Branco (quase) total!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Branco (quase) total!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Cozinhas  por Klocke Möbelwerkstätte GmbH
Loading admin actions …

A cor branca é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como ’a cor da luz’ em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.

O branco é também símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência, da pureza e da virgindade. Na cultura ocidental, a cor branca está associada à alegria, enquanto no Oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza.

O branco também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.

Como se pode ver, a cor branca é rica em significados e muitos deles nós assimilamos na hora de escolher essa cor para uma roupa e também para uma casa.

É uma cor tão rica e poderosa que costuma ser sempre um sucesso na decoração.Combina com qualquer estilo e se harmoniza com qualquer cor secundária usada no ambiente. Ela tem a virtude de ampliar os espaços, conferir leveza a eles e dar uma sensação agradável de limpeza e claridade.

Muita gente opta por ambientes totalmente brancos, mas o mais frequente é que haja pontos de cor na decoração para que os espaços não pareçam frios demais, o que comprometeria a aparência de aconchego que uma casa sempre deve ter, por mais moderna, sofisticada ou minimalista ela seja.

Afinal, casa é para morar, viver, conviver, interagir, sentir-se protegido e seguro. Isso pode ser conseguido mesmo com a predominância do branco, que é uma cor básica e versátil, que vai bem com qualquer outra cor ou com com qualquer tipo de mobiliário. 

Conheça alguns ambientes onde o branco reina e entenda por que ele é sempre uma opção bonita, sofisticada, elegante, arrojada e até mesmo informal e despojada.

Ambientes luminosos e convidativos

A cor branca cria ambientes luminosos e convidativos, como neste projeto de sala de estar e de jantar da designer de interiores e paisagista Iara Kílaris. Todos os móveis – sofás, poltronas, mesa de jantar, cadeiras – são brancos, assim como o tapete, as mesas de centro e o projeto de luminotécnica no teto com linhas curvas. Plantas dão um toque de vida ao espaço e os espelhos ampliam o lugar. Apenas uma parede de madeira escura e a TV de plasma imprimem cores aos ambientes. Tudo é leve, cheio de movimento, sofisticado na medida certa, pois não há afetação na decoração. A imagem é de Leandro Farchi. 

Um toque moderno na sua cozinha

A cor branca é capaz de dar um toque moderno na sua cozinha, com paredes, piso e móveis planejados todos nessa cor. Como na imagem acima, o ambiente é claro, clean, puro, evocando limpeza e leveza. As linhas da bancada da pia são retas e as superfícies lisas, sem puxadores aparentes. O painel de vidro e as amplas janelas no mesmo material tornam o ambiente ainda mais leve e moderno. A tela abstrata dá o colorido que realça o ambiente, tornando-o sofisticado. 

Cor perfeita para um ambiente informal

Neste quarto, o branco predomina, combinado com o cinza do piso e o prata da parede da cabeceira. As telas coloridas encostadas à parede dão um toque informal a um quarto com uma cama branca de linhas retas e sem firulas. Não há excessos de nenhuma ordem e o ambiente é alegre e divertido. Um quarto perfeito para jovens casais, com projeto de iluminação enfatizando a cor branca sobre a cabeceira da cama. O tom de branco escolhido para esse branco é leitoso, mais denso e, portanto, mais encorpado e pesado, dando solidez ao espaço. Na parede oposta, um armário aberto todo branco toma toda a extensão dela. As cortinas também são brancas, dando unidade à decoração. Apenas uma poltrona amarela rompe com o branco vigente.

Mas também uma cor para ambientes cheios de estilo

O branco também é uma cor que realça e enfatiza ambientes sofisticados. Na imagem acima, a sala de jantar tem o branco como cor predominante, harmonizando-se com o piso em madeira. As cadeiras estilo poltrona são revestidas de tecido branco e envolvem uma mesa de madeira clara, sobre a qual um lustre de cristal marca presença. A bancada lateral também é branca, assim como os vasos altos que enfeitam a parede ao lado da porta-janela. Em um estilo entre o minimalista e o clássico, o espaço é totalmente leve, clean e, ao mesmo tempo, requintado. 

O branco combina perfeitamente com qualquer outra cor

A cor branca se destaca também por sua versatilidade, pois ela combina perfeitamente com qualquer outra cor. Nesta sala de jantar e estar integradas, os móveis, tais como sofá, mesa, cadeira e estantes, são brancos, mas recebem pontos em azul nos detalhes dos ornamentos, objetos, garrafas e do serviço de mesa. O interessante é que todos esses detalhes podem ser mudados para peças em outras cores, garantindo assim a possibilidade permanente de mudança. Os pontos de cor, por sua vez, não ofuscam a base em branco, que traz leveza, claridade e despojamento.

E também é perfeito com todos os estilos

O branco também vai bem com qualquer estilo, desde o clássico ao minimalista, do moderno ao rústico, do colonial ao mediterrâneo, do escandinavo ao industrial. Nesse banheiro em estilo entre clássico e moderno, o branco aparece nas louças, na pia, nos armários da bancada, na banheira de hidromassagem e no piso, combinando com o granito bege da bancada da pia e sendo ampliado pelos espelhos e portas de vidro do box. A iluminação também enfatiza a cor branca, dando ao banheiro um ar de limpeza impecável. A impressão que se tem é de um banheiro muito maior do que ele realmente é, o que torna a permanência no lugar muito confortável. Para outras dicas sobre uso do branco na decoração, leia este artigo.

Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!