Prepare a sua casa para a Primavera

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Depois de longos dias, cinzentos, chuvosos, frios e com pouco sol, está na altura de abraçar a primavera. Tínhamos saudades dela… muitas! Daquele cheiro típico a flores, daquela brisa mais quente pelo ar, do sol a brilhar e a sorrir para nós até mais tarde… Há outra energia e isso não podemos negar, revigora-nos. De repente parece que existe em nós uma vontade para fazer mil e uma coisas, como de chegar a casa e ir passear, fazer desporto ou uma caminhada. Limpar a casa, trabalhar ou sair até uma esplanada com os amigos e dar umas boas gargalhadas. Parece que saímos do nosso casulo e da hibernação do inverno, para voltar a viver. Não há dúvida que a primavera deixa-nos com outra atmosfera…

E sejamos sinceros até a nossa casa precisa de algo para revigorar, dar-lhe aquele boost e boa energia. Sim é isso, precisamos de receber a primavera dentro da nossa casa, trazer até lá cores, frescura e outros detalhes que deem um toque primaveril, que nos receba a sorrir e nos deixa a alma a rir. Não precisamos de mudar, nem transformar a casa toda, mas pequenos truques que já farão a diferença… Se quer seguir a moda homify primavera'16… terá de descobrir o nosso artigo até ao fim! Mais do que as imagens, temos as dicas ideais…  

Limpeza de primavera

Beach House, Luanda: Casas rústicas por Antony Simões Studio
Antony Simões Studio

Beach House, Luanda

Antony Simões Studio

Nada melhor do que receber a primavera a limpar… Não que essa tarefa seja a mais entusiasmante do mundo, mas é aquela que irá trazer toda a frescura à sua casa. Este conceito de limpeza de primavera não é de hoje, é algo que ouvimos desde sempre, servindo de motivação para muitas pessoas, uma vez que o tempo está muito mais convidativo. Esta altura do ano acaba por trazer um sentimento de ver a sua casa arejada, limpa e desinfetada da humidade e dos bolores que se instalaram no inverno. 

Aqui vai a nossa checklist que o irá ajudar nesta primeira fase de vamos receber a primavera :

1# Organizar armários: retirar tudo dos armários. Para limpá-los por dentro, mas também para ver o que passou do prazo e para saber o que tem. No que toca a objetos, livros ou roupas, faça uma seleção do que quer ou não guardar.

2# Remover manchas e odores dos cobertores, almofadas e tapetes. Se for possível lavá-los na máquina de lavar, à mão ou numa lavandaria.

3# Limpar paredes. Sabemos que as paredes vão ficando ganhando bolor e ficando sujas, pelas mãos que passaram por lá ou algo que ficou encostado.

4# Lavar janelas e estores. O sol bate nas janelas e todas aquelas sujidades veem-se a olho nu. Mas não desespere, faça isso em equipa, é um processo longo e cansativo, quanto mais forem, mais rápido termina. 

5# Lavar as cortinas.

6# Limpar, aspirar filtros de ar condicionados. 

7# Desinfetar as casas de banho. Sanitários e azulejos

8#  Limpar os candeeiros.

9# Tratar o pavimento. Se for madeira encerá-lo. 

10# Limpar o pátio e o jardim. Voltar a colocar fora o mobiliário do jardim.

É claro que uma limpeza de primavera não é como aquela do fim-de-semana em que em poucas horas o assunto fica arrumado. Nesta limpeza mais profunda precisará de muito mais horas, se tiver uma casa grande, o melhor será dividir este tempo em vários dias. Desejamos-lhe umas… boas limpezas de primavera!

Luz natural

Projeto Decoração Sala - Pantone Colors 2016: Salas de estar ecléticas por Andreia Alexandre Interior Styling
Andreia Alexandre Interior Styling

Projeto Decoração Sala – Pantone Colors 2016

Andreia Alexandre Interior Styling

Estivemos tanto tempo à espera do bom tempo e desta luz natural, vinda do sol, por isso deixemo-la entrar pela casa adentro. Estores abertos, cortinas puxadas para deixar passar a luminosidade, é claro que se optar por cortinas leves e transparentes a luz não será tão filtrada e iluminará toda a área, sendo esta uma excelente opção para revestir as suas janelas.

Sabe tão bem levantar-se de manhã e acordar com o sol ou ainda chegar a casa e ter a luz do dia a receber-nos. 

Cores

Pedaço de sol! - Decoração de sala de estar e jantar: Salas de estar modernas por White Glam
White Glam

Pedaço de sol! – Decoração de sala de estar e jantar

White Glam

As cores estas são as que irão trazer a linguagem primaveril à nossa casa. Na primavera quer-se uma paleta cromática clara, para uma maior entrada da luz. Os tons pastéis combinados com cores vibrantes terão um resultado fascinante na sua decoração. Reparem nesta sala de jantar decorada pelos designers de interior portugueses White Glam, onde apostaram numa paleta de cor clara, para a entrada da luz. Os tons pastéis, como o rosa ou azul menta foram escolhidos para acessorizar a sala, através das almofadas, cobertor, flores ou ainda o puff. O padrão das palmeiras traz um lado mais exótico ao cenário. 

Uma sala onde a primavera canta e encanta, deixando-nos bem inspirados. 

Plantas/flores

White and Gold: Paisagismo de interior  por Inspirarte
Inspirarte

White and Gold

Inspirarte

A primavera traz com ela uma variedade de cor, de cheiros e de flores, aquelas que esperamos ver desabrocharem das árvores, das plantas ou dos arbustos e a rebentar da terra… A natureza é de facto algo de único, poderoso, forte e emocionante… Como nascem coisas tão belas e tão variadas? 

Quer no jardim ou na sua varanda traga a primavera, são tantas as soluções para ter um jardim bonito, que lhe deixamos a leitura deste artigo. Mas para dentro de casa, tenha esta imagem como fonte de inspiração, flores frescas e colocadas em vaso, são poderosas decorações. O lugar não ficará igual com este retrato, chama a primavera, chama a frescura, mas sobretudo chama a vida. Se preferir pode optar por plantas em vasos, em vez de flores cortadas, mas independentemente da sua escolha a sua sala irá arrasar nesta primavera!!

Tema floral

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Sala de estar  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

E como não poderia deixar de ser… mais flores (confessamos que amamos)!! Afinal a primavera é a vinda da vida, do renascer, do colorir, da luz, da migração, dos sons da natureza… E a nossa casa tem de ser o espelho desta magia da vida e da natureza. 

Quando falamos em preparar a sua casa para a primavera, não queremos dizer com isto que deverá mudar tudo em sua casa de uma ponta à outra, mas poderá mudar um ou outro detalhe, que tenha a ver com a temática do momento – primavera. Almofadas, cortinas, tapetes, quadros… Uma lufada de ar fresco é sempre bem-vinda e estas peças da designer Guild são sensacionais, flores e cores, a preencherem aquele sofá de casa que pede novos companheiros. 

Acessórios

Sala de estar  por Tissage Art de Lys
Tissage Art de Lys

Coussin – Un air de printemps

Tissage Art de Lys

E com a vinda da primavera é uma boa desculpa para mudar aquela decoração e acessórios mais invernais, escuros e até antigos…  Vamos deixar voar a primavera para dentro da nossa casa, e a cada entrada pela casa adentro, será uma imersão de boas energias, de paz e de vida…  

Bem-vinda primavera!! 

Gostou das nossas sugestões primaveris? Está a pensar fazer aquela limpeza de primavera?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!