Decoração de apartamento T3 no Porto

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
homify Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

Misturar estilos ou reinterpretá-los é uma das tarefas mais difíceis de levar a cabo na actividade de decoração. Escolher um estilo e aplicá-lo significa fazer as escolhas certas dentro da estética, mas conseguir fazer misturas e reinterpretações requer sólidos conhecimentos da imagem das áreas que se estão a trabalhar para atingir o equilíbrio perfeito entre os vários elementos. Muitas vezes, sem a necessária experiência e sensibilidade de um decorador, as misturas acabam por resultar apenas numa imagem confusa.

O projecto que hoje lhe queremos mostrar é uma delicada fusão entre o estilo clássico e o moderno, levada a cabo pela decoradora CONCEIÇÃO LOPES e temos a certeza que vai ser muito inspirador para si. Descontraia e prepare-se para uma viagem ao mundo do bom gosto e da elegância que só a personalização e um acompanhamento próximo ao cliente proporcionam. Vamos?

Hall de entrada

Este projecto foi efectuado em modo chave na mão, num apartamento de tipologia T3 do Edifício Concórdia, na cidade do Porto. O trabalho abrangeu todo o apartamento, incluindo um quarto de crianças, um quarto de bebé, uma suíte e a sala de estar, com uma espectacular vista sobre o rio Douro.

O Edifício Concórdia é um edifício com incríveis vistas sobre uma envolvente privilegiada, do palácio às moagens e até ao Douro, com condomínio fechado e muita exclusividade, pelo que o apartamento merecia uma decoração que lhe fizesse jus – que casasse o antigo com o novo, a tradição com a modernidade. E assim surgiram as bases conceptuais para o projecto!

O hall de entrada é discreto mas estabelece logo à partida um conceito de elegância intemporal, que como veremos será a espinha dorsal de todo o trabalho. À consola de linhas direitas e modernas, juntaram-se acessórios clássicos, como o candeeiro ou a caixa de porcelana. O papel de parede matizado a cinzento é a base perfeita para destacar o conjunto.

Sala de estar

No espaço da sala de estar a base é moderna, com um sofá cinzento de linhas simples, uma mesa de centro e um aparador bastante angulosos no mesmo tom, mas a profusão de pormenores clássicos faz toda a diferença na personalização do espaço e na união entre estilos. Os tecidos, os tapetes, os quadros e cada um dos pequenos acessório são parte integrante dessa união.

As pltronas são uma reinterpretação dos clássocos, com um estofo branco em capitone e pontuado por tachas de metal nas uniões.

A chaise longue, tal como as poltronas, reinterpreta um clássico do mobiliário antigo, dando-lhe novas linhas mais actuais, mas o seu estofado num tecido de riscas com tons profundos e intensos é mais do que simples preferência estética para o móvel em particular como veremos a seguir.

Sala de jantar

Lembra-se do tecido da chaise logue que vimos na imagem anterior, certo? Na sala de estar foi incorporado um banco original, à cabeceira da mesa, com um estofo idêntico para fazer a unificação visual dos dois ambientes.

O conjunto é moderno, com ênfase para a mesa em vidro que confere muita leveza ao ambiente, mas não abandona o tom clássico devido às cadeiras estofadas e veludo.

Quarto duplo

Agora passamos à área mais privada dos quartos, e começamos por mostrar o quarto duplo, destinado a duas crianças.

Aqui as cores são alegres e juvenis, baseadas em verde-esmeralda e verde lima, mas a estética continua a ser uma fusão entre o clássico e o moderno, onde as linhas rectas convivem com a cabeceira da cama estofada, que une esteticamente as duas camas individuais, a com alguns detalhes de glamour, como o uso de veludo nas almofadas.

O vinil na parede de motivos naturais, atrás da cama, e a composição decorativa com espelhos redondos, molduras verdes, e vários tamanhos, são elementos frescos e divertidos, que toram a atmosfera mais leve. O candeeiro sobre a mesa-de-cabeceira, com o seu boneco de peluche lembra que, embora tenha muito estilo, este é um quarto de crianças.

Suíte

Por último mostramos a suíte, cuja estética assenta numa paleta de várias nuances de cinzento. 

Tal como nos restantes espaços, também aqui o estilo é moderno, mas capta muito bem a essência dos clássicos através de uma sonorização primorosa com elementos de inspiração antiga, como as almofadas em veludo rico, as molduras em prata ou os candeeiros.

Gosta de decorações que mostram estilos misturados, mas são mais arrojadas e eclécticas? Então não perca o artigo ’Decoração ecléctica em apartamento para jovem casal’.

Deixe-nos a sua opinião sobre este trabalho!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista