6 maneiras fáceis de dar forma ao jardim

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um belo jardim, com muitas plantas variadas, é um dos prazeres da vida. Cuidá-lo e vê-lo florescer requer cuidados que serão bem retribuídos pela beleza da natureza.

Não é necessário um espaço muito grande para criar um jardim: bastará um pouco de terra, água e alguns cuidados a ter com as plantas. Agora, se quisermos dar forma ao nosso jardim, a questão é outra.

Hoje, vamos mostrar 6 maneiras fáceis de dar forma ao seu jardim para que este se torne ainda mais perfeito. Com simples passos, poderemos ordenar e harmonizar as nossas plantas e, desta forma, ter um espaço pacífico e pleno de verde.

Recordamos que um jardim alegra a casa, oferecendo-lhe um toque de frescura que não é fácil de conseguir com outros elementos decorativos. Além disso, as plantas nunca passam de moda e podem aparentar beleza e vida durante muitos anos.

Utilizar a água

Quando vemos uma casa com um jardim bonito, pensamos que ali vive alguém que tem uma boa vida e sabe desfrutar dela. Também podemos pensar que é alguém organizado, limpo e que entende a importância de viver em harmonia com a natureza.

A água é uma excelente ideia para dar forma ao nosso jardim e delimitar o seu espaço.

Para isto temos várias opções: uma delas é a de construir um lago. Para o construir, é muito importante escolher bem a sua localização. Não se trata de uma escolha aleatória, pois um lago deve ter 4 a 6 horas de sol directo por dia. Com menos quantidade de sol, as flores aquáticas não florescem e com excesso corremos o risco de que se formem algas. Também devemos evitar que existam árvores ao redor do lago para que a sua sombra não interfira com ele.

Ao construir um lago podemos acrescentar uma pequena estrutura de pedra que ajudará a elevar o sentido estético e a delimitar o espaço. Dentro de água podemos ter peixes ou decidir apenas por elementos naturais decorativos. É tudo uma questão de jogar com a imaginação e dar-lhe a forma desejada.

Acrescentar cercas naturais

Jardins modernos por BAIRES GREEN

Uma boa ideia para dar forma ao nosso jardim é construir uma cerca natural. A cerca, claro, dependerá do espaço com que contamos. Pode ser pequena, sempre verde e com arbustos combinados. Também pode ser média, com uma mistura variada de flores e plantas. Por fim, pode ainda ser grande, com uma selecção de árvores e plantas de grande porte.

Plantar arbustos

Recordemos que as plantas necessitam de certos cuidados: retirar folhas secas, regar e colocar em local adequado. Tudo isto requer algum trabalho que pode ser entendido também como um momento perfeito para relaxar e desfrutar de um ambiente fresco.

No caso de decidirmos dar forma ao nosso jardim, outra boa opção – embora das mais trabalhosas – é criar uma cerca com arbustos. Esta fila continua de arbustos marcará um limite, de forma a oferecer uma certa intimidade e protecção, com a função extra, dependendo da espécie escolhida, de servir de cortina, amenizando o vento e protegendo-nos dele.

Os arbustos podem também intensificar-se e determinadas zonas do nosso jardim ou fazer o papel de biombo tapando objectos que preferimos ocultar.

Na hora de projectar o jardim, é fundamental ter em conta as nossas necessidades e perceber qual o principal objectivo do jardim, para assim podermos analisar de forma correcta as características do espaço e das espécies que o vão compor, conseguindo um resultado final tão exemplar como o que é proposto pelo estúdio Mariela Dura Arquitectura Paisajista.

Variedade em altura

Jardins clássicos por BAIRES GREEN
BAIRES GREEN

caminos entre verde

BAIRES GREEN

Se temos um jardim de pequena superfície, uma varanda ou um terraço, não temos razão para nos resignarmos a não plantar árvores. Necessitamos apenas de saber escolher os elementos naturais de acordo com as proporções do espaço, sendo este um dos passos mais importantes na hora de projectar um espaço verde.

Algumas considerações muito importantes, para além do tamanho do exemplar, é avaliar o que precisamos de acordo com a localização e funcionalidade, analisar se é mais apropriado escolher uma espécie caduca ou perene e, a mais importante de todas, analisar se as plantas escolhidas se adaptam ao clima da nossa zona.

A altura da árvore servirá para traçar uma cerca no jardim, tendo sempre em atenção o controlo das sombras: o mais conveniente é escolher árvores não muito grande, que ofereçam sombra mas não cubram por completo o nosso espaço e as outras plantas.

Traçar um caminho

Jardins modernos por LAS MARIAS casa & jardin
LAS MARIAS casa & jardin

Ph Diego Ocampo https://www.facebook.com/diegoocampo.fotografia?fref=ts

LAS MARIAS casa & jardin

Há poucas coisas mais belas do que os caminhos desenhados num jardim. Os caminhos que nos levam do portão até à porta de entrada, ao lago, à piscina, ou ao canteiro das nossas flores preferidas.

Podemos construí-los de uma forma simples, por exemplo, com ladrilhos comuns: aplicamos uma peça ao lado da outra e temos um caminho feito. Outra ideia interessante é utilizar traves de madeira que possam ser aplicadas de forma simples e se adaptem ao piso sem qualquer problema. Basta usar a imaginação e escolher de forma correcta o material a utilizar para que o nosso jardim mude por completo.

Colocar cercas ou muros

Um clássico dos jardins são as cercas que nos oferecem maior intimidade e, além disso, protegem o nosso espaço.

Quanto ao material utilizado para a construção das cercas, destacam-se a madeira e o metal. Os painéis de madeira vendem-se em diferentes tamanhos e formas, são práticos, fáceis de instalar e relativamente acessíveis. Os de metal, pelo contrário, são mais caros e difíceis de instalar, oferecendo ainda assim maior segurança e durabilidade.

Como sempre, tudo dependerá do seu gosto pessoal e do tempo disponível para tratar do jardim. A verdade é que, dando forma ao nosso jardim e criando um ambiente confortável e bonito será um grande regalo para nós, para a nossa família e para quem nos visita.

O que achou das nossas ideias para jardins? Tem alguma que queira acrescentar? Deixe-nos as suas ideias.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!