A casa do futuro: custo básico e muito espaço

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa que visitamos hoje é um espaço tão simples que acaba por ser surpreendente. Uma residência com forma de prisma rectangular e cujo interior não possui cantos ou arestas e apenas encontramos paredes, como estamos acostumados a ver nas vivendas pequenas. Esta casa, situada em Pontevedra, Espanha, foi projectada pelo estúdio Nan Arquitectos. O propósito era criar uma casa moderna, de baixo custo e destinada a uma só pessoa. Uma vivenda pequena, de apenas 50 m2, que reúne todos os requisitos de um projecto de arquitectura de excelência, onde o interior funciona com o exterior e, ao mesmo tempo, cria espaços de total intimidade.

Esta é uma casa peculiar que demonstra que as melhores ideias são sempre as mais simples.

Fachada norte

O resultado é simples, o que não invalida que esta casa tenha duas caras muito diferentes. A primeira é a que vemos nesta imagem: corresponde à fachada norte, a menos luminosa e, como tal, mais compacta e sem janelas. Aqui, não obstante, podemos observar um subtil e alargado buraco onde se esconde uma janela. Além disso, a casa vê estendida a sua cobertura de forma a criar uma garagem ao ar livre. Uma fachada discreta, ou seja, o oposto do que veremos na fachada sul.

Fachada sul

Se a fachada norte está fechada quase na totalidade, o lado sul mostra-se transparente e cristalino. Aqui, foi aplicada uma linguagem diferente, para que a casa se relacione com o exterior de uma forma distinta. As paredes de vidro permitem que o interior e o exterior dialoguem e que a casa se abra para a paisagem, recebendo também uma melhor iluminação natural. Esta casa energética, está construída em cimento e possui uma saliência na fachada sul que serve de protecção solar durante os meses de verão.

Espaços abertos e luminosos

Entramos e de uma só vez conseguimos ter uma ideia concreta do que esta casa oferece. A planta é completamente aberta, em estilo loft. Desta forma, as transições entre os diferentes espaços são fluidas e passamos da sala de estar para a sala de jantar sem precisar de abrir nenhuma porta. Também a cozinha se encontra incorporada neste cenário, servindo todo o piso. Ao fundo, localiza-se o quarto: para proteger a zona de olhares indiscretos, foi construído um elemento separador onde está instalada a lareira que tanto pode ser desfrutada desde a zona da sala como da zona do quarto.

Casa de banho fechada

Na mesma parede onde se encontra a cozinha, foram colocadas as restantes áreas de serviço da casa. Junto à cozinha e ao armário encontramos a casa de banho que é o único espaço da casa que não responde ao mesmo esquema de espaço aberto. Fechada do resto dos ambientes, esta zona foi construída de forma a oferecer o máximo de funcionalidade.

Quarto com terraço

Para terminar a visita a esta moderna vivenda em estilo loft, vamos ver o quarto principal. Se a lareira servia para preservar uma certa intimidade neste espaço, ao entrar damos conta de que aqui a privacidade apenas é possível graças às cortinas que cobrem as amplas janelas. Desde o quarto, pode-se aceder ao terraço e desfrutar da magnifica paisagem natural.

O que achou desta casa de futuro? Acha que lhe falta alguma coisa? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!