woolly Pocket
Woolly Pocket

SmogShoppe

Woolly Pocket

Crie paredes cobertas por bonitas suculentas para dar um toque mais aventureiro à decoração do seu jardim. Esta inovadora ideia fará com que qualquer pessoa que passe em frente a sua casa se detenha a admirar a sua beleza. O melhor deste tipo de plantas é que necessita de muito pouco cuidado, vivendo muito tempo e adaptando-se às variações climáticas. No fundo, tudo o que precisa é de plantar e deixá-las crescer, porque elas mesmas farão a sua magia.

Esta é, definitivamente, uma opção espectacular para encher de vida e cor o jardim frontal da sua casa.

Um caminho de pedras

Sempre que vemos um jardim bonito temos vontade de o percorrer à primeira oportunidade. A decoração e o cuidado que se tem com o espaço são factores muitos importantes, juntamente com a limpeza e o bom gosto. Para que possa desfrutar plenamente do jardim há um elemento fundamental e que não pode faltar: os caminhos entre as áreas verdes.

Existem muitos materiais e ideias que o podem inspirar na criação deste elemento, mas que tal um caminho em pedra? Porque não jogar com as formas e tamanho? Inspire-se com a imagem que publicamos e veja como é possível criar de forma simples e funcional um caminho agradável e que acrescenta valor ao jardim.

Manter a simetria ao máximo

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin de Flores

Terra

Manter a simetria do jardim é a chave para realçar a beleza de cada grupo de plantas que existe no espaço exterior da casa. Criar passagens com pedras, rodeadas por uma relva bonita e bem cuidada torna o espaço mais organizado e interessante. Nos canteiros, incorpore plantas e flores de cores variadas para ressaltar a beleza deste espaço. Com este tipo de desenho sentirá que está a entrar num conto de fadas. Não deixe de tentar criá-lo em sua casa.

Jogar com os espaços e utilizar materiais naturais

Há muitas formas de aproveitar melhor os espaços para criar um lindo jardim. Os jardins verticais, mais indicados para espaços pequenos, são uma das formas mais efectivas de o fazer. Pode criar maravilhosas paredes verdes ou jogar com as plantas para criar um efeito de escada natural ou cascata de cores. Deixe a sua imaginação trabalhar e inspire-se com as ideias que a homify coloca à sua disposição.

Jardim adaptado à casa e ao estilo de vida

Piscinas modernas por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Patio – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

Antes de criar um jardim, deve ter sempre em consideração o estilo da sua casa. Conjugue cada elemento com um toque natural, opte sempre por plantas e flores verdadeiras e, se não tiver muito tempo para as cuidar, escolha plantas que necessitem de pouco cuidado. Também é aconselhável que tire proveito das plantas regionais que serão mais indicadas para o clima da zona e certamente encaixarão na perfeição na sua casa e seu entorno. Isto permitirá que o cuidado do jardim seja mais simples mas ainda assim continue a acrescentar valor estético à sua casa.

O que achou das nossas ideias? Já alguma delas lhe tinha ocorrido? Tem alguma que queira acrescentar? Deixe-nos as suas ideias e comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!