Um orçamento baixo, um resultado excelente

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Não é fácil construir uma casa, muito menos quando não se dispõe dos recursos económicos necessários para cumprir esse sonho. Neste livro de ideias, compartilharemos um projecto que pode servir de ajuda. Os proprietários da casa não se deixaram desanimar com o baixo orçamento e o resultado final foi uma vivenda cómoda e muito funcional.

Situada na cidade de La Plata, numa zona predominantemente residencial, esta casa caracteriza-se por apresentar um desenho muito agradável e de baixo custo. O lote a ocupar apresenta medidas reduzidas que vão apenas até aos 200m². Tendo em conta esta situação, a opção recaiu numa casa que se desenvolve transversalmente dentro do terreno. O projecto é do estúdio Rivero-Rolny Arquitectos e é verdadeiramente surpreendente.

Simples por fora

De acordo com os profissionais responsáveis pelo projecto, nesta casa foram desenhados dois terraços: um na frente, de medidas mais reduzidas, e outro ao fundo, a ocupar metade da superfície total do lote, cumprindo a função de zona de estacionamento.

A áreas de serviço da vivenda estão construídas nos extremos, permitindo, dessa forma, libertar o centro para uso público, Assim, é como se nos limites da casa sobressaíssem os planos mais duros, enquanto no centro se destacam os de madeira.

Fachada posterior

O terraço posterior alimenta os espaço públicos da casa. Para maximizar essa ideia, desenhou-se uma galeria que articula a transição dos espaços interiores e exteriores. Nesse sentido, a disposição de um sistema de toldos permite que a galeria forme parte do interior da casa quando estes se fecham, oferecendo mais amplitude ao espaço.

No que aos materiais diz respeito, é visível, a presença do cimento nas paredes e do alumínio nas janelas e portas.

Interior

Mal atravessamos o robusto portão de aço que comunica com a rua e caminhamos uns passos, chegamos à entrada da casa: uma porta de alumínio e uma série de janelas dispostas de ambos os lados da casa para garantir a entrada de luz e ventilação natural.

No interior, tudo se mostra organizado e limpo. As paredes vestem-se de branco e os pisos são concebidos com uma superfície lustrosa. A escolha desta paleta de cores e materiais não é feita à sorte e procura oferecer uma maior sensação de amplitude espacial.

Por outro lado, as peças de design começam a surgir desde a entrada da casa, como é possível ver neste agradável canto que funciona como pequeno escritório.

Elegância e funcionalidade em branco

O branco é a cor que domina todos os espaços e as tonalidades mais escuras estão reservadas apenas para algumas peças de design e acessórios.

Os móveis construídos à medida são uma constante nesta casa e a forma inteligente de os utilizar e instalar permite ganhar espaço livre no interior. Esta biblioteca modular, além de ser um elemento decorativo, serve ainda para delimitar os ambientes e para espaço de organização e arrumação de objectos.

Espaços integrados

Por fim, visitamos a cozinha que compartilha o espaço com a sala. Um extenso balcão que conta com um fogão embutido divide os espaços. Este elemento, se adicionarmos alguns bancos, transforma-se numa mesa, ideal para refeições informais.

O que achou deste projecto? Conseguir retirar ideias para usar em sua casa? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!