Mantenha as suas roupas no lugar a que lhes pertencem

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O nosso vestuário é uma parte importante da arrumação da nossa casa, até porque ocupa algum espaço, geralmente é no nosso quarto que ficam organizadas as roupas. A verdade é que poderá parecer, por vezes impossível guardar o nosso roupeiro bem organizado. Encontrar espaço e lugar para arrumar roupas, sapatos e acessórios é sem dúvida uma questão eterna, porque encontramo-nos sempre com novos artigos para organizar, sendo que a desarrumação acaba sempre por suceder. No entanto, existem algumas soluções para pôr ordem nas suas roupas, para não stressar a cada manhã à procura desta ou daquela roupa.

De uma forma geral, existem soluções que permitirão manter este lado mais pessoal em ordem, como tirar o máximo partido do seu roupeiro, com soluções próprias que existem no mercado ou arrumando/trocando as roupas de cada estação. Além disto, existem truques para uma boa organização dentro de casa, que o obriga a ser mais arrumado e a manter as suas roupas no lugar certo. Para saber mais sobre esta questão, descubra o nosso artigo especial organização de roupa. Certamente que estas dicas são um alívio para quem em casa se chateia com esta questão…  

Olhe para o seu guarda-roupa e dê as roupas velhas/inúteis

Nesta altura do ano em que mudamos de estação, falamos sempre numa limpeza de primavera, em que consista limpar a casa ao pormenor, como retirar tudo dos armários, para limpá-los e selecionar as nossas roupas. Esta mudança de estação acaba por servir de desculpa para vermos o que temos no nosso roupeiro e selecionar o que gostamos, o que não gostamos e o que não nos serve. 

Não somos apologista de guardar e acumular, nomeadamente se a casa for pequena, é importante saber desfazer-se das coisas. Sabemos que à medida que o tempo passa, vamos tendo roupas novas, e que o que é velho, fica sempre para trás, perdendo um pouco a sua graça. É claro que há peças que serão para guardar, por serem bonitas ou por serem especiais, mas outras por denotarem muito uso, terem perdido cor, forma e já não se  adequarem ao nosso estilo, não fazem sentido ocuparem um espaço que é tão precioso. Por isso, ponha-as de lado. Depois de terem selecionado o que queriam ou não, voltam a organizar tudo dentro do roupeiro, com lógica, quer por cores, por estações, por categorias, o que conta é encontrarem um sistema de organização para ser mais fácil no dia-a-dia. 

As roupas que não querem e que têm ainda uma boa aparência, poderão doá-las a uma associação. As outras velhas e estragadas irão fora. Vai ver que com este processo, vai ganhar espaço e o seu roupeiro ficará com outro aspeto. 

Quando as roupas estão sujas, ponha-as no cesto de roupa suja

Um hábito prático e fácil, que o fará poupar tempo na hora das limpezas e arrumações. Tenha no seu quarto ou na casa de banho, um cesto de roupa suja. Sempre que tiver roupa suja, de manhã ou ao fim do dia, colocará-a lá. É muito mais prático que a deitar para o chão ou deixá-la pendurada numa cadeira, que dá sempre um aspeto desarrumado e pouco adulto. Vai ver que a sua casa e o seu quarto ficarão com uma aparência mais clean.

Quando for para lavar a roupa é só pegar no cesto da roupa suja e levá-lo até à máquina de lavar, para fazer a seleção das peças. 

Casa de banho, lavandaria, cozinha? Onde lavar as suas roupas…

Esta é uma questão que dependerá exclusivamente da logística da sua casa. Uns poderão ter uma divisão própria para tratar das suas roupas, como neste exemplo, onde esta casa dispõe de uma lavandaria, sendo esta uma solução bem prática e que nos deixa sempre com uma pontinha de inveja, uma vez que lá tem espaço para as várias máquinas  (lavar e secar), para os produtos, para os cestos, para deixar lá a roupa que é para dobrar e arrumar e para passar roupa. Mas infelizmente nem todos têm o privilégio de ter este cantinho em casa, sendo que deverão usar a casa de banho ou a cozinha. 

Em Portugal, é mais comum a máquina de lavar roupa estar na cozinha, as instalações já estão lá para isso. Contudo, no norte da Europa, é a casa de banho, o lugar predileto. Agora é claro que é uma questão que dependerá a cada um, mas também das instalações que tem. Independentemente onde lavar as suas roupas, o que interessa é o resultado final – tê-las limpas e lavadas, com aquela fragrância bem agradável.

Guarde as suas roupas limpas/lavadas num guarda-roupa

Agora que as roupas estão lavadas, secas, dobradas e passadas ponha-as logo no seu roupeiro. Não adiante, deixá-las penduradas na porta ou na cadeira, a machucarem-se e a ganharem pó, elas ficam bem melhor no lugar delas – o guarda-roupa. 

Ponha-as no seu lugar certo, de acordo com a categoria que encontrou para organizar o seu roupeiro. Se mantiver esta regra sempre que arrumar a sua roupa, vai ver que será mais fácil, mantê-lo organizado e clean. Não é assim tão difícil ter um guarda-roupa como estes das inspirações, basta sermos exigentes neste processo.

Pendurar os seus fatos num cabide

Ypsy, em carvalho: Quarto  por Two Six
Two Six

Ypsy, em carvalho

Two Six

Aqui apresentamos uma solução fantástica da marca portuguesa Two.Six, um cabide que lhe permite arrumar ou deixar o seu fato pendurado para ser usado no dia seguinte, sem correr o risco de vincar e ficar engelhado para ir trabalhar. É uma forma de o manter direito e tê-lo logo à mão.

Uma peça que é perfeita para preparar na véspera a roupa que irá vestir, sem ter de perder tempo naquela manhã de trabalho. A YPSY é sem dúvida uma solução para ajudá-lo a manter as suas roupas arrumadas e ainda por cima a espalhar charme pelo seu quarto, por terem uma peça decorativa única!

Guardar as suas roupas num dressing

Closets escandinavos por ZE|Workroom studio
ZE|Workroom studio

Гардеробная

ZE|Workroom studio

É claro que ter um dressing ou um closet é o sonho de muitos de nós… Um espaço amplo, aberto e que tem diversas arrumações para organizar todas as nossas roupas. É verdade que esta solução era há uns tempo algo difícil de concretizar que só seria possível com uma divisão própria dentro de casa, mas hoje este sonho pode tornar-se realidade. Já existem soluções no mercado que o pode levar a ter o tal dressing que sempre desejou, para lá arrumar todas as suas roupas, e comprar mais sem ter a preocupação de não ter espaço!

Dê uma vista de olhos a este artigo que o ajudará a projetar o seu dressing em sua casa. 

Sentiu vontade de arrumar as suas roupas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!